CAMINHOS EDUCATIVOS PARA UM MELHOR CONVÍVIO ENTRE HUMANOS E ONÇAS: EDUCATIONAL PATHS FOR HUMANS AND JAGUARS TO LIVE IN TOGETHER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Haydée Torres de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/12048
Resumo: Esta pesquisa ocorreu na Caatinga baiana, imbricada a um curso de Educação Ambiental para professoras/es, objetivando melhor compreender os conflitos entre humanos e onças (Panthera onca e Puma concolor), e propor caminhos educativos para superá-los. Os dados foram coletados por questionários, entrevistas com caçadores, causos de onças e grupo focal. Evidenciou-se que o sentimento humano predominante em relação às onças é o medo, e que existem diferentes motivações para a sua caça. Entretanto, a difícil vida na Caatinga contribui para que elas sejam vistas pela comunidade como competidoras pelos recursos naturais. Indicamos uma educação sensibilizadora e contextualizada à realidade local, que busque soluções conjuntas para os conflitos. This research was carried out in the Caatinga biome (State of Bahia-Brazil) inserted in a training course in Environmental Education for teachers, aiming to better understand the conflicts between humans and jaguars (Panthera onca e Puma concolor), besides to discuss educational paths to overcome them. The data were obtained by questionnaire; interviews with hunters; jaguar´s histories and focus group. It has been shown that the predominant human feeling about jaguars is fear and that there are different motivations for their hunting. However, the difficult life in the Caatinga biome contributes to their being seen by the community as a competitor of natural resources. We indicate a sensitizing and contextualized education applied to local reality that seeks collective solutions to the conflicts.
id UFMG-11_5171d9abd02cc60dba5144a342274e21
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/12048
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling CAMINHOS EDUCATIVOS PARA UM MELHOR CONVÍVIO ENTRE HUMANOS E ONÇAS: EDUCATIONAL PATHS FOR HUMANS AND JAGUARS TO LIVE IN TOGETHERCaatinga; Conflitos entre humanos e onças; Educação Ambiental. Esta pesquisa ocorreu na Caatinga baiana, imbricada a um curso de Educação Ambiental para professoras/es, objetivando melhor compreender os conflitos entre humanos e onças (Panthera onca e Puma concolor), e propor caminhos educativos para superá-los. Os dados foram coletados por questionários, entrevistas com caçadores, causos de onças e grupo focal. Evidenciou-se que o sentimento humano predominante em relação às onças é o medo, e que existem diferentes motivações para a sua caça. Entretanto, a difícil vida na Caatinga contribui para que elas sejam vistas pela comunidade como competidoras pelos recursos naturais. Indicamos uma educação sensibilizadora e contextualizada à realidade local, que busque soluções conjuntas para os conflitos. This research was carried out in the Caatinga biome (State of Bahia-Brazil) inserted in a training course in Environmental Education for teachers, aiming to better understand the conflicts between humans and jaguars (Panthera onca e Puma concolor), besides to discuss educational paths to overcome them. The data were obtained by questionnaire; interviews with hunters; jaguar´s histories and focus group. It has been shown that the predominant human feeling about jaguars is fear and that there are different motivations for their hunting. However, the difficult life in the Caatinga biome contributes to their being seen by the community as a competitor of natural resources. We indicate a sensitizing and contextualized education applied to local reality that seeks collective solutions to the conflicts.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/1204810.1590/21172020210104Ensaio Research in Science Education; Vol. 22 (2020)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 22 (2020)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 22 (2020)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/12048/26793Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessHofstatter, Lakshmi Juliane VallimOliveira, Haydée Torres de2021-05-01T01:07:17Zoai:periodicos.ufmg.br:article/12048Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-01T01:07:17Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv CAMINHOS EDUCATIVOS PARA UM MELHOR CONVÍVIO ENTRE HUMANOS E ONÇAS: EDUCATIONAL PATHS FOR HUMANS AND JAGUARS TO LIVE IN TOGETHER
title CAMINHOS EDUCATIVOS PARA UM MELHOR CONVÍVIO ENTRE HUMANOS E ONÇAS: EDUCATIONAL PATHS FOR HUMANS AND JAGUARS TO LIVE IN TOGETHER
spellingShingle CAMINHOS EDUCATIVOS PARA UM MELHOR CONVÍVIO ENTRE HUMANOS E ONÇAS: EDUCATIONAL PATHS FOR HUMANS AND JAGUARS TO LIVE IN TOGETHER
Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim
Caatinga; Conflitos entre humanos e onças; Educação Ambiental.
title_short CAMINHOS EDUCATIVOS PARA UM MELHOR CONVÍVIO ENTRE HUMANOS E ONÇAS: EDUCATIONAL PATHS FOR HUMANS AND JAGUARS TO LIVE IN TOGETHER
title_full CAMINHOS EDUCATIVOS PARA UM MELHOR CONVÍVIO ENTRE HUMANOS E ONÇAS: EDUCATIONAL PATHS FOR HUMANS AND JAGUARS TO LIVE IN TOGETHER
title_fullStr CAMINHOS EDUCATIVOS PARA UM MELHOR CONVÍVIO ENTRE HUMANOS E ONÇAS: EDUCATIONAL PATHS FOR HUMANS AND JAGUARS TO LIVE IN TOGETHER
title_full_unstemmed CAMINHOS EDUCATIVOS PARA UM MELHOR CONVÍVIO ENTRE HUMANOS E ONÇAS: EDUCATIONAL PATHS FOR HUMANS AND JAGUARS TO LIVE IN TOGETHER
title_sort CAMINHOS EDUCATIVOS PARA UM MELHOR CONVÍVIO ENTRE HUMANOS E ONÇAS: EDUCATIONAL PATHS FOR HUMANS AND JAGUARS TO LIVE IN TOGETHER
author Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim
author_facet Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim
Oliveira, Haydée Torres de
author_role author
author2 Oliveira, Haydée Torres de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim
Oliveira, Haydée Torres de
dc.subject.por.fl_str_mv Caatinga; Conflitos entre humanos e onças; Educação Ambiental.
topic Caatinga; Conflitos entre humanos e onças; Educação Ambiental.
description Esta pesquisa ocorreu na Caatinga baiana, imbricada a um curso de Educação Ambiental para professoras/es, objetivando melhor compreender os conflitos entre humanos e onças (Panthera onca e Puma concolor), e propor caminhos educativos para superá-los. Os dados foram coletados por questionários, entrevistas com caçadores, causos de onças e grupo focal. Evidenciou-se que o sentimento humano predominante em relação às onças é o medo, e que existem diferentes motivações para a sua caça. Entretanto, a difícil vida na Caatinga contribui para que elas sejam vistas pela comunidade como competidoras pelos recursos naturais. Indicamos uma educação sensibilizadora e contextualizada à realidade local, que busque soluções conjuntas para os conflitos. This research was carried out in the Caatinga biome (State of Bahia-Brazil) inserted in a training course in Environmental Education for teachers, aiming to better understand the conflicts between humans and jaguars (Panthera onca e Puma concolor), besides to discuss educational paths to overcome them. The data were obtained by questionnaire; interviews with hunters; jaguar´s histories and focus group. It has been shown that the predominant human feeling about jaguars is fear and that there are different motivations for their hunting. However, the difficult life in the Caatinga biome contributes to their being seen by the community as a competitor of natural resources. We indicate a sensitizing and contextualized education applied to local reality that seeks collective solutions to the conflicts.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/12048
10.1590/21172020210104
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/12048
identifier_str_mv 10.1590/21172020210104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/12048/26793
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 22 (2020)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 22 (2020)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 22 (2020)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711163500462080