CAMINHOS EDUCATIVOS PARA UM MELHOR CONVÍVIO ENTRE HUMANOS E ONÇAS: EDUCATIONAL PATHS FOR HUMANS AND JAGUARS TO LIVE IN TOGETHER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/12048 |
Resumo: | Esta pesquisa ocorreu na Caatinga baiana, imbricada a um curso de Educação Ambiental para professoras/es, objetivando melhor compreender os conflitos entre humanos e onças (Panthera onca e Puma concolor), e propor caminhos educativos para superá-los. Os dados foram coletados por questionários, entrevistas com caçadores, causos de onças e grupo focal. Evidenciou-se que o sentimento humano predominante em relação às onças é o medo, e que existem diferentes motivações para a sua caça. Entretanto, a difícil vida na Caatinga contribui para que elas sejam vistas pela comunidade como competidoras pelos recursos naturais. Indicamos uma educação sensibilizadora e contextualizada à realidade local, que busque soluções conjuntas para os conflitos. This research was carried out in the Caatinga biome (State of Bahia-Brazil) inserted in a training course in Environmental Education for teachers, aiming to better understand the conflicts between humans and jaguars (Panthera onca e Puma concolor), besides to discuss educational paths to overcome them. The data were obtained by questionnaire; interviews with hunters; jaguar´s histories and focus group. It has been shown that the predominant human feeling about jaguars is fear and that there are different motivations for their hunting. However, the difficult life in the Caatinga biome contributes to their being seen by the community as a competitor of natural resources. We indicate a sensitizing and contextualized education applied to local reality that seeks collective solutions to the conflicts. |
id |
UFMG-11_5171d9abd02cc60dba5144a342274e21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/12048 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CAMINHOS EDUCATIVOS PARA UM MELHOR CONVÍVIO ENTRE HUMANOS E ONÇAS: EDUCATIONAL PATHS FOR HUMANS AND JAGUARS TO LIVE IN TOGETHERCaatinga; Conflitos entre humanos e onças; Educação Ambiental. Esta pesquisa ocorreu na Caatinga baiana, imbricada a um curso de Educação Ambiental para professoras/es, objetivando melhor compreender os conflitos entre humanos e onças (Panthera onca e Puma concolor), e propor caminhos educativos para superá-los. Os dados foram coletados por questionários, entrevistas com caçadores, causos de onças e grupo focal. Evidenciou-se que o sentimento humano predominante em relação às onças é o medo, e que existem diferentes motivações para a sua caça. Entretanto, a difícil vida na Caatinga contribui para que elas sejam vistas pela comunidade como competidoras pelos recursos naturais. Indicamos uma educação sensibilizadora e contextualizada à realidade local, que busque soluções conjuntas para os conflitos. This research was carried out in the Caatinga biome (State of Bahia-Brazil) inserted in a training course in Environmental Education for teachers, aiming to better understand the conflicts between humans and jaguars (Panthera onca e Puma concolor), besides to discuss educational paths to overcome them. The data were obtained by questionnaire; interviews with hunters; jaguar´s histories and focus group. It has been shown that the predominant human feeling about jaguars is fear and that there are different motivations for their hunting. However, the difficult life in the Caatinga biome contributes to their being seen by the community as a competitor of natural resources. We indicate a sensitizing and contextualized education applied to local reality that seeks collective solutions to the conflicts.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/1204810.1590/21172020210104Ensaio Research in Science Education; Vol. 22 (2020)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 22 (2020)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 22 (2020)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/12048/26793Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessHofstatter, Lakshmi Juliane VallimOliveira, Haydée Torres de2021-05-01T01:07:17Zoai:periodicos.ufmg.br:article/12048Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-01T01:07:17Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CAMINHOS EDUCATIVOS PARA UM MELHOR CONVÍVIO ENTRE HUMANOS E ONÇAS: EDUCATIONAL PATHS FOR HUMANS AND JAGUARS TO LIVE IN TOGETHER |
title |
CAMINHOS EDUCATIVOS PARA UM MELHOR CONVÍVIO ENTRE HUMANOS E ONÇAS: EDUCATIONAL PATHS FOR HUMANS AND JAGUARS TO LIVE IN TOGETHER |
spellingShingle |
CAMINHOS EDUCATIVOS PARA UM MELHOR CONVÍVIO ENTRE HUMANOS E ONÇAS: EDUCATIONAL PATHS FOR HUMANS AND JAGUARS TO LIVE IN TOGETHER Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim Caatinga; Conflitos entre humanos e onças; Educação Ambiental. |
title_short |
CAMINHOS EDUCATIVOS PARA UM MELHOR CONVÍVIO ENTRE HUMANOS E ONÇAS: EDUCATIONAL PATHS FOR HUMANS AND JAGUARS TO LIVE IN TOGETHER |
title_full |
CAMINHOS EDUCATIVOS PARA UM MELHOR CONVÍVIO ENTRE HUMANOS E ONÇAS: EDUCATIONAL PATHS FOR HUMANS AND JAGUARS TO LIVE IN TOGETHER |
title_fullStr |
CAMINHOS EDUCATIVOS PARA UM MELHOR CONVÍVIO ENTRE HUMANOS E ONÇAS: EDUCATIONAL PATHS FOR HUMANS AND JAGUARS TO LIVE IN TOGETHER |
title_full_unstemmed |
CAMINHOS EDUCATIVOS PARA UM MELHOR CONVÍVIO ENTRE HUMANOS E ONÇAS: EDUCATIONAL PATHS FOR HUMANS AND JAGUARS TO LIVE IN TOGETHER |
title_sort |
CAMINHOS EDUCATIVOS PARA UM MELHOR CONVÍVIO ENTRE HUMANOS E ONÇAS: EDUCATIONAL PATHS FOR HUMANS AND JAGUARS TO LIVE IN TOGETHER |
author |
Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim |
author_facet |
Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim Oliveira, Haydée Torres de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Haydée Torres de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim Oliveira, Haydée Torres de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Caatinga; Conflitos entre humanos e onças; Educação Ambiental. |
topic |
Caatinga; Conflitos entre humanos e onças; Educação Ambiental. |
description |
Esta pesquisa ocorreu na Caatinga baiana, imbricada a um curso de Educação Ambiental para professoras/es, objetivando melhor compreender os conflitos entre humanos e onças (Panthera onca e Puma concolor), e propor caminhos educativos para superá-los. Os dados foram coletados por questionários, entrevistas com caçadores, causos de onças e grupo focal. Evidenciou-se que o sentimento humano predominante em relação às onças é o medo, e que existem diferentes motivações para a sua caça. Entretanto, a difícil vida na Caatinga contribui para que elas sejam vistas pela comunidade como competidoras pelos recursos naturais. Indicamos uma educação sensibilizadora e contextualizada à realidade local, que busque soluções conjuntas para os conflitos. This research was carried out in the Caatinga biome (State of Bahia-Brazil) inserted in a training course in Environmental Education for teachers, aiming to better understand the conflicts between humans and jaguars (Panthera onca e Puma concolor), besides to discuss educational paths to overcome them. The data were obtained by questionnaire; interviews with hunters; jaguar´s histories and focus group. It has been shown that the predominant human feeling about jaguars is fear and that there are different motivations for their hunting. However, the difficult life in the Caatinga biome contributes to their being seen by the community as a competitor of natural resources. We indicate a sensitizing and contextualized education applied to local reality that seeks collective solutions to the conflicts. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/12048 10.1590/21172020210104 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/12048 |
identifier_str_mv |
10.1590/21172020210104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/12048/26793 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 22 (2020) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 22 (2020) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 22 (2020) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711163500462080 |