Contribuições da Pedagogia Waldorf para uma educação ambiental crítica: o processo pedagógico na Escola Waldorf Rural Dendê da Serra em Uruçuca-BAContributions of the Waldorf Pedagogy for a critical and emancipatory environmental education from the study of the pedagogical process at the Waldorf Rural School Dendê da Serra in Uruçuca-BAContribuciones de la Pedagogía Waldorf para una educación ambiental critica y emancipatoria a partir del estudio del proceso pedagógico en la Escuela Waldorf Rural Dendê da Serra en Uruçuca-BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ziegler, Sandra Sylvia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lima, Gustavo Ferreira da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7443
Resumo: No cenário das múltiplas crises contemporâneas, em especial da crise ambiental se faz necessário formar indivíduos críticos, autônomos e transformadores do entorno social. O presente estudo propõe investigar possíveis contribuições da Pedagogia Waldorf para uma educação ambiental critica e emancipatória a partir do estudo do processo pedagógico e da sustentabilidade na infraestrutura do ambiente escolar na Escola Waldorf Rural Dendê da Serra em Uruçuca-BA. Por meio da pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica com a observação do cotidiano escolar, a análise documental do Projeto Político-Pedagógico e Planos de Curso e entrevistas semiestruturada, organizados em núcleos temáticos e analisados a partir do referencial teórico encontramos segundo os pontos investigados na escola, uma perspectiva holística, sistêmica, complexa que favorece à inserção crítica da questão ambiental na educação. In the context of the multiple contemporary crises that we face, especially the environmental crisis, the model of economic, technological and social development establishes the modus vivendi that governs humanity, within a mechanistic, fragmentary and linear thinking that fractions the world and subjugates The traditional knowledge of mankind to scientific knowledge. Faced with this vision, it is necessary to seek possibilities for the education of the critical individual, autonomous and transforming the social environment. The present study aimed to investigate the possible contributions of the Waldorf Pedagogy to a critical and emancipatory environmental education from the study of environmental education in the pedagogical process and sustainability in the school environment infrastructure at the Waldorf Rural School Dendê da Serra in Uruçuca-BA. En el escenario de las múltiples crisis contemporáneas con que nos enfrentamos, en especial de la crisis ambiental, el modelo de desarrollo económico, tecnológico y social establecen el modus vivendi que rige a la humanidad, dentro de un pensamiento mecanicista, fragmentario y lineal que fracciona el mundo y subyuga Los saberes tradicionales de la humanidad al conocimiento científico. Ante esta visión se hace necesario buscar posibilidades de educación del individuo crítico, autónomo y transformador del entorno social. El presente estudio tuvo propuesto investigar posibles contribuciones de la Pedagogía Waldorf para una educación ambiental crítica y emancipatoria a partir del estudio de la educación ambiental en el proceso pedagógico y de la sostenibilidad en la infraestructura del ambiente escolar en la Escuela Waldorf Rural Dendê da Serra en Uruçuca-BA.
id FURG-9_9a2f63817d4ace022e9fcc7c5527a1eb
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7443
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Contribuições da Pedagogia Waldorf para uma educação ambiental crítica: o processo pedagógico na Escola Waldorf Rural Dendê da Serra em Uruçuca-BAContributions of the Waldorf Pedagogy for a critical and emancipatory environmental education from the study of the pedagogical process at the Waldorf Rural School Dendê da Serra in Uruçuca-BAContribuciones de la Pedagogía Waldorf para una educación ambiental critica y emancipatoria a partir del estudio del proceso pedagógico en la Escuela Waldorf Rural Dendê da Serra en Uruçuca-BAEducação Ambiental. Pedagogia Waldorf. Processo Pedagógico.No cenário das múltiplas crises contemporâneas, em especial da crise ambiental se faz necessário formar indivíduos críticos, autônomos e transformadores do entorno social. O presente estudo propõe investigar possíveis contribuições da Pedagogia Waldorf para uma educação ambiental critica e emancipatória a partir do estudo do processo pedagógico e da sustentabilidade na infraestrutura do ambiente escolar na Escola Waldorf Rural Dendê da Serra em Uruçuca-BA. Por meio da pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica com a observação do cotidiano escolar, a análise documental do Projeto Político-Pedagógico e Planos de Curso e entrevistas semiestruturada, organizados em núcleos temáticos e analisados a partir do referencial teórico encontramos segundo os pontos investigados na escola, uma perspectiva holística, sistêmica, complexa que favorece à inserção crítica da questão ambiental na educação. In the context of the multiple contemporary crises that we face, especially the environmental crisis, the model of economic, technological and social development establishes the modus vivendi that governs humanity, within a mechanistic, fragmentary and linear thinking that fractions the world and subjugates The traditional knowledge of mankind to scientific knowledge. Faced with this vision, it is necessary to seek possibilities for the education of the critical individual, autonomous and transforming the social environment. The present study aimed to investigate the possible contributions of the Waldorf Pedagogy to a critical and emancipatory environmental education from the study of environmental education in the pedagogical process and sustainability in the school environment infrastructure at the Waldorf Rural School Dendê da Serra in Uruçuca-BA. En el escenario de las múltiples crisis contemporáneas con que nos enfrentamos, en especial de la crisis ambiental, el modelo de desarrollo económico, tecnológico y social establecen el modus vivendi que rige a la humanidad, dentro de un pensamiento mecanicista, fragmentario y lineal que fracciona el mundo y subyuga Los saberes tradicionales de la humanidad al conocimiento científico. Ante esta visión se hace necesario buscar posibilidades de educación del individuo crítico, autónomo y transformador del entorno social. El presente estudio tuvo propuesto investigar posibles contribuciones de la Pedagogía Waldorf para una educación ambiental crítica y emancipatoria a partir del estudio de la educación ambiental en el proceso pedagógico y de la sostenibilidad en la infraestructura del ambiente escolar en la Escuela Waldorf Rural Dendê da Serra en Uruçuca-BA.Lepidus2018-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativa e etnográficaapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/744310.14295/remea.v35i1.7443REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 296-3141517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7443/5196Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessZiegler, Sandra SylviaLima, Gustavo Ferreira da Costa2018-05-18T11:28:08Zoai:periodicos.furg.br:article/7443Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-05-18T11:28:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da Pedagogia Waldorf para uma educação ambiental crítica: o processo pedagógico na Escola Waldorf Rural Dendê da Serra em Uruçuca-BAContributions of the Waldorf Pedagogy for a critical and emancipatory environmental education from the study of the pedagogical process at the Waldorf Rural School Dendê da Serra in Uruçuca-BAContribuciones de la Pedagogía Waldorf para una educación ambiental critica y emancipatoria a partir del estudio del proceso pedagógico en la Escuela Waldorf Rural Dendê da Serra en Uruçuca-BA
title Contribuições da Pedagogia Waldorf para uma educação ambiental crítica: o processo pedagógico na Escola Waldorf Rural Dendê da Serra em Uruçuca-BAContributions of the Waldorf Pedagogy for a critical and emancipatory environmental education from the study of the pedagogical process at the Waldorf Rural School Dendê da Serra in Uruçuca-BAContribuciones de la Pedagogía Waldorf para una educación ambiental critica y emancipatoria a partir del estudio del proceso pedagógico en la Escuela Waldorf Rural Dendê da Serra en Uruçuca-BA
spellingShingle Contribuições da Pedagogia Waldorf para uma educação ambiental crítica: o processo pedagógico na Escola Waldorf Rural Dendê da Serra em Uruçuca-BAContributions of the Waldorf Pedagogy for a critical and emancipatory environmental education from the study of the pedagogical process at the Waldorf Rural School Dendê da Serra in Uruçuca-BAContribuciones de la Pedagogía Waldorf para una educación ambiental critica y emancipatoria a partir del estudio del proceso pedagógico en la Escuela Waldorf Rural Dendê da Serra en Uruçuca-BA
Ziegler, Sandra Sylvia
Educação Ambiental. Pedagogia Waldorf. Processo Pedagógico.
title_short Contribuições da Pedagogia Waldorf para uma educação ambiental crítica: o processo pedagógico na Escola Waldorf Rural Dendê da Serra em Uruçuca-BAContributions of the Waldorf Pedagogy for a critical and emancipatory environmental education from the study of the pedagogical process at the Waldorf Rural School Dendê da Serra in Uruçuca-BAContribuciones de la Pedagogía Waldorf para una educación ambiental critica y emancipatoria a partir del estudio del proceso pedagógico en la Escuela Waldorf Rural Dendê da Serra en Uruçuca-BA
title_full Contribuições da Pedagogia Waldorf para uma educação ambiental crítica: o processo pedagógico na Escola Waldorf Rural Dendê da Serra em Uruçuca-BAContributions of the Waldorf Pedagogy for a critical and emancipatory environmental education from the study of the pedagogical process at the Waldorf Rural School Dendê da Serra in Uruçuca-BAContribuciones de la Pedagogía Waldorf para una educación ambiental critica y emancipatoria a partir del estudio del proceso pedagógico en la Escuela Waldorf Rural Dendê da Serra en Uruçuca-BA
title_fullStr Contribuições da Pedagogia Waldorf para uma educação ambiental crítica: o processo pedagógico na Escola Waldorf Rural Dendê da Serra em Uruçuca-BAContributions of the Waldorf Pedagogy for a critical and emancipatory environmental education from the study of the pedagogical process at the Waldorf Rural School Dendê da Serra in Uruçuca-BAContribuciones de la Pedagogía Waldorf para una educación ambiental critica y emancipatoria a partir del estudio del proceso pedagógico en la Escuela Waldorf Rural Dendê da Serra en Uruçuca-BA
title_full_unstemmed Contribuições da Pedagogia Waldorf para uma educação ambiental crítica: o processo pedagógico na Escola Waldorf Rural Dendê da Serra em Uruçuca-BAContributions of the Waldorf Pedagogy for a critical and emancipatory environmental education from the study of the pedagogical process at the Waldorf Rural School Dendê da Serra in Uruçuca-BAContribuciones de la Pedagogía Waldorf para una educación ambiental critica y emancipatoria a partir del estudio del proceso pedagógico en la Escuela Waldorf Rural Dendê da Serra en Uruçuca-BA
title_sort Contribuições da Pedagogia Waldorf para uma educação ambiental crítica: o processo pedagógico na Escola Waldorf Rural Dendê da Serra em Uruçuca-BAContributions of the Waldorf Pedagogy for a critical and emancipatory environmental education from the study of the pedagogical process at the Waldorf Rural School Dendê da Serra in Uruçuca-BAContribuciones de la Pedagogía Waldorf para una educación ambiental critica y emancipatoria a partir del estudio del proceso pedagógico en la Escuela Waldorf Rural Dendê da Serra en Uruçuca-BA
author Ziegler, Sandra Sylvia
author_facet Ziegler, Sandra Sylvia
Lima, Gustavo Ferreira da Costa
author_role author
author2 Lima, Gustavo Ferreira da Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ziegler, Sandra Sylvia
Lima, Gustavo Ferreira da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Pedagogia Waldorf. Processo Pedagógico.
topic Educação Ambiental. Pedagogia Waldorf. Processo Pedagógico.
description No cenário das múltiplas crises contemporâneas, em especial da crise ambiental se faz necessário formar indivíduos críticos, autônomos e transformadores do entorno social. O presente estudo propõe investigar possíveis contribuições da Pedagogia Waldorf para uma educação ambiental critica e emancipatória a partir do estudo do processo pedagógico e da sustentabilidade na infraestrutura do ambiente escolar na Escola Waldorf Rural Dendê da Serra em Uruçuca-BA. Por meio da pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica com a observação do cotidiano escolar, a análise documental do Projeto Político-Pedagógico e Planos de Curso e entrevistas semiestruturada, organizados em núcleos temáticos e analisados a partir do referencial teórico encontramos segundo os pontos investigados na escola, uma perspectiva holística, sistêmica, complexa que favorece à inserção crítica da questão ambiental na educação. In the context of the multiple contemporary crises that we face, especially the environmental crisis, the model of economic, technological and social development establishes the modus vivendi that governs humanity, within a mechanistic, fragmentary and linear thinking that fractions the world and subjugates The traditional knowledge of mankind to scientific knowledge. Faced with this vision, it is necessary to seek possibilities for the education of the critical individual, autonomous and transforming the social environment. The present study aimed to investigate the possible contributions of the Waldorf Pedagogy to a critical and emancipatory environmental education from the study of environmental education in the pedagogical process and sustainability in the school environment infrastructure at the Waldorf Rural School Dendê da Serra in Uruçuca-BA. En el escenario de las múltiples crisis contemporáneas con que nos enfrentamos, en especial de la crisis ambiental, el modelo de desarrollo económico, tecnológico y social establecen el modus vivendi que rige a la humanidad, dentro de un pensamiento mecanicista, fragmentario y lineal que fracciona el mundo y subyuga Los saberes tradicionales de la humanidad al conocimiento científico. Ante esta visión se hace necesario buscar posibilidades de educación del individuo crítico, autónomo y transformador del entorno social. El presente estudio tuvo propuesto investigar posibles contribuciones de la Pedagogía Waldorf para una educación ambiental crítica y emancipatoria a partir del estudio de la educación ambiental en el proceso pedagógico y de la sostenibilidad en la infraestructura del ambiente escolar en la Escuela Waldorf Rural Dendê da Serra en Uruçuca-BA.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativa e etnográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7443
10.14295/remea.v35i1.7443
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7443
identifier_str_mv 10.14295/remea.v35i1.7443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7443/5196
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 296-314
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786118471680