Educação profissional técnica e ensino médio: a perspectiva de formação integrada em discussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Cleide Aparecida de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: https://acervo.ufvjm.edu.br/items/03c38ffc-f220-446e-bea0-753d83a7e61e
Resumo: A formação integrada da Educação Profissional Técnica de Nível Médio à educação geral, instituída pelo Decreto Federal nº 5.154/2004, é compreendida como uma importante medida para consolidar a base unitária de ensino, na última etapa da Educação Básica. Uma alternativa que se coloca em oposição à histórica dualidade entre a formação técnica e formação propedêutica, e se propõe a melhoria da qualidade do ensino em Nível Médio numa perspectiva integrada. Nesse sentido, o Instituto Federal (IF), com a oferta de cursos integrados, tem a possibilidade de promover uma formação profissional aliada ao conhecimento geral, superando a perspectiva de uma formação destinada meramente para o mercado de trabalho. Considerando o exposto, a presente pesquisa teve por objetivo analisar o processo de implementação e organização da proposta curricular de formação técnica integrada à formação geral, tendo como referência, o Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – campus Pirapora. No desenvolvimento desta investigação, o traçado metodológico foi definido pela perspectiva qualitativa. Este percurso envolveu uma revisão bibliográfica baseada apoiada, principalmente, nas contribuições dos autores Ciavatta (2012), Fazenda (2011), Frigotto (2012), Ramos (2012), Sacristán (2000), Santomé (1998), Silva (1999); uma análise documental do Projeto do Curso em estudo, e a realização de entrevistas semiestruturadas com professores, coordenador de curso e profissional do núcleo pedagógico do IF. A discussão e a interpretação dos dados coletados foram realizadas por meio da análise de conteúdo, fundamentada em Bardin (2009). Os resultados indicaram um curso com organização por disciplinas, cuja prática curricular ainda não se desvencilhou das bases de um trabalho segmentado entre o Ensino Técnico e o Médio. Os profissionais compreendem a necessidade de integração do Ensino Técnico com o médio no processo formativo do curso, e para avançar nesse sentido, indicam como ponto de partida, a reformulação curricular.
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spelling Moura, Cleide Aparecida deCouto, Regina Célia doBraga, Denise da SilvaSantos, Dayse Lúcide SilvaUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Couto, Regina Célia do2019-12-13T23:12:56Z2019-12-13T23:12:56Z20182018-10-22MOURA, Cleide Aparecida de. Educação profissional técnica e ensino médio: a perspectiva de formação integrada em discussão. 2018. 148 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2018.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/03c38ffc-f220-446e-bea0-753d83a7e61eA formação integrada da Educação Profissional Técnica de Nível Médio à educação geral, instituída pelo Decreto Federal nº 5.154/2004, é compreendida como uma importante medida para consolidar a base unitária de ensino, na última etapa da Educação Básica. Uma alternativa que se coloca em oposição à histórica dualidade entre a formação técnica e formação propedêutica, e se propõe a melhoria da qualidade do ensino em Nível Médio numa perspectiva integrada. Nesse sentido, o Instituto Federal (IF), com a oferta de cursos integrados, tem a possibilidade de promover uma formação profissional aliada ao conhecimento geral, superando a perspectiva de uma formação destinada meramente para o mercado de trabalho. Considerando o exposto, a presente pesquisa teve por objetivo analisar o processo de implementação e organização da proposta curricular de formação técnica integrada à formação geral, tendo como referência, o Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – campus Pirapora. No desenvolvimento desta investigação, o traçado metodológico foi definido pela perspectiva qualitativa. Este percurso envolveu uma revisão bibliográfica baseada apoiada, principalmente, nas contribuições dos autores Ciavatta (2012), Fazenda (2011), Frigotto (2012), Ramos (2012), Sacristán (2000), Santomé (1998), Silva (1999); uma análise documental do Projeto do Curso em estudo, e a realização de entrevistas semiestruturadas com professores, coordenador de curso e profissional do núcleo pedagógico do IF. A discussão e a interpretação dos dados coletados foram realizadas por meio da análise de conteúdo, fundamentada em Bardin (2009). Os resultados indicaram um curso com organização por disciplinas, cuja prática curricular ainda não se desvencilhou das bases de um trabalho segmentado entre o Ensino Técnico e o Médio. Os profissionais compreendem a necessidade de integração do Ensino Técnico com o médio no processo formativo do curso, e para avançar nesse sentido, indicam como ponto de partida, a reformulação curricular.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2018.The integrated training of technical vocational education from middle to general education, instituted by Federal Decree No. 5.154/2004 is understood as an important measure to consolidate the unitary teaching base, in the last stage of basic education: an alternative that stands in opposition to the historical duality between technical training and pre-service training, and it proposes to improve the quality of secondary education in an integrated perspective. In this sense, the integrated technical courses offered by the Federal Institute (FI) become an important area of integrated training, having the possibility of contributing significantly to overcoming this dual conception of education. The present research aims to analyze the process of implementation and organization of the curricular proposal of technical training integrated to the general training, presenting as reference, the Technical Course on Integrated Buildings for Secondary Education, Federal Institute of North of Minas Gerais – campus Pirapora (Brazil). In the development of this research, the methodological trajectory was defined by the qualitative perspective. This path involved a bibliographical review supported mainly by the contributions of the authors Ciavatta (2012), Fazenda (2011), Frigotto (2012), Ramos (2012), Sacristán (2000), Santomé (1998), Silva (1999); a documentary analysis of the project of the course under study, and the accomplishment of semi-structured interviews with teachers, course coordinator and professional of the pedagogical nucleus of the FI. The discussion and interpretation of the data collected were carried out through content analysis based on Bardin (2009). The results indicated a course with organization by disciplines, whose curricular practice hasn’t yet disentangled from the basis of a segmented work between technical and medium education. The idea of materialized integration in the curricular matrix implies in the sum of the hours of the thematic axes: specific and general. The professionals understand the need to integrate the technical education with the middle in the formative process of the course, to advance in this sense, and to indicate as a starting point the curricular reformulation.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessEducação profissional técnica e ensino médio: a perspectiva de formação integrada em discussãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducação profissionalCurrículoCurrículo integradoProfessional educationCurriculumIntegrated curriculumreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILcleide_aparecida_moura.pdf.jpgcleide_aparecida_moura.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2585https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/04576fa1-8fa4-4f9a-83ed-ee8bd11a134a/download38a1ef533e45bccab09483d9bee9b27fMD58falseAnonymousREADORIGINALcleide_aparecida_moura.pdfcleide_aparecida_moura.pdfapplication/pdf1669087https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/4c9594c0-2053-405a-933c-746572197f62/download7840a09545576eaa23ffa94d6921912eMD56trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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