A necessidade da transdiciplinaridade para promover a Educação AmbientalThe Transdisciplinarity Need to Promote Environmental Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanatta, Shalimar Calegari
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Royer, Márcia Regina, Costa, Eliane Picão da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5647
Resumo: No Brasil, de acordo com as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais), a Educação Ambiental (E.A.) deve ser abordada como um tema transversal em todas as disciplinas ministradas e, apesar da polêmica em torno da definição de transdisciplinaridade e quais as ações que a efetive como processo pedagógico, a complexidade que envolve os temas relacionados à E.A. exige o desenvolvimento de uma visão holística sobre as interações Meio Ambiente - Sociedade. A questão que discutimos aqui é como o professor deve proceder em sala de aula para abordar temas relacionados com a E.A. e se ele está sendo adequadamente preparado para isso. No entanto, resultados preliminares com acadêmicos do último ano do curso Graduação em Ciências – Licenciatura Plena, mostraram uma concepção denominada como reducionismo ecologista em questões que abordam a E.A. Este trabalho aponta que conceitos de Física e Química são tão relevantes quanto os conceitos de Biologia, além dos conceitos de Política, Economia e Sociologia para o desenvolvimento de um raciocínio transdicisplinar, necessário para promover a E.A. numa abordagem da aprendizagem significativa.
id FURG-9_97ad2d2d7c298038a2946049ff49043f
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5647
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A necessidade da transdiciplinaridade para promover a Educação AmbientalThe Transdisciplinarity Need to Promote Environmental EducationInterdisciplinaridadeTransdisciplinaridadeProfessor de ciênciasNo Brasil, de acordo com as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais), a Educação Ambiental (E.A.) deve ser abordada como um tema transversal em todas as disciplinas ministradas e, apesar da polêmica em torno da definição de transdisciplinaridade e quais as ações que a efetive como processo pedagógico, a complexidade que envolve os temas relacionados à E.A. exige o desenvolvimento de uma visão holística sobre as interações Meio Ambiente - Sociedade. A questão que discutimos aqui é como o professor deve proceder em sala de aula para abordar temas relacionados com a E.A. e se ele está sendo adequadamente preparado para isso. No entanto, resultados preliminares com acadêmicos do último ano do curso Graduação em Ciências – Licenciatura Plena, mostraram uma concepção denominada como reducionismo ecologista em questões que abordam a E.A. Este trabalho aponta que conceitos de Física e Química são tão relevantes quanto os conceitos de Biologia, além dos conceitos de Política, Economia e Sociologia para o desenvolvimento de um raciocínio transdicisplinar, necessário para promover a E.A. numa abordagem da aprendizagem significativa.Lepidus2016-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/564710.14295/remea.v33i2.5647REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 142-1571517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5647/3891Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessZanatta, Shalimar CalegariRoyer, Márcia ReginaCosta, Eliane Picão da Silva2020-11-16T20:57:07Zoai:periodicos.furg.br:article/5647Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:57:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A necessidade da transdiciplinaridade para promover a Educação AmbientalThe Transdisciplinarity Need to Promote Environmental Education
title A necessidade da transdiciplinaridade para promover a Educação AmbientalThe Transdisciplinarity Need to Promote Environmental Education
spellingShingle A necessidade da transdiciplinaridade para promover a Educação AmbientalThe Transdisciplinarity Need to Promote Environmental Education
Zanatta, Shalimar Calegari
Interdisciplinaridade
Transdisciplinaridade
Professor de ciências
title_short A necessidade da transdiciplinaridade para promover a Educação AmbientalThe Transdisciplinarity Need to Promote Environmental Education
title_full A necessidade da transdiciplinaridade para promover a Educação AmbientalThe Transdisciplinarity Need to Promote Environmental Education
title_fullStr A necessidade da transdiciplinaridade para promover a Educação AmbientalThe Transdisciplinarity Need to Promote Environmental Education
title_full_unstemmed A necessidade da transdiciplinaridade para promover a Educação AmbientalThe Transdisciplinarity Need to Promote Environmental Education
title_sort A necessidade da transdiciplinaridade para promover a Educação AmbientalThe Transdisciplinarity Need to Promote Environmental Education
author Zanatta, Shalimar Calegari
author_facet Zanatta, Shalimar Calegari
Royer, Márcia Regina
Costa, Eliane Picão da Silva
author_role author
author2 Royer, Márcia Regina
Costa, Eliane Picão da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanatta, Shalimar Calegari
Royer, Márcia Regina
Costa, Eliane Picão da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Transdisciplinaridade
Professor de ciências
topic Interdisciplinaridade
Transdisciplinaridade
Professor de ciências
description No Brasil, de acordo com as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais), a Educação Ambiental (E.A.) deve ser abordada como um tema transversal em todas as disciplinas ministradas e, apesar da polêmica em torno da definição de transdisciplinaridade e quais as ações que a efetive como processo pedagógico, a complexidade que envolve os temas relacionados à E.A. exige o desenvolvimento de uma visão holística sobre as interações Meio Ambiente - Sociedade. A questão que discutimos aqui é como o professor deve proceder em sala de aula para abordar temas relacionados com a E.A. e se ele está sendo adequadamente preparado para isso. No entanto, resultados preliminares com acadêmicos do último ano do curso Graduação em Ciências – Licenciatura Plena, mostraram uma concepção denominada como reducionismo ecologista em questões que abordam a E.A. Este trabalho aponta que conceitos de Física e Química são tão relevantes quanto os conceitos de Biologia, além dos conceitos de Política, Economia e Sociologia para o desenvolvimento de um raciocínio transdicisplinar, necessário para promover a E.A. numa abordagem da aprendizagem significativa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5647
10.14295/remea.v33i2.5647
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5647
identifier_str_mv 10.14295/remea.v33i2.5647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5647/3891
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 142-157
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785033195520