A formação de educadores ambientais e o papel do sistema educativo para a construção de sociedades sustentáveis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5543 |
Resumo: | O campo educativo-ambiental se constitui em um espaço desafiador, complexo e denso em suas perspectivas teóricas e linhas de ação pautadas pelo ideário de construção de sociedades sustentáveis. No conjunto das pesquisas e reflexões sobre a educação ambiental, este artigo se insere no âmbito dos estudos que tomam a análise do sistema de ensino como viés de análise e interlocução. Mais especificamente, se trata de discutir duas questões específicas, nomeadamente: a formação dos professores; o papel das escolas em relação ao processo educativo ambiental e; os modelos de inserção curricular da temática ambiental. Para isto, foi realizado um estudo teórico das principais referências relacionadas ao tema em contraste com a realidade do sistema de ensino brasileiro. Em suas conclusões, o texto chama atenção para a crescente complexificação da temática ambiental e as potencialidades do sistema educativo para dar respostas à crise socioambiental enfrentada pela humanidade. |
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