Educação para sustentabilidade, interdisciplinaridade e as contribuições da mediação para a construção coletiva do conhecimento.Education for sustainability, interdisciplinarity and mediation contributions for the collective construction of knowledge.Educación para la sostenibilidad, interdisciplinaridad y la contribiución de la mediación para la construcción colectiva del conocimiento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Jeferson
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nascimento, Verônica Salgueiro do, Queiroz, Zuleide Fernandes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7310
Resumo: Este artigo trata dos conceitos interdisciplinaridade e mediação como elementos aderentes na reflexão sobre Educação para Sustentabilidade, tomando como base o interdisciplinar para refletir problemas globais através da prática educativa. Nosso objetivo é apresentar reflexões críticas sobre a interdisciplinaridade, a partir da necessidade de mediação pedagógica, no contexto da Educação para a Sustentabilidade; além disso, refletir sobre a mediação (pedagógica/informação) ante as necessidades educativas apresentadas pela sociedade da informação e também, tratamos do papel da Universidade em meio a essa discussão. Concluímos que a mediação tem relação muito estreita com a interdisciplinaridade, contribuindo para a Educação para Sustentabilidade, e sendo o pensamento quanto a Sustentabilidade também papel das Universidades, estas duas categorias podem convergir em soluções que melhor atendam aos problemas globais alvos de reflexão no campo. This paper approaches the concepts of interdisciplinarity and mediation in the reflection on Education for Sustainability, based on the interdisciplinary to reflect on global problems, through the educational practice. Our objective is to present critical reflections on interdisciplinarity, based on the need for pedagogical mediation, in the context of Education for Sustainability; in addition, reflect on the mediation (pedagogical/information) to the educational needs presented by the information society and also, we deal with the role of the University in the midst of this discussion. We conclude that mediation has a very close relationship with interdisciplinarity, contributing to Education for Sustainability, and thinking about Sustainability is also the role of Universities, these two categories can converge in solutions that best meet global problems that are targets of reflection in the field. Este artículo trata de los conceptos interdisciplinaridad y mediación como elementos adherentes en la reflexión sobre Educación para la Sustentabilidad, tomando como base lo interdisciplinario para reflejar problemas globales a través de la práctica educativa. Nuestro objetivo es presentar reflexiones críticas sobre la interdisciplinariedad, a partir de la necesidad de mediación pedagógica, en el contexto de la Educación para la Sustentabilidad; además, reflexionar sobre la mediación (pedagógica/información) ante las necesidades educativas presentadas por la sociedad de la información y también, tratamos del papel de la Universidad en medio de esa discusión. Concluimos que la mediación tiene una relación muy estrecha con la interdisciplinaridad, contribuyendo a la Educación para la Sustentabilidad, y siendo el pensamiento en cuanto a la Sustentabilidad también papel de las Universidades, estas dos categorías pueden converger en soluciones que mejor atiendan a los problemas globales objetivos de reflexión en el campo.
id FURG-9_90d3aed706d526bc226f577d2a0d9382
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7310
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação para sustentabilidade, interdisciplinaridade e as contribuições da mediação para a construção coletiva do conhecimento.Education for sustainability, interdisciplinarity and mediation contributions for the collective construction of knowledge.Educación para la sostenibilidad, interdisciplinaridad y la contribiución de la mediación para la construcción colectiva del conocimiento.Educação para sustentabilidade. Interdisciplinaridade. Mediação.Este artigo trata dos conceitos interdisciplinaridade e mediação como elementos aderentes na reflexão sobre Educação para Sustentabilidade, tomando como base o interdisciplinar para refletir problemas globais através da prática educativa. Nosso objetivo é apresentar reflexões críticas sobre a interdisciplinaridade, a partir da necessidade de mediação pedagógica, no contexto da Educação para a Sustentabilidade; além disso, refletir sobre a mediação (pedagógica/informação) ante as necessidades educativas apresentadas pela sociedade da informação e também, tratamos do papel da Universidade em meio a essa discussão. Concluímos que a mediação tem relação muito estreita com a interdisciplinaridade, contribuindo para a Educação para Sustentabilidade, e sendo o pensamento quanto a Sustentabilidade também papel das Universidades, estas duas categorias podem convergir em soluções que melhor atendam aos problemas globais alvos de reflexão no campo. This paper approaches the concepts of interdisciplinarity and mediation in the reflection on Education for Sustainability, based on the interdisciplinary to reflect on global problems, through the educational practice. Our objective is to present critical reflections on interdisciplinarity, based on the need for pedagogical mediation, in the context of Education for Sustainability; in addition, reflect on the mediation (pedagogical/information) to the educational needs presented by the information society and also, we deal with the role of the University in the midst of this discussion. We conclude that mediation has a very close relationship with interdisciplinarity, contributing to Education for Sustainability, and thinking about Sustainability is also the role of Universities, these two categories can converge in solutions that best meet global problems that are targets of reflection in the field. Este artículo trata de los conceptos interdisciplinaridad y mediación como elementos adherentes en la reflexión sobre Educación para la Sustentabilidad, tomando como base lo interdisciplinario para reflejar problemas globales a través de la práctica educativa. Nuestro objetivo es presentar reflexiones críticas sobre la interdisciplinariedad, a partir de la necesidad de mediación pedagógica, en el contexto de la Educación para la Sustentabilidad; además, reflexionar sobre la mediación (pedagógica/información) ante las necesidades educativas presentadas por la sociedad de la información y también, tratamos del papel de la Universidad en medio de esa discusión. Concluimos que la mediación tiene una relación muy estrecha con la interdisciplinaridad, contribuyendo a la Educación para la Sustentabilidad, y siendo el pensamiento en cuanto a la Sustentabilidad también papel de las Universidades, estas dos categorías pueden converger en soluciones que mejor atiendan a los problemas globales objetivos de reflexión en el campo.Lepidus2018-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionbibliográficoapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/731010.14295/remea.v35i1.7310REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 260-2781517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7310/5194Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAntunes, JefersonNascimento, Verônica Salgueiro doQueiroz, Zuleide Fernandes de2018-05-18T11:28:08Zoai:periodicos.furg.br:article/7310Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-05-18T11:28:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para sustentabilidade, interdisciplinaridade e as contribuições da mediação para a construção coletiva do conhecimento.Education for sustainability, interdisciplinarity and mediation contributions for the collective construction of knowledge.Educación para la sostenibilidad, interdisciplinaridad y la contribiución de la mediación para la construcción colectiva del conocimiento.
title Educação para sustentabilidade, interdisciplinaridade e as contribuições da mediação para a construção coletiva do conhecimento.Education for sustainability, interdisciplinarity and mediation contributions for the collective construction of knowledge.Educación para la sostenibilidad, interdisciplinaridad y la contribiución de la mediación para la construcción colectiva del conocimiento.
spellingShingle Educação para sustentabilidade, interdisciplinaridade e as contribuições da mediação para a construção coletiva do conhecimento.Education for sustainability, interdisciplinarity and mediation contributions for the collective construction of knowledge.Educación para la sostenibilidad, interdisciplinaridad y la contribiución de la mediación para la construcción colectiva del conocimiento.
Antunes, Jeferson
Educação para sustentabilidade. Interdisciplinaridade. Mediação.
title_short Educação para sustentabilidade, interdisciplinaridade e as contribuições da mediação para a construção coletiva do conhecimento.Education for sustainability, interdisciplinarity and mediation contributions for the collective construction of knowledge.Educación para la sostenibilidad, interdisciplinaridad y la contribiución de la mediación para la construcción colectiva del conocimiento.
title_full Educação para sustentabilidade, interdisciplinaridade e as contribuições da mediação para a construção coletiva do conhecimento.Education for sustainability, interdisciplinarity and mediation contributions for the collective construction of knowledge.Educación para la sostenibilidad, interdisciplinaridad y la contribiución de la mediación para la construcción colectiva del conocimiento.
title_fullStr Educação para sustentabilidade, interdisciplinaridade e as contribuições da mediação para a construção coletiva do conhecimento.Education for sustainability, interdisciplinarity and mediation contributions for the collective construction of knowledge.Educación para la sostenibilidad, interdisciplinaridad y la contribiución de la mediación para la construcción colectiva del conocimiento.
title_full_unstemmed Educação para sustentabilidade, interdisciplinaridade e as contribuições da mediação para a construção coletiva do conhecimento.Education for sustainability, interdisciplinarity and mediation contributions for the collective construction of knowledge.Educación para la sostenibilidad, interdisciplinaridad y la contribiución de la mediación para la construcción colectiva del conocimiento.
title_sort Educação para sustentabilidade, interdisciplinaridade e as contribuições da mediação para a construção coletiva do conhecimento.Education for sustainability, interdisciplinarity and mediation contributions for the collective construction of knowledge.Educación para la sostenibilidad, interdisciplinaridad y la contribiución de la mediación para la construcción colectiva del conocimiento.
author Antunes, Jeferson
author_facet Antunes, Jeferson
Nascimento, Verônica Salgueiro do
Queiroz, Zuleide Fernandes de
author_role author
author2 Nascimento, Verônica Salgueiro do
Queiroz, Zuleide Fernandes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Jeferson
Nascimento, Verônica Salgueiro do
Queiroz, Zuleide Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para sustentabilidade. Interdisciplinaridade. Mediação.
topic Educação para sustentabilidade. Interdisciplinaridade. Mediação.
description Este artigo trata dos conceitos interdisciplinaridade e mediação como elementos aderentes na reflexão sobre Educação para Sustentabilidade, tomando como base o interdisciplinar para refletir problemas globais através da prática educativa. Nosso objetivo é apresentar reflexões críticas sobre a interdisciplinaridade, a partir da necessidade de mediação pedagógica, no contexto da Educação para a Sustentabilidade; além disso, refletir sobre a mediação (pedagógica/informação) ante as necessidades educativas apresentadas pela sociedade da informação e também, tratamos do papel da Universidade em meio a essa discussão. Concluímos que a mediação tem relação muito estreita com a interdisciplinaridade, contribuindo para a Educação para Sustentabilidade, e sendo o pensamento quanto a Sustentabilidade também papel das Universidades, estas duas categorias podem convergir em soluções que melhor atendam aos problemas globais alvos de reflexão no campo. This paper approaches the concepts of interdisciplinarity and mediation in the reflection on Education for Sustainability, based on the interdisciplinary to reflect on global problems, through the educational practice. Our objective is to present critical reflections on interdisciplinarity, based on the need for pedagogical mediation, in the context of Education for Sustainability; in addition, reflect on the mediation (pedagogical/information) to the educational needs presented by the information society and also, we deal with the role of the University in the midst of this discussion. We conclude that mediation has a very close relationship with interdisciplinarity, contributing to Education for Sustainability, and thinking about Sustainability is also the role of Universities, these two categories can converge in solutions that best meet global problems that are targets of reflection in the field. Este artículo trata de los conceptos interdisciplinaridad y mediación como elementos adherentes en la reflexión sobre Educación para la Sustentabilidad, tomando como base lo interdisciplinario para reflejar problemas globales a través de la práctica educativa. Nuestro objetivo es presentar reflexiones críticas sobre la interdisciplinariedad, a partir de la necesidad de mediación pedagógica, en el contexto de la Educación para la Sustentabilidad; además, reflexionar sobre la mediación (pedagógica/información) ante las necesidades educativas presentadas por la sociedad de la información y también, tratamos del papel de la Universidad en medio de esa discusión. Concluimos que la mediación tiene una relación muy estrecha con la interdisciplinaridad, contribuyendo a la Educación para la Sustentabilidad, y siendo el pensamiento en cuanto a la Sustentabilidad también papel de las Universidades, estas dos categorías pueden converger en soluciones que mejor atiendan a los problemas globales objetivos de reflexión en el campo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
bibliográfico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7310
10.14295/remea.v35i1.7310
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7310
identifier_str_mv 10.14295/remea.v35i1.7310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7310/5194
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 260-278
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786078625792