Considerações acerca da Sociologia do Desvio e suas relações com o conceito de exclusão social: implicações para a EducaçãoConsiderations on the Sociology of Deviance and on its Relation to the concept of social exclusion: Implications upon Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Avelino da Rosa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Neiva Afonso, Corrêa, Letícia Maria Passos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6067
Resumo: O artigo apresenta a trajetória do conceito exclusão, desde seu aparecimento na sociologia até sua difusão, inclusive na área educacional. Expõe, em linhas gerais, a teoria da Escola de Chicago sobre compreensão da cidade e de suas interações internas. Em segundo lugar, o Interacionismo Simbólico é teorizado desde a perspectiva que aponta o desvio como o processo de interação entre o indivíduo e a parcela da sociedade que dita as regras de normalidade. Conclui que desocultar trajetórias do conceito pode interferir produtivamente na reflexão educacional.
id FURG-9_942cbe661193cf780713c3bfab3d6b79
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6067
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Considerações acerca da Sociologia do Desvio e suas relações com o conceito de exclusão social: implicações para a EducaçãoConsiderations on the Sociology of Deviance and on its Relation to the concept of social exclusion: Implications upon EducationO artigo apresenta a trajetória do conceito exclusão, desde seu aparecimento na sociologia até sua difusão, inclusive na área educacional. Expõe, em linhas gerais, a teoria da Escola de Chicago sobre compreensão da cidade e de suas interações internas. Em segundo lugar, o Interacionismo Simbólico é teorizado desde a perspectiva que aponta o desvio como o processo de interação entre o indivíduo e a parcela da sociedade que dita as regras de normalidade. Conclui que desocultar trajetórias do conceito pode interferir produtivamente na reflexão educacional.Lepidus2016-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/606710.14295/remea.v33i2.6067REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 302-3161517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/6067/3900Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Avelino da RosaOliveira, Neiva AfonsoCorrêa, Letícia Maria Passos2020-11-16T20:57:07Zoai:periodicos.furg.br:article/6067Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:57:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações acerca da Sociologia do Desvio e suas relações com o conceito de exclusão social: implicações para a EducaçãoConsiderations on the Sociology of Deviance and on its Relation to the concept of social exclusion: Implications upon Education
title Considerações acerca da Sociologia do Desvio e suas relações com o conceito de exclusão social: implicações para a EducaçãoConsiderations on the Sociology of Deviance and on its Relation to the concept of social exclusion: Implications upon Education
spellingShingle Considerações acerca da Sociologia do Desvio e suas relações com o conceito de exclusão social: implicações para a EducaçãoConsiderations on the Sociology of Deviance and on its Relation to the concept of social exclusion: Implications upon Education
Oliveira, Avelino da Rosa
title_short Considerações acerca da Sociologia do Desvio e suas relações com o conceito de exclusão social: implicações para a EducaçãoConsiderations on the Sociology of Deviance and on its Relation to the concept of social exclusion: Implications upon Education
title_full Considerações acerca da Sociologia do Desvio e suas relações com o conceito de exclusão social: implicações para a EducaçãoConsiderations on the Sociology of Deviance and on its Relation to the concept of social exclusion: Implications upon Education
title_fullStr Considerações acerca da Sociologia do Desvio e suas relações com o conceito de exclusão social: implicações para a EducaçãoConsiderations on the Sociology of Deviance and on its Relation to the concept of social exclusion: Implications upon Education
title_full_unstemmed Considerações acerca da Sociologia do Desvio e suas relações com o conceito de exclusão social: implicações para a EducaçãoConsiderations on the Sociology of Deviance and on its Relation to the concept of social exclusion: Implications upon Education
title_sort Considerações acerca da Sociologia do Desvio e suas relações com o conceito de exclusão social: implicações para a EducaçãoConsiderations on the Sociology of Deviance and on its Relation to the concept of social exclusion: Implications upon Education
author Oliveira, Avelino da Rosa
author_facet Oliveira, Avelino da Rosa
Oliveira, Neiva Afonso
Corrêa, Letícia Maria Passos
author_role author
author2 Oliveira, Neiva Afonso
Corrêa, Letícia Maria Passos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Avelino da Rosa
Oliveira, Neiva Afonso
Corrêa, Letícia Maria Passos
description O artigo apresenta a trajetória do conceito exclusão, desde seu aparecimento na sociologia até sua difusão, inclusive na área educacional. Expõe, em linhas gerais, a teoria da Escola de Chicago sobre compreensão da cidade e de suas interações internas. Em segundo lugar, o Interacionismo Simbólico é teorizado desde a perspectiva que aponta o desvio como o processo de interação entre o indivíduo e a parcela da sociedade que dita as regras de normalidade. Conclui que desocultar trajetórias do conceito pode interferir produtivamente na reflexão educacional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6067
10.14295/remea.v33i2.6067
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6067
identifier_str_mv 10.14295/remea.v33i2.6067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6067/3900
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 302-316
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785483034624