Estudo de aplicação de uma sequência didática CTS centrada na preservação do bioma Caatinga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, IASMIN SANTANA
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: TEIXEIRA, PAULO MARCELO MARINI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6143
Resumo: Trata-se de um trabalho de conclusão de curso, que fez parte de nosso processo de formação para a docência. A pesquisa adotou caráter qualitativo e seu principal objetivo foi identificar e analisar potencialidades, limites e dificuldades apresentadas por uma sequência didática centrada na temática da preservação do bioma Caatinga. A referida sequência foi desenvolvida tomando por base alguns princípios defendidos pelo Movimento CTS (Ciência, Tecnologia, Sociedade). A pesquisa aconteceu em uma escola pública do município de Jequié/BA, com a coleta de dados sendo realizada por meio de processo de observação participante, com a produção de um diário de bordo sobre o processo desenvolvido, além da aplicação de questionários (inicial e final). Os resultados mostram que a sequência contemplou a tríade CTS, oferecendo estratégias que estimulavam a participação e o diálogo dos estudantes; e que contribuiu para que os alunos mudassem suas percepções no que diz respeito a importância da Caatinga. Nas conclusões, indicamos que a sequência é alternativa interessante para abordagem do tema Caatinga, pensando em uma perspectiva crítica, voltada para a cidadania.
id UESB-8_cc8fd7314f65e73d0201a5e32309d845
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6143
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Estudo de aplicação de uma sequência didática CTS centrada na preservação do bioma CaatingaMovimento CTS; Educação Ambiental; Caatinga.Trata-se de um trabalho de conclusão de curso, que fez parte de nosso processo de formação para a docência. A pesquisa adotou caráter qualitativo e seu principal objetivo foi identificar e analisar potencialidades, limites e dificuldades apresentadas por uma sequência didática centrada na temática da preservação do bioma Caatinga. A referida sequência foi desenvolvida tomando por base alguns princípios defendidos pelo Movimento CTS (Ciência, Tecnologia, Sociedade). A pesquisa aconteceu em uma escola pública do município de Jequié/BA, com a coleta de dados sendo realizada por meio de processo de observação participante, com a produção de um diário de bordo sobre o processo desenvolvido, além da aplicação de questionários (inicial e final). Os resultados mostram que a sequência contemplou a tríade CTS, oferecendo estratégias que estimulavam a participação e o diálogo dos estudantes; e que contribuiu para que os alunos mudassem suas percepções no que diz respeito a importância da Caatinga. Nas conclusões, indicamos que a sequência é alternativa interessante para abordagem do tema Caatinga, pensando em uma perspectiva crítica, voltada para a cidadania.Edições UESB2020-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/614310.22481/rid-uesb.v4i1.6143Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 1 (2019): v. 4, n. 1 (2019): (jan. - jun., 2019); 20 - 432525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6143/4575ANDRADE, IASMIN SANTANATEIXEIRA, PAULO MARCELO MARINIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:50:48Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6143Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:50:48Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de aplicação de uma sequência didática CTS centrada na preservação do bioma Caatinga
title Estudo de aplicação de uma sequência didática CTS centrada na preservação do bioma Caatinga
spellingShingle Estudo de aplicação de uma sequência didática CTS centrada na preservação do bioma Caatinga
ANDRADE, IASMIN SANTANA
Movimento CTS; Educação Ambiental; Caatinga.
title_short Estudo de aplicação de uma sequência didática CTS centrada na preservação do bioma Caatinga
title_full Estudo de aplicação de uma sequência didática CTS centrada na preservação do bioma Caatinga
title_fullStr Estudo de aplicação de uma sequência didática CTS centrada na preservação do bioma Caatinga
title_full_unstemmed Estudo de aplicação de uma sequência didática CTS centrada na preservação do bioma Caatinga
title_sort Estudo de aplicação de uma sequência didática CTS centrada na preservação do bioma Caatinga
author ANDRADE, IASMIN SANTANA
author_facet ANDRADE, IASMIN SANTANA
TEIXEIRA, PAULO MARCELO MARINI
author_role author
author2 TEIXEIRA, PAULO MARCELO MARINI
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, IASMIN SANTANA
TEIXEIRA, PAULO MARCELO MARINI
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento CTS; Educação Ambiental; Caatinga.
topic Movimento CTS; Educação Ambiental; Caatinga.
description Trata-se de um trabalho de conclusão de curso, que fez parte de nosso processo de formação para a docência. A pesquisa adotou caráter qualitativo e seu principal objetivo foi identificar e analisar potencialidades, limites e dificuldades apresentadas por uma sequência didática centrada na temática da preservação do bioma Caatinga. A referida sequência foi desenvolvida tomando por base alguns princípios defendidos pelo Movimento CTS (Ciência, Tecnologia, Sociedade). A pesquisa aconteceu em uma escola pública do município de Jequié/BA, com a coleta de dados sendo realizada por meio de processo de observação participante, com a produção de um diário de bordo sobre o processo desenvolvido, além da aplicação de questionários (inicial e final). Os resultados mostram que a sequência contemplou a tríade CTS, oferecendo estratégias que estimulavam a participação e o diálogo dos estudantes; e que contribuiu para que os alunos mudassem suas percepções no que diz respeito a importância da Caatinga. Nas conclusões, indicamos que a sequência é alternativa interessante para abordagem do tema Caatinga, pensando em uma perspectiva crítica, voltada para a cidadania.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6143
10.22481/rid-uesb.v4i1.6143
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6143
identifier_str_mv 10.22481/rid-uesb.v4i1.6143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6143/4575
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 1 (2019): v. 4, n. 1 (2019): (jan. - jun., 2019); 20 - 43
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187226267648