A necessidade da transdiciplinaridade para promover a Educação AmbientalThe Transdisciplinarity Need to Promote Environmental Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5647 |
Resumo: | No Brasil, de acordo com as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais), a Educação Ambiental (E.A.) deve ser abordada como um tema transversal em todas as disciplinas ministradas e, apesar da polêmica em torno da definição de transdisciplinaridade e quais as ações que a efetive como processo pedagógico, a complexidade que envolve os temas relacionados à E.A. exige o desenvolvimento de uma visão holística sobre as interações Meio Ambiente - Sociedade. A questão que discutimos aqui é como o professor deve proceder em sala de aula para abordar temas relacionados com a E.A. e se ele está sendo adequadamente preparado para isso. No entanto, resultados preliminares com acadêmicos do último ano do curso Graduação em Ciências – Licenciatura Plena, mostraram uma concepção denominada como reducionismo ecologista em questões que abordam a E.A. Este trabalho aponta que conceitos de Física e Química são tão relevantes quanto os conceitos de Biologia, além dos conceitos de Política, Economia e Sociologia para o desenvolvimento de um raciocínio transdicisplinar, necessário para promover a E.A. numa abordagem da aprendizagem significativa. |
id |
FURG-9_97ad2d2d7c298038a2946049ff49043f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5647 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A necessidade da transdiciplinaridade para promover a Educação AmbientalThe Transdisciplinarity Need to Promote Environmental EducationInterdisciplinaridadeTransdisciplinaridadeProfessor de ciênciasNo Brasil, de acordo com as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais), a Educação Ambiental (E.A.) deve ser abordada como um tema transversal em todas as disciplinas ministradas e, apesar da polêmica em torno da definição de transdisciplinaridade e quais as ações que a efetive como processo pedagógico, a complexidade que envolve os temas relacionados à E.A. exige o desenvolvimento de uma visão holística sobre as interações Meio Ambiente - Sociedade. A questão que discutimos aqui é como o professor deve proceder em sala de aula para abordar temas relacionados com a E.A. e se ele está sendo adequadamente preparado para isso. No entanto, resultados preliminares com acadêmicos do último ano do curso Graduação em Ciências – Licenciatura Plena, mostraram uma concepção denominada como reducionismo ecologista em questões que abordam a E.A. Este trabalho aponta que conceitos de Física e Química são tão relevantes quanto os conceitos de Biologia, além dos conceitos de Política, Economia e Sociologia para o desenvolvimento de um raciocínio transdicisplinar, necessário para promover a E.A. numa abordagem da aprendizagem significativa.Lepidus2016-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/564710.14295/remea.v33i2.5647REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 142-1571517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5647/3891Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessZanatta, Shalimar CalegariRoyer, Márcia ReginaCosta, Eliane Picão da Silva2020-11-16T20:57:07Zoai:periodicos.furg.br:article/5647Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:57:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A necessidade da transdiciplinaridade para promover a Educação AmbientalThe Transdisciplinarity Need to Promote Environmental Education |
title |
A necessidade da transdiciplinaridade para promover a Educação AmbientalThe Transdisciplinarity Need to Promote Environmental Education |
spellingShingle |
A necessidade da transdiciplinaridade para promover a Educação AmbientalThe Transdisciplinarity Need to Promote Environmental Education Zanatta, Shalimar Calegari Interdisciplinaridade Transdisciplinaridade Professor de ciências |
title_short |
A necessidade da transdiciplinaridade para promover a Educação AmbientalThe Transdisciplinarity Need to Promote Environmental Education |
title_full |
A necessidade da transdiciplinaridade para promover a Educação AmbientalThe Transdisciplinarity Need to Promote Environmental Education |
title_fullStr |
A necessidade da transdiciplinaridade para promover a Educação AmbientalThe Transdisciplinarity Need to Promote Environmental Education |
title_full_unstemmed |
A necessidade da transdiciplinaridade para promover a Educação AmbientalThe Transdisciplinarity Need to Promote Environmental Education |
title_sort |
A necessidade da transdiciplinaridade para promover a Educação AmbientalThe Transdisciplinarity Need to Promote Environmental Education |
author |
Zanatta, Shalimar Calegari |
author_facet |
Zanatta, Shalimar Calegari Royer, Márcia Regina Costa, Eliane Picão da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Royer, Márcia Regina Costa, Eliane Picão da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanatta, Shalimar Calegari Royer, Márcia Regina Costa, Eliane Picão da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Transdisciplinaridade Professor de ciências |
topic |
Interdisciplinaridade Transdisciplinaridade Professor de ciências |
description |
No Brasil, de acordo com as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais), a Educação Ambiental (E.A.) deve ser abordada como um tema transversal em todas as disciplinas ministradas e, apesar da polêmica em torno da definição de transdisciplinaridade e quais as ações que a efetive como processo pedagógico, a complexidade que envolve os temas relacionados à E.A. exige o desenvolvimento de uma visão holística sobre as interações Meio Ambiente - Sociedade. A questão que discutimos aqui é como o professor deve proceder em sala de aula para abordar temas relacionados com a E.A. e se ele está sendo adequadamente preparado para isso. No entanto, resultados preliminares com acadêmicos do último ano do curso Graduação em Ciências – Licenciatura Plena, mostraram uma concepção denominada como reducionismo ecologista em questões que abordam a E.A. Este trabalho aponta que conceitos de Física e Química são tão relevantes quanto os conceitos de Biologia, além dos conceitos de Política, Economia e Sociologia para o desenvolvimento de um raciocínio transdicisplinar, necessário para promover a E.A. numa abordagem da aprendizagem significativa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5647 10.14295/remea.v33i2.5647 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5647 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v33i2.5647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5647/3891 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 142-157 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785033195520 |