A tradição e a atenção nos causos de onça: uma perspectiva da educação ambiental para uma melhor compreensão dos conflitos entre humanos e onçasTradition and attention in the jaguar stories: a perspective in environmental education for broad understanding of human and jaguar conflicts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Haydée Torres de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5804
Resumo: Nesta pesquisa procuramos conhecer através de causos de onça como é narrada a relação entre os seres humanos e esses animais, com intuído de melhor compreender as causas subjacentes dos conflitos existentes entre essas espécies. A pesquisa ocorreu no âmbito de um processo formativo em educação ambiental crítica com professoras/es e integrantes da comunidade caatingueira de Brejo dos Olhos d’Água, em Barra-BA. Foram coletados 16 causos analisados à luz da hermenêutica. Observamos que todos os causos relatam duelos e ameaças entre as espécies. Apontamos que existe uma retroalimentação entre os causos e os comportamentos relatados que perpassam gerações criando um tecido imaginário de oposição entre espécies. A educação ambiental deve pautar-se na atenção, na historicidade e colaborar para a desconstrução do repúdio e do medo excessivo, proporcionando novos valores e vivências ambientais para um melhor convívio, tolerância e aceitação das onças.
id FURG-9_952c660fe2ce9e5e34b1cd8719df71ca
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5804
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A tradição e a atenção nos causos de onça: uma perspectiva da educação ambiental para uma melhor compreensão dos conflitos entre humanos e onçasTradition and attention in the jaguar stories: a perspective in environmental education for broad understanding of human and jaguar conflictsCausos de onçaConflitos entre humanos e onçasEducação AmbientalNesta pesquisa procuramos conhecer através de causos de onça como é narrada a relação entre os seres humanos e esses animais, com intuído de melhor compreender as causas subjacentes dos conflitos existentes entre essas espécies. A pesquisa ocorreu no âmbito de um processo formativo em educação ambiental crítica com professoras/es e integrantes da comunidade caatingueira de Brejo dos Olhos d’Água, em Barra-BA. Foram coletados 16 causos analisados à luz da hermenêutica. Observamos que todos os causos relatam duelos e ameaças entre as espécies. Apontamos que existe uma retroalimentação entre os causos e os comportamentos relatados que perpassam gerações criando um tecido imaginário de oposição entre espécies. A educação ambiental deve pautar-se na atenção, na historicidade e colaborar para a desconstrução do repúdio e do medo excessivo, proporcionando novos valores e vivências ambientais para um melhor convívio, tolerância e aceitação das onças.Lepidus2016-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHermenêuticaapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/580410.14295/remea.v33i3.5804REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 125-1431517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5804/4162Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessHofstatter, Lakshmi Juliane VallimOliveira, Haydée Torres de2020-11-16T20:56:51Zoai:periodicos.furg.br:article/5804Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:56:51Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A tradição e a atenção nos causos de onça: uma perspectiva da educação ambiental para uma melhor compreensão dos conflitos entre humanos e onçasTradition and attention in the jaguar stories: a perspective in environmental education for broad understanding of human and jaguar conflicts
title A tradição e a atenção nos causos de onça: uma perspectiva da educação ambiental para uma melhor compreensão dos conflitos entre humanos e onçasTradition and attention in the jaguar stories: a perspective in environmental education for broad understanding of human and jaguar conflicts
spellingShingle A tradição e a atenção nos causos de onça: uma perspectiva da educação ambiental para uma melhor compreensão dos conflitos entre humanos e onçasTradition and attention in the jaguar stories: a perspective in environmental education for broad understanding of human and jaguar conflicts
Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim
Causos de onça
Conflitos entre humanos e onças
Educação Ambiental
title_short A tradição e a atenção nos causos de onça: uma perspectiva da educação ambiental para uma melhor compreensão dos conflitos entre humanos e onçasTradition and attention in the jaguar stories: a perspective in environmental education for broad understanding of human and jaguar conflicts
title_full A tradição e a atenção nos causos de onça: uma perspectiva da educação ambiental para uma melhor compreensão dos conflitos entre humanos e onçasTradition and attention in the jaguar stories: a perspective in environmental education for broad understanding of human and jaguar conflicts
title_fullStr A tradição e a atenção nos causos de onça: uma perspectiva da educação ambiental para uma melhor compreensão dos conflitos entre humanos e onçasTradition and attention in the jaguar stories: a perspective in environmental education for broad understanding of human and jaguar conflicts
title_full_unstemmed A tradição e a atenção nos causos de onça: uma perspectiva da educação ambiental para uma melhor compreensão dos conflitos entre humanos e onçasTradition and attention in the jaguar stories: a perspective in environmental education for broad understanding of human and jaguar conflicts
title_sort A tradição e a atenção nos causos de onça: uma perspectiva da educação ambiental para uma melhor compreensão dos conflitos entre humanos e onçasTradition and attention in the jaguar stories: a perspective in environmental education for broad understanding of human and jaguar conflicts
author Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim
author_facet Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim
Oliveira, Haydée Torres de
author_role author
author2 Oliveira, Haydée Torres de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim
Oliveira, Haydée Torres de
dc.subject.por.fl_str_mv Causos de onça
Conflitos entre humanos e onças
Educação Ambiental
topic Causos de onça
Conflitos entre humanos e onças
Educação Ambiental
description Nesta pesquisa procuramos conhecer através de causos de onça como é narrada a relação entre os seres humanos e esses animais, com intuído de melhor compreender as causas subjacentes dos conflitos existentes entre essas espécies. A pesquisa ocorreu no âmbito de um processo formativo em educação ambiental crítica com professoras/es e integrantes da comunidade caatingueira de Brejo dos Olhos d’Água, em Barra-BA. Foram coletados 16 causos analisados à luz da hermenêutica. Observamos que todos os causos relatam duelos e ameaças entre as espécies. Apontamos que existe uma retroalimentação entre os causos e os comportamentos relatados que perpassam gerações criando um tecido imaginário de oposição entre espécies. A educação ambiental deve pautar-se na atenção, na historicidade e colaborar para a desconstrução do repúdio e do medo excessivo, proporcionando novos valores e vivências ambientais para um melhor convívio, tolerância e aceitação das onças.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Hermenêutica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5804
10.14295/remea.v33i3.5804
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5804
identifier_str_mv 10.14295/remea.v33i3.5804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5804/4162
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 125-143
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785451577344