O currículo integrado como possibilidade para a formação da ecocidadania:: o Ensino Religioso como espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Claudia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Torales-Campos, Marília Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14244
Resumo: Este artigo resulta de uma pesquisa realizada no contexto da Rede Municipal de ensino do município de Curitiba (Paraná-Brasil). Objetivou-se neste escrito evidenciar, a partir das temáticas indicadas pelas professoras participantes do estudo, que é possível integrar os conteúdos do currículo do Ensino Religioso (ER) para a promoção da Educação Ambiental (EA) na escola. O estudo está ancorado em uma abordagem qualitativa, com o uso de entrevistas semiestruturadas. Constatou-se a partir das temáticas sugeridas pelas participantes que os conteúdos de ER, por meio de uma integração curricular, poderão favorecer o desenvolvimento da EA na escola, sustentando-se essas ações em diferentes correntes pedagógicas e, consequentemente, contribuindo para a formação da ecocidadania.
id FURG-9_9aa079fe0d31a4a92e5e1fe735d5bda7
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/14244
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling O currículo integrado como possibilidade para a formação da ecocidadania:: o Ensino Religioso como espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental: Integrated curriculum, Religious Education, Environmental Education.Currículo integradoEnsino ReligiosoEducação AmbientalEste artigo resulta de uma pesquisa realizada no contexto da Rede Municipal de ensino do município de Curitiba (Paraná-Brasil). Objetivou-se neste escrito evidenciar, a partir das temáticas indicadas pelas professoras participantes do estudo, que é possível integrar os conteúdos do currículo do Ensino Religioso (ER) para a promoção da Educação Ambiental (EA) na escola. O estudo está ancorado em uma abordagem qualitativa, com o uso de entrevistas semiestruturadas. Constatou-se a partir das temáticas sugeridas pelas participantes que os conteúdos de ER, por meio de uma integração curricular, poderão favorecer o desenvolvimento da EA na escola, sustentando-se essas ações em diferentes correntes pedagógicas e, consequentemente, contribuindo para a formação da ecocidadania.Lepidus2022-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1424410.14295/remea.v39i2.14244REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 39 n. 2 (2022): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 350-3691517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/14244/9804http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, ClaudiaTorales-Campos, Marília Andrade2022-08-30T13:14:35Zoai:periodicos.furg.br:article/14244Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:14:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo integrado como possibilidade para a formação da ecocidadania:: o Ensino Religioso como espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental
title O currículo integrado como possibilidade para a formação da ecocidadania:: o Ensino Religioso como espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental
spellingShingle O currículo integrado como possibilidade para a formação da ecocidadania:: o Ensino Religioso como espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental
Gomes, Claudia
: Integrated curriculum, Religious Education, Environmental Education.
Currículo integrado
Ensino Religioso
Educação Ambiental
title_short O currículo integrado como possibilidade para a formação da ecocidadania:: o Ensino Religioso como espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental
title_full O currículo integrado como possibilidade para a formação da ecocidadania:: o Ensino Religioso como espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental
title_fullStr O currículo integrado como possibilidade para a formação da ecocidadania:: o Ensino Religioso como espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental
title_full_unstemmed O currículo integrado como possibilidade para a formação da ecocidadania:: o Ensino Religioso como espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental
title_sort O currículo integrado como possibilidade para a formação da ecocidadania:: o Ensino Religioso como espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental
author Gomes, Claudia
author_facet Gomes, Claudia
Torales-Campos, Marília Andrade
author_role author
author2 Torales-Campos, Marília Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Claudia
Torales-Campos, Marília Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv : Integrated curriculum, Religious Education, Environmental Education.
Currículo integrado
Ensino Religioso
Educação Ambiental
topic : Integrated curriculum, Religious Education, Environmental Education.
Currículo integrado
Ensino Religioso
Educação Ambiental
description Este artigo resulta de uma pesquisa realizada no contexto da Rede Municipal de ensino do município de Curitiba (Paraná-Brasil). Objetivou-se neste escrito evidenciar, a partir das temáticas indicadas pelas professoras participantes do estudo, que é possível integrar os conteúdos do currículo do Ensino Religioso (ER) para a promoção da Educação Ambiental (EA) na escola. O estudo está ancorado em uma abordagem qualitativa, com o uso de entrevistas semiestruturadas. Constatou-se a partir das temáticas sugeridas pelas participantes que os conteúdos de ER, por meio de uma integração curricular, poderão favorecer o desenvolvimento da EA na escola, sustentando-se essas ações em diferentes correntes pedagógicas e, consequentemente, contribuindo para a formação da ecocidadania.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14244
10.14295/remea.v39i2.14244
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14244
identifier_str_mv 10.14295/remea.v39i2.14244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14244/9804
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 39 n. 2 (2022): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 350-369
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041788191506432