Estudo de aplicação de uma sequência didática CTS centrada na preservação do bioma Caatinga
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6143 |
Resumo: | Trata-se de um trabalho de conclusão de curso, que fez parte de nosso processo de formação para a docência. A pesquisa adotou caráter qualitativo e seu principal objetivo foi identificar e analisar potencialidades, limites e dificuldades apresentadas por uma sequência didática centrada na temática da preservação do bioma Caatinga. A referida sequência foi desenvolvida tomando por base alguns princípios defendidos pelo Movimento CTS (Ciência, Tecnologia, Sociedade). A pesquisa aconteceu em uma escola pública do município de Jequié/BA, com a coleta de dados sendo realizada por meio de processo de observação participante, com a produção de um diário de bordo sobre o processo desenvolvido, além da aplicação de questionários (inicial e final). Os resultados mostram que a sequência contemplou a tríade CTS, oferecendo estratégias que estimulavam a participação e o diálogo dos estudantes; e que contribuiu para que os alunos mudassem suas percepções no que diz respeito a importância da Caatinga. Nas conclusões, indicamos que a sequência é alternativa interessante para abordagem do tema Caatinga, pensando em uma perspectiva crítica, voltada para a cidadania. |
id |
UESB-8_cc8fd7314f65e73d0201a5e32309d845 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6143 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo de aplicação de uma sequência didática CTS centrada na preservação do bioma CaatingaMovimento CTS; Educação Ambiental; Caatinga.Trata-se de um trabalho de conclusão de curso, que fez parte de nosso processo de formação para a docência. A pesquisa adotou caráter qualitativo e seu principal objetivo foi identificar e analisar potencialidades, limites e dificuldades apresentadas por uma sequência didática centrada na temática da preservação do bioma Caatinga. A referida sequência foi desenvolvida tomando por base alguns princípios defendidos pelo Movimento CTS (Ciência, Tecnologia, Sociedade). A pesquisa aconteceu em uma escola pública do município de Jequié/BA, com a coleta de dados sendo realizada por meio de processo de observação participante, com a produção de um diário de bordo sobre o processo desenvolvido, além da aplicação de questionários (inicial e final). Os resultados mostram que a sequência contemplou a tríade CTS, oferecendo estratégias que estimulavam a participação e o diálogo dos estudantes; e que contribuiu para que os alunos mudassem suas percepções no que diz respeito a importância da Caatinga. Nas conclusões, indicamos que a sequência é alternativa interessante para abordagem do tema Caatinga, pensando em uma perspectiva crítica, voltada para a cidadania.Edições UESB2020-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/614310.22481/rid-uesb.v4i1.6143Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 1 (2019): v. 4, n. 1 (2019): (jan. - jun., 2019); 20 - 432525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6143/4575ANDRADE, IASMIN SANTANATEIXEIRA, PAULO MARCELO MARINIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:50:48Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6143Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:50:48Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de aplicação de uma sequência didática CTS centrada na preservação do bioma Caatinga |
title |
Estudo de aplicação de uma sequência didática CTS centrada na preservação do bioma Caatinga |
spellingShingle |
Estudo de aplicação de uma sequência didática CTS centrada na preservação do bioma Caatinga ANDRADE, IASMIN SANTANA Movimento CTS; Educação Ambiental; Caatinga. |
title_short |
Estudo de aplicação de uma sequência didática CTS centrada na preservação do bioma Caatinga |
title_full |
Estudo de aplicação de uma sequência didática CTS centrada na preservação do bioma Caatinga |
title_fullStr |
Estudo de aplicação de uma sequência didática CTS centrada na preservação do bioma Caatinga |
title_full_unstemmed |
Estudo de aplicação de uma sequência didática CTS centrada na preservação do bioma Caatinga |
title_sort |
Estudo de aplicação de uma sequência didática CTS centrada na preservação do bioma Caatinga |
author |
ANDRADE, IASMIN SANTANA |
author_facet |
ANDRADE, IASMIN SANTANA TEIXEIRA, PAULO MARCELO MARINI |
author_role |
author |
author2 |
TEIXEIRA, PAULO MARCELO MARINI |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANDRADE, IASMIN SANTANA TEIXEIRA, PAULO MARCELO MARINI |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimento CTS; Educação Ambiental; Caatinga. |
topic |
Movimento CTS; Educação Ambiental; Caatinga. |
description |
Trata-se de um trabalho de conclusão de curso, que fez parte de nosso processo de formação para a docência. A pesquisa adotou caráter qualitativo e seu principal objetivo foi identificar e analisar potencialidades, limites e dificuldades apresentadas por uma sequência didática centrada na temática da preservação do bioma Caatinga. A referida sequência foi desenvolvida tomando por base alguns princípios defendidos pelo Movimento CTS (Ciência, Tecnologia, Sociedade). A pesquisa aconteceu em uma escola pública do município de Jequié/BA, com a coleta de dados sendo realizada por meio de processo de observação participante, com a produção de um diário de bordo sobre o processo desenvolvido, além da aplicação de questionários (inicial e final). Os resultados mostram que a sequência contemplou a tríade CTS, oferecendo estratégias que estimulavam a participação e o diálogo dos estudantes; e que contribuiu para que os alunos mudassem suas percepções no que diz respeito a importância da Caatinga. Nas conclusões, indicamos que a sequência é alternativa interessante para abordagem do tema Caatinga, pensando em uma perspectiva crítica, voltada para a cidadania. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6143 10.22481/rid-uesb.v4i1.6143 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6143 |
identifier_str_mv |
10.22481/rid-uesb.v4i1.6143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6143/4575 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 1 (2019): v. 4, n. 1 (2019): (jan. - jun., 2019); 20 - 43 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798187226267648 |