Interlocuções da Educação Ambiental, da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano e o conceito de resiliência profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bersch, Ângela Adriane Schmidt
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Yunes, Maria Angela Mattar, Garcia, Narjara Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11157
Resumo: O artigo apresenta a potência da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner quando vinculada aos elementos teóricos e práticos da Educação Ambiental. A proposta do olhar ecológico envolve focar os diversos contextos em que a pessoa atua de forma ativa ou passiva e permite construir perspectivas sistêmicas e holísticas das problemáticas humanas e socioambientais. Entre tais questões, esse trabalho destaca as práticas de promoção de resiliência profissional por meio de processos chave e de interconexões dos ambientes da pessoa em desenvolvimento sob a perspectiva da Educação Ambiental. O objetivo final das reflexões é colaborar para a busca de práticas profissionais, ações e soluções que transformam risco em proteção e resiliência.
id FURG-9_9377ee59807b4364ac54c41c04e3aec4
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11157
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Interlocuções da Educação Ambiental, da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano e o conceito de resiliência profissionalO artigo apresenta a potência da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner quando vinculada aos elementos teóricos e práticos da Educação Ambiental. A proposta do olhar ecológico envolve focar os diversos contextos em que a pessoa atua de forma ativa ou passiva e permite construir perspectivas sistêmicas e holísticas das problemáticas humanas e socioambientais. Entre tais questões, esse trabalho destaca as práticas de promoção de resiliência profissional por meio de processos chave e de interconexões dos ambientes da pessoa em desenvolvimento sob a perspectiva da Educação Ambiental. O objetivo final das reflexões é colaborar para a busca de práticas profissionais, ações e soluções que transformam risco em proteção e resiliência.Lepidus2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1115710.14295/remea.v37i4.11157REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 4 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, set./dez. - Fluxo Contínuo; 228-2461517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/11157/8399Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBersch, Ângela Adriane SchmidtYunes, Maria Angela MattarGarcia, Narjara Mendes2022-08-30T13:17:15Zoai:periodicos.furg.br:article/11157Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:17:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Interlocuções da Educação Ambiental, da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano e o conceito de resiliência profissional
title Interlocuções da Educação Ambiental, da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano e o conceito de resiliência profissional
spellingShingle Interlocuções da Educação Ambiental, da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano e o conceito de resiliência profissional
Bersch, Ângela Adriane Schmidt
title_short Interlocuções da Educação Ambiental, da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano e o conceito de resiliência profissional
title_full Interlocuções da Educação Ambiental, da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano e o conceito de resiliência profissional
title_fullStr Interlocuções da Educação Ambiental, da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano e o conceito de resiliência profissional
title_full_unstemmed Interlocuções da Educação Ambiental, da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano e o conceito de resiliência profissional
title_sort Interlocuções da Educação Ambiental, da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano e o conceito de resiliência profissional
author Bersch, Ângela Adriane Schmidt
author_facet Bersch, Ângela Adriane Schmidt
Yunes, Maria Angela Mattar
Garcia, Narjara Mendes
author_role author
author2 Yunes, Maria Angela Mattar
Garcia, Narjara Mendes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bersch, Ângela Adriane Schmidt
Yunes, Maria Angela Mattar
Garcia, Narjara Mendes
description O artigo apresenta a potência da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner quando vinculada aos elementos teóricos e práticos da Educação Ambiental. A proposta do olhar ecológico envolve focar os diversos contextos em que a pessoa atua de forma ativa ou passiva e permite construir perspectivas sistêmicas e holísticas das problemáticas humanas e socioambientais. Entre tais questões, esse trabalho destaca as práticas de promoção de resiliência profissional por meio de processos chave e de interconexões dos ambientes da pessoa em desenvolvimento sob a perspectiva da Educação Ambiental. O objetivo final das reflexões é colaborar para a busca de práticas profissionais, ações e soluções que transformam risco em proteção e resiliência.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11157
10.14295/remea.v37i4.11157
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11157
identifier_str_mv 10.14295/remea.v37i4.11157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11157/8399
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 4 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, set./dez. - Fluxo Contínuo; 228-246
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041787325382656