O currículo integrado como possibilidade para a formação da ecocidadania:: o Ensino Religioso como espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14244 |
Resumo: | Este artigo resulta de uma pesquisa realizada no contexto da Rede Municipal de ensino do município de Curitiba (Paraná-Brasil). Objetivou-se neste escrito evidenciar, a partir das temáticas indicadas pelas professoras participantes do estudo, que é possível integrar os conteúdos do currículo do Ensino Religioso (ER) para a promoção da Educação Ambiental (EA) na escola. O estudo está ancorado em uma abordagem qualitativa, com o uso de entrevistas semiestruturadas. Constatou-se a partir das temáticas sugeridas pelas participantes que os conteúdos de ER, por meio de uma integração curricular, poderão favorecer o desenvolvimento da EA na escola, sustentando-se essas ações em diferentes correntes pedagógicas e, consequentemente, contribuindo para a formação da ecocidadania. |
id |
FURG-9_9aa079fe0d31a4a92e5e1fe735d5bda7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/14244 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O currículo integrado como possibilidade para a formação da ecocidadania:: o Ensino Religioso como espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental: Integrated curriculum, Religious Education, Environmental Education.Currículo integradoEnsino ReligiosoEducação AmbientalEste artigo resulta de uma pesquisa realizada no contexto da Rede Municipal de ensino do município de Curitiba (Paraná-Brasil). Objetivou-se neste escrito evidenciar, a partir das temáticas indicadas pelas professoras participantes do estudo, que é possível integrar os conteúdos do currículo do Ensino Religioso (ER) para a promoção da Educação Ambiental (EA) na escola. O estudo está ancorado em uma abordagem qualitativa, com o uso de entrevistas semiestruturadas. Constatou-se a partir das temáticas sugeridas pelas participantes que os conteúdos de ER, por meio de uma integração curricular, poderão favorecer o desenvolvimento da EA na escola, sustentando-se essas ações em diferentes correntes pedagógicas e, consequentemente, contribuindo para a formação da ecocidadania.Lepidus2022-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1424410.14295/remea.v39i2.14244REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 39 n. 2 (2022): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 350-3691517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/14244/9804http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, ClaudiaTorales-Campos, Marília Andrade2022-08-30T13:14:35Zoai:periodicos.furg.br:article/14244Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:14:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O currículo integrado como possibilidade para a formação da ecocidadania:: o Ensino Religioso como espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental |
title |
O currículo integrado como possibilidade para a formação da ecocidadania:: o Ensino Religioso como espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental |
spellingShingle |
O currículo integrado como possibilidade para a formação da ecocidadania:: o Ensino Religioso como espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental Gomes, Claudia : Integrated curriculum, Religious Education, Environmental Education. Currículo integrado Ensino Religioso Educação Ambiental |
title_short |
O currículo integrado como possibilidade para a formação da ecocidadania:: o Ensino Religioso como espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental |
title_full |
O currículo integrado como possibilidade para a formação da ecocidadania:: o Ensino Religioso como espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental |
title_fullStr |
O currículo integrado como possibilidade para a formação da ecocidadania:: o Ensino Religioso como espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental |
title_full_unstemmed |
O currículo integrado como possibilidade para a formação da ecocidadania:: o Ensino Religioso como espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental |
title_sort |
O currículo integrado como possibilidade para a formação da ecocidadania:: o Ensino Religioso como espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental |
author |
Gomes, Claudia |
author_facet |
Gomes, Claudia Torales-Campos, Marília Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Torales-Campos, Marília Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Claudia Torales-Campos, Marília Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
: Integrated curriculum, Religious Education, Environmental Education. Currículo integrado Ensino Religioso Educação Ambiental |
topic |
: Integrated curriculum, Religious Education, Environmental Education. Currículo integrado Ensino Religioso Educação Ambiental |
description |
Este artigo resulta de uma pesquisa realizada no contexto da Rede Municipal de ensino do município de Curitiba (Paraná-Brasil). Objetivou-se neste escrito evidenciar, a partir das temáticas indicadas pelas professoras participantes do estudo, que é possível integrar os conteúdos do currículo do Ensino Religioso (ER) para a promoção da Educação Ambiental (EA) na escola. O estudo está ancorado em uma abordagem qualitativa, com o uso de entrevistas semiestruturadas. Constatou-se a partir das temáticas sugeridas pelas participantes que os conteúdos de ER, por meio de uma integração curricular, poderão favorecer o desenvolvimento da EA na escola, sustentando-se essas ações em diferentes correntes pedagógicas e, consequentemente, contribuindo para a formação da ecocidadania. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14244 10.14295/remea.v39i2.14244 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14244 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v39i2.14244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14244/9804 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 39 n. 2 (2022): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 350-369 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041788191506432 |