PEDAGOGIA WALDORF: UM BREVE HISTÓRICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3623 |
Resumo: | Este artigo relata como foi criada a primeira Escola Waldorf, fundada em Stuttgart, Alemanha em 1919, na fábrica de cigarros Waldorf-Astória. Tal fato se deu porque o Sr. Emil M olt, proprietário da empresa, tornou-se simpatizante da teoria social desenvolvida por Rudolf Steiner – a Trimembração Social – e decidiu convidá-lo para criar uma escola que atendesse às questões levantadas por esse pensador. Steiner ministrava cursos e palestras aos operários e estes também ficaram interessados na possibilidade de verem seus filhos sendo formados dentro de um sistema de ensino que considerasse o ser humano e seu desenvolvimento cognitivo com bases no relacionamento social harmônico. Para o entendimento dessas questões, o texto traz informações sobre a teoria social desenvolvida por Steiner e sobre a pedagogia que ela fundamenta, além de descrever como a Trimembração Social influencia a configuração administrativo-pedagógica das Escolas Waldorf |
id |
UNEMAT-5_12dfe4183a5cf12bef763020d7965999 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3623 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PEDAGOGIA WALDORF: UM BREVE HISTÓRICOPedagogia WaldorfTrimembração Socialdesenvolvimento cognitivo.Este artigo relata como foi criada a primeira Escola Waldorf, fundada em Stuttgart, Alemanha em 1919, na fábrica de cigarros Waldorf-Astória. Tal fato se deu porque o Sr. Emil M olt, proprietário da empresa, tornou-se simpatizante da teoria social desenvolvida por Rudolf Steiner – a Trimembração Social – e decidiu convidá-lo para criar uma escola que atendesse às questões levantadas por esse pensador. Steiner ministrava cursos e palestras aos operários e estes também ficaram interessados na possibilidade de verem seus filhos sendo formados dentro de um sistema de ensino que considerasse o ser humano e seu desenvolvimento cognitivo com bases no relacionamento social harmônico. Para o entendimento dessas questões, o texto traz informações sobre a teoria social desenvolvida por Steiner e sobre a pedagogia que ela fundamenta, além de descrever como a Trimembração Social influencia a configuração administrativo-pedagógica das Escolas WaldorfUNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3623Revista da Faculdade de Educação; v. 10 n. 2 (2008): (JUL/DEZ); 145-1692178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3623/2895Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRomanelli, Rosely A.2021-07-05T10:45:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3623Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:45:47Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGIA WALDORF: UM BREVE HISTÓRICO |
title |
PEDAGOGIA WALDORF: UM BREVE HISTÓRICO |
spellingShingle |
PEDAGOGIA WALDORF: UM BREVE HISTÓRICO Romanelli, Rosely A. Pedagogia Waldorf Trimembração Social desenvolvimento cognitivo. |
title_short |
PEDAGOGIA WALDORF: UM BREVE HISTÓRICO |
title_full |
PEDAGOGIA WALDORF: UM BREVE HISTÓRICO |
title_fullStr |
PEDAGOGIA WALDORF: UM BREVE HISTÓRICO |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGIA WALDORF: UM BREVE HISTÓRICO |
title_sort |
PEDAGOGIA WALDORF: UM BREVE HISTÓRICO |
author |
Romanelli, Rosely A. |
author_facet |
Romanelli, Rosely A. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romanelli, Rosely A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Waldorf Trimembração Social desenvolvimento cognitivo. |
topic |
Pedagogia Waldorf Trimembração Social desenvolvimento cognitivo. |
description |
Este artigo relata como foi criada a primeira Escola Waldorf, fundada em Stuttgart, Alemanha em 1919, na fábrica de cigarros Waldorf-Astória. Tal fato se deu porque o Sr. Emil M olt, proprietário da empresa, tornou-se simpatizante da teoria social desenvolvida por Rudolf Steiner – a Trimembração Social – e decidiu convidá-lo para criar uma escola que atendesse às questões levantadas por esse pensador. Steiner ministrava cursos e palestras aos operários e estes também ficaram interessados na possibilidade de verem seus filhos sendo formados dentro de um sistema de ensino que considerasse o ser humano e seu desenvolvimento cognitivo com bases no relacionamento social harmônico. Para o entendimento dessas questões, o texto traz informações sobre a teoria social desenvolvida por Steiner e sobre a pedagogia que ela fundamenta, além de descrever como a Trimembração Social influencia a configuração administrativo-pedagógica das Escolas Waldorf |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3623 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3623/2895 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 10 n. 2 (2008): (JUL/DEZ); 145-169 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459478331392 |