Interlocuções da Educação Ambiental, da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano e o conceito de resiliência profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11157 |
Resumo: | O artigo apresenta a potência da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner quando vinculada aos elementos teóricos e práticos da Educação Ambiental. A proposta do olhar ecológico envolve focar os diversos contextos em que a pessoa atua de forma ativa ou passiva e permite construir perspectivas sistêmicas e holísticas das problemáticas humanas e socioambientais. Entre tais questões, esse trabalho destaca as práticas de promoção de resiliência profissional por meio de processos chave e de interconexões dos ambientes da pessoa em desenvolvimento sob a perspectiva da Educação Ambiental. O objetivo final das reflexões é colaborar para a busca de práticas profissionais, ações e soluções que transformam risco em proteção e resiliência. |
id |
FURG-9_9377ee59807b4364ac54c41c04e3aec4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/11157 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interlocuções da Educação Ambiental, da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano e o conceito de resiliência profissionalO artigo apresenta a potência da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner quando vinculada aos elementos teóricos e práticos da Educação Ambiental. A proposta do olhar ecológico envolve focar os diversos contextos em que a pessoa atua de forma ativa ou passiva e permite construir perspectivas sistêmicas e holísticas das problemáticas humanas e socioambientais. Entre tais questões, esse trabalho destaca as práticas de promoção de resiliência profissional por meio de processos chave e de interconexões dos ambientes da pessoa em desenvolvimento sob a perspectiva da Educação Ambiental. O objetivo final das reflexões é colaborar para a busca de práticas profissionais, ações e soluções que transformam risco em proteção e resiliência.Lepidus2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1115710.14295/remea.v37i4.11157REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 4 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, set./dez. - Fluxo Contínuo; 228-2461517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/11157/8399Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBersch, Ângela Adriane SchmidtYunes, Maria Angela MattarGarcia, Narjara Mendes2022-08-30T13:17:15Zoai:periodicos.furg.br:article/11157Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:17:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interlocuções da Educação Ambiental, da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano e o conceito de resiliência profissional |
title |
Interlocuções da Educação Ambiental, da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano e o conceito de resiliência profissional |
spellingShingle |
Interlocuções da Educação Ambiental, da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano e o conceito de resiliência profissional Bersch, Ângela Adriane Schmidt |
title_short |
Interlocuções da Educação Ambiental, da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano e o conceito de resiliência profissional |
title_full |
Interlocuções da Educação Ambiental, da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano e o conceito de resiliência profissional |
title_fullStr |
Interlocuções da Educação Ambiental, da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano e o conceito de resiliência profissional |
title_full_unstemmed |
Interlocuções da Educação Ambiental, da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano e o conceito de resiliência profissional |
title_sort |
Interlocuções da Educação Ambiental, da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano e o conceito de resiliência profissional |
author |
Bersch, Ângela Adriane Schmidt |
author_facet |
Bersch, Ângela Adriane Schmidt Yunes, Maria Angela Mattar Garcia, Narjara Mendes |
author_role |
author |
author2 |
Yunes, Maria Angela Mattar Garcia, Narjara Mendes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bersch, Ângela Adriane Schmidt Yunes, Maria Angela Mattar Garcia, Narjara Mendes |
description |
O artigo apresenta a potência da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner quando vinculada aos elementos teóricos e práticos da Educação Ambiental. A proposta do olhar ecológico envolve focar os diversos contextos em que a pessoa atua de forma ativa ou passiva e permite construir perspectivas sistêmicas e holísticas das problemáticas humanas e socioambientais. Entre tais questões, esse trabalho destaca as práticas de promoção de resiliência profissional por meio de processos chave e de interconexões dos ambientes da pessoa em desenvolvimento sob a perspectiva da Educação Ambiental. O objetivo final das reflexões é colaborar para a busca de práticas profissionais, ações e soluções que transformam risco em proteção e resiliência. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11157 10.14295/remea.v37i4.11157 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11157 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v37i4.11157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11157/8399 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 4 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, set./dez. - Fluxo Contínuo; 228-246 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041787325382656 |