PEDAGOGIA WALDORF: UM BREVE HISTÓRICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romanelli, Rosely A.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3623
Resumo: Este artigo relata como foi criada a primeira Escola Waldorf, fundada em Stuttgart, Alemanha em 1919, na fábrica de cigarros Waldorf-Astória. Tal fato se deu porque o Sr. Emil M olt, proprietário da empresa, tornou-se simpatizante da teoria social desenvolvida por Rudolf Steiner – a Trimembração Social – e decidiu convidá-lo para criar uma escola que atendesse às questões levantadas por esse pensador. Steiner ministrava cursos e palestras aos operários e estes também ficaram interessados na possibilidade de verem seus filhos sendo formados dentro de um sistema de ensino que considerasse o ser humano e seu desenvolvimento cognitivo com bases no relacionamento social harmônico. Para o entendimento dessas questões, o texto traz informações sobre a teoria social desenvolvida por Steiner e sobre a pedagogia que ela fundamenta, além de descrever como a Trimembração Social influencia a configuração administrativo-pedagógica das Escolas Waldorf
id UNEMAT-5_12dfe4183a5cf12bef763020d7965999
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3623
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling PEDAGOGIA WALDORF: UM BREVE HISTÓRICOPedagogia WaldorfTrimembração Socialdesenvolvimento cognitivo.Este artigo relata como foi criada a primeira Escola Waldorf, fundada em Stuttgart, Alemanha em 1919, na fábrica de cigarros Waldorf-Astória. Tal fato se deu porque o Sr. Emil M olt, proprietário da empresa, tornou-se simpatizante da teoria social desenvolvida por Rudolf Steiner – a Trimembração Social – e decidiu convidá-lo para criar uma escola que atendesse às questões levantadas por esse pensador. Steiner ministrava cursos e palestras aos operários e estes também ficaram interessados na possibilidade de verem seus filhos sendo formados dentro de um sistema de ensino que considerasse o ser humano e seu desenvolvimento cognitivo com bases no relacionamento social harmônico. Para o entendimento dessas questões, o texto traz informações sobre a teoria social desenvolvida por Steiner e sobre a pedagogia que ela fundamenta, além de descrever como a Trimembração Social influencia a configuração administrativo-pedagógica das Escolas WaldorfUNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3623Revista da Faculdade de Educação; v. 10 n. 2 (2008): (JUL/DEZ); 145-1692178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3623/2895Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRomanelli, Rosely A.2021-07-05T10:45:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3623Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:45:47Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGIA WALDORF: UM BREVE HISTÓRICO
title PEDAGOGIA WALDORF: UM BREVE HISTÓRICO
spellingShingle PEDAGOGIA WALDORF: UM BREVE HISTÓRICO
Romanelli, Rosely A.
Pedagogia Waldorf
Trimembração Social
desenvolvimento cognitivo.
title_short PEDAGOGIA WALDORF: UM BREVE HISTÓRICO
title_full PEDAGOGIA WALDORF: UM BREVE HISTÓRICO
title_fullStr PEDAGOGIA WALDORF: UM BREVE HISTÓRICO
title_full_unstemmed PEDAGOGIA WALDORF: UM BREVE HISTÓRICO
title_sort PEDAGOGIA WALDORF: UM BREVE HISTÓRICO
author Romanelli, Rosely A.
author_facet Romanelli, Rosely A.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Romanelli, Rosely A.
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Waldorf
Trimembração Social
desenvolvimento cognitivo.
topic Pedagogia Waldorf
Trimembração Social
desenvolvimento cognitivo.
description Este artigo relata como foi criada a primeira Escola Waldorf, fundada em Stuttgart, Alemanha em 1919, na fábrica de cigarros Waldorf-Astória. Tal fato se deu porque o Sr. Emil M olt, proprietário da empresa, tornou-se simpatizante da teoria social desenvolvida por Rudolf Steiner – a Trimembração Social – e decidiu convidá-lo para criar uma escola que atendesse às questões levantadas por esse pensador. Steiner ministrava cursos e palestras aos operários e estes também ficaram interessados na possibilidade de verem seus filhos sendo formados dentro de um sistema de ensino que considerasse o ser humano e seu desenvolvimento cognitivo com bases no relacionamento social harmônico. Para o entendimento dessas questões, o texto traz informações sobre a teoria social desenvolvida por Steiner e sobre a pedagogia que ela fundamenta, além de descrever como a Trimembração Social influencia a configuração administrativo-pedagógica das Escolas Waldorf
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3623
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3623/2895
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 10 n. 2 (2008): (JUL/DEZ); 145-169
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459478331392