A tradição e a atenção nos causos de onça: uma perspectiva da educação ambiental para uma melhor compreensão dos conflitos entre humanos e onçasTradition and attention in the jaguar stories: a perspective in environmental education for broad understanding of human and jaguar conflicts
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5804 |
Resumo: | Nesta pesquisa procuramos conhecer através de causos de onça como é narrada a relação entre os seres humanos e esses animais, com intuído de melhor compreender as causas subjacentes dos conflitos existentes entre essas espécies. A pesquisa ocorreu no âmbito de um processo formativo em educação ambiental crítica com professoras/es e integrantes da comunidade caatingueira de Brejo dos Olhos d’Água, em Barra-BA. Foram coletados 16 causos analisados à luz da hermenêutica. Observamos que todos os causos relatam duelos e ameaças entre as espécies. Apontamos que existe uma retroalimentação entre os causos e os comportamentos relatados que perpassam gerações criando um tecido imaginário de oposição entre espécies. A educação ambiental deve pautar-se na atenção, na historicidade e colaborar para a desconstrução do repúdio e do medo excessivo, proporcionando novos valores e vivências ambientais para um melhor convívio, tolerância e aceitação das onças. |
id |
FURG-9_952c660fe2ce9e5e34b1cd8719df71ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5804 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A tradição e a atenção nos causos de onça: uma perspectiva da educação ambiental para uma melhor compreensão dos conflitos entre humanos e onçasTradition and attention in the jaguar stories: a perspective in environmental education for broad understanding of human and jaguar conflictsCausos de onçaConflitos entre humanos e onçasEducação AmbientalNesta pesquisa procuramos conhecer através de causos de onça como é narrada a relação entre os seres humanos e esses animais, com intuído de melhor compreender as causas subjacentes dos conflitos existentes entre essas espécies. A pesquisa ocorreu no âmbito de um processo formativo em educação ambiental crítica com professoras/es e integrantes da comunidade caatingueira de Brejo dos Olhos d’Água, em Barra-BA. Foram coletados 16 causos analisados à luz da hermenêutica. Observamos que todos os causos relatam duelos e ameaças entre as espécies. Apontamos que existe uma retroalimentação entre os causos e os comportamentos relatados que perpassam gerações criando um tecido imaginário de oposição entre espécies. A educação ambiental deve pautar-se na atenção, na historicidade e colaborar para a desconstrução do repúdio e do medo excessivo, proporcionando novos valores e vivências ambientais para um melhor convívio, tolerância e aceitação das onças.Lepidus2016-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHermenêuticaapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/580410.14295/remea.v33i3.5804REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 125-1431517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5804/4162Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessHofstatter, Lakshmi Juliane VallimOliveira, Haydée Torres de2020-11-16T20:56:51Zoai:periodicos.furg.br:article/5804Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:56:51Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tradição e a atenção nos causos de onça: uma perspectiva da educação ambiental para uma melhor compreensão dos conflitos entre humanos e onçasTradition and attention in the jaguar stories: a perspective in environmental education for broad understanding of human and jaguar conflicts |
title |
A tradição e a atenção nos causos de onça: uma perspectiva da educação ambiental para uma melhor compreensão dos conflitos entre humanos e onçasTradition and attention in the jaguar stories: a perspective in environmental education for broad understanding of human and jaguar conflicts |
spellingShingle |
A tradição e a atenção nos causos de onça: uma perspectiva da educação ambiental para uma melhor compreensão dos conflitos entre humanos e onçasTradition and attention in the jaguar stories: a perspective in environmental education for broad understanding of human and jaguar conflicts Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim Causos de onça Conflitos entre humanos e onças Educação Ambiental |
title_short |
A tradição e a atenção nos causos de onça: uma perspectiva da educação ambiental para uma melhor compreensão dos conflitos entre humanos e onçasTradition and attention in the jaguar stories: a perspective in environmental education for broad understanding of human and jaguar conflicts |
title_full |
A tradição e a atenção nos causos de onça: uma perspectiva da educação ambiental para uma melhor compreensão dos conflitos entre humanos e onçasTradition and attention in the jaguar stories: a perspective in environmental education for broad understanding of human and jaguar conflicts |
title_fullStr |
A tradição e a atenção nos causos de onça: uma perspectiva da educação ambiental para uma melhor compreensão dos conflitos entre humanos e onçasTradition and attention in the jaguar stories: a perspective in environmental education for broad understanding of human and jaguar conflicts |
title_full_unstemmed |
A tradição e a atenção nos causos de onça: uma perspectiva da educação ambiental para uma melhor compreensão dos conflitos entre humanos e onçasTradition and attention in the jaguar stories: a perspective in environmental education for broad understanding of human and jaguar conflicts |
title_sort |
A tradição e a atenção nos causos de onça: uma perspectiva da educação ambiental para uma melhor compreensão dos conflitos entre humanos e onçasTradition and attention in the jaguar stories: a perspective in environmental education for broad understanding of human and jaguar conflicts |
author |
Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim |
author_facet |
Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim Oliveira, Haydée Torres de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Haydée Torres de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim Oliveira, Haydée Torres de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Causos de onça Conflitos entre humanos e onças Educação Ambiental |
topic |
Causos de onça Conflitos entre humanos e onças Educação Ambiental |
description |
Nesta pesquisa procuramos conhecer através de causos de onça como é narrada a relação entre os seres humanos e esses animais, com intuído de melhor compreender as causas subjacentes dos conflitos existentes entre essas espécies. A pesquisa ocorreu no âmbito de um processo formativo em educação ambiental crítica com professoras/es e integrantes da comunidade caatingueira de Brejo dos Olhos d’Água, em Barra-BA. Foram coletados 16 causos analisados à luz da hermenêutica. Observamos que todos os causos relatam duelos e ameaças entre as espécies. Apontamos que existe uma retroalimentação entre os causos e os comportamentos relatados que perpassam gerações criando um tecido imaginário de oposição entre espécies. A educação ambiental deve pautar-se na atenção, na historicidade e colaborar para a desconstrução do repúdio e do medo excessivo, proporcionando novos valores e vivências ambientais para um melhor convívio, tolerância e aceitação das onças. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Hermenêutica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5804 10.14295/remea.v33i3.5804 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5804 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v33i3.5804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5804/4162 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 125-143 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785451577344 |