Considerações acerca da Sociologia do Desvio e suas relações com o conceito de exclusão social: implicações para a EducaçãoConsiderations on the Sociology of Deviance and on its Relation to the concept of social exclusion: Implications upon Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6067 |
Resumo: | O artigo apresenta a trajetória do conceito exclusão, desde seu aparecimento na sociologia até sua difusão, inclusive na área educacional. Expõe, em linhas gerais, a teoria da Escola de Chicago sobre compreensão da cidade e de suas interações internas. Em segundo lugar, o Interacionismo Simbólico é teorizado desde a perspectiva que aponta o desvio como o processo de interação entre o indivíduo e a parcela da sociedade que dita as regras de normalidade. Conclui que desocultar trajetórias do conceito pode interferir produtivamente na reflexão educacional. |
id |
FURG-9_942cbe661193cf780713c3bfab3d6b79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/6067 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Considerações acerca da Sociologia do Desvio e suas relações com o conceito de exclusão social: implicações para a EducaçãoConsiderations on the Sociology of Deviance and on its Relation to the concept of social exclusion: Implications upon EducationO artigo apresenta a trajetória do conceito exclusão, desde seu aparecimento na sociologia até sua difusão, inclusive na área educacional. Expõe, em linhas gerais, a teoria da Escola de Chicago sobre compreensão da cidade e de suas interações internas. Em segundo lugar, o Interacionismo Simbólico é teorizado desde a perspectiva que aponta o desvio como o processo de interação entre o indivíduo e a parcela da sociedade que dita as regras de normalidade. Conclui que desocultar trajetórias do conceito pode interferir produtivamente na reflexão educacional.Lepidus2016-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/606710.14295/remea.v33i2.6067REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 302-3161517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/6067/3900Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Avelino da RosaOliveira, Neiva AfonsoCorrêa, Letícia Maria Passos2020-11-16T20:57:07Zoai:periodicos.furg.br:article/6067Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:57:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Considerações acerca da Sociologia do Desvio e suas relações com o conceito de exclusão social: implicações para a EducaçãoConsiderations on the Sociology of Deviance and on its Relation to the concept of social exclusion: Implications upon Education |
title |
Considerações acerca da Sociologia do Desvio e suas relações com o conceito de exclusão social: implicações para a EducaçãoConsiderations on the Sociology of Deviance and on its Relation to the concept of social exclusion: Implications upon Education |
spellingShingle |
Considerações acerca da Sociologia do Desvio e suas relações com o conceito de exclusão social: implicações para a EducaçãoConsiderations on the Sociology of Deviance and on its Relation to the concept of social exclusion: Implications upon Education Oliveira, Avelino da Rosa |
title_short |
Considerações acerca da Sociologia do Desvio e suas relações com o conceito de exclusão social: implicações para a EducaçãoConsiderations on the Sociology of Deviance and on its Relation to the concept of social exclusion: Implications upon Education |
title_full |
Considerações acerca da Sociologia do Desvio e suas relações com o conceito de exclusão social: implicações para a EducaçãoConsiderations on the Sociology of Deviance and on its Relation to the concept of social exclusion: Implications upon Education |
title_fullStr |
Considerações acerca da Sociologia do Desvio e suas relações com o conceito de exclusão social: implicações para a EducaçãoConsiderations on the Sociology of Deviance and on its Relation to the concept of social exclusion: Implications upon Education |
title_full_unstemmed |
Considerações acerca da Sociologia do Desvio e suas relações com o conceito de exclusão social: implicações para a EducaçãoConsiderations on the Sociology of Deviance and on its Relation to the concept of social exclusion: Implications upon Education |
title_sort |
Considerações acerca da Sociologia do Desvio e suas relações com o conceito de exclusão social: implicações para a EducaçãoConsiderations on the Sociology of Deviance and on its Relation to the concept of social exclusion: Implications upon Education |
author |
Oliveira, Avelino da Rosa |
author_facet |
Oliveira, Avelino da Rosa Oliveira, Neiva Afonso Corrêa, Letícia Maria Passos |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Neiva Afonso Corrêa, Letícia Maria Passos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Avelino da Rosa Oliveira, Neiva Afonso Corrêa, Letícia Maria Passos |
description |
O artigo apresenta a trajetória do conceito exclusão, desde seu aparecimento na sociologia até sua difusão, inclusive na área educacional. Expõe, em linhas gerais, a teoria da Escola de Chicago sobre compreensão da cidade e de suas interações internas. Em segundo lugar, o Interacionismo Simbólico é teorizado desde a perspectiva que aponta o desvio como o processo de interação entre o indivíduo e a parcela da sociedade que dita as regras de normalidade. Conclui que desocultar trajetórias do conceito pode interferir produtivamente na reflexão educacional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6067 10.14295/remea.v33i2.6067 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6067 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v33i2.6067 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6067/3900 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 302-316 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785483034624 |