Educação ambiental e educação multicultural:: promovendo a criticidade em uma trilha interpretativa indígena com estudantes de licenciatura em química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/12957 |
Resumo: | This research aimed to evaluate the process of participation of students of Chemistry Degree of Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia (IFBA)-Campus Porto Seguro, BA, in an Interpretative Trail in the Pataxó Village of Jaqueira Reserve in Porto Seguro, BA conceived according to assumptions of Critical Environmental Education and Critical Multicultural Education. The results indicated that it was possible to develop Environmental and Multicultural Education following a critical approach on an indigenous trail, favoring awareness, change towards critical thinking and attitudes of reciprocity towards the environment and society itself. However, it was also observed the need for further discussion and debate of these issues in an interdisciplinary and critical aspect in the Chemistry Undergraduate in Chemistry of IFBA, Campus Porto Seguro. |
id |
FURG-9_9c4f6b28b3021c0a0ca9edfed1ea81b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/12957 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental e educação multicultural:: promovendo a criticidade em uma trilha interpretativa indígena com estudantes de licenciatura em químicaEnvironmental EducationMulticultural EducationIndigenous TrailsEducación AmbientalEducación MulticulturalSendero indígenaEducação AmbientalEducação MulticulturalReserva IndígenaThis research aimed to evaluate the process of participation of students of Chemistry Degree of Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia (IFBA)-Campus Porto Seguro, BA, in an Interpretative Trail in the Pataxó Village of Jaqueira Reserve in Porto Seguro, BA conceived according to assumptions of Critical Environmental Education and Critical Multicultural Education. The results indicated that it was possible to develop Environmental and Multicultural Education following a critical approach on an indigenous trail, favoring awareness, change towards critical thinking and attitudes of reciprocity towards the environment and society itself. However, it was also observed the need for further discussion and debate of these issues in an interdisciplinary and critical aspect in the Chemistry Undergraduate in Chemistry of IFBA, Campus Porto Seguro.Esta investigación tuvo como objetivo evaluar el proceso de participación de estudiantes de pregrado en Química del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Bahía (IFBA) - Campus Porto Seguro, BA, en un Sendero Interpretativo en la Aldea Pataxó de la Reserva da Jaqueira en Porto Seguro, BA concebida de acuerdo con los supuestos de Educación Ambiental y de Educación Multicultural Críticos. Los resultados indicaron que es posible desarrollar la Educación Ambiental y la Multicultural siguiendo un enfoque crítico en un sendero indígena, favoreciendo la conciencia, el cambio hacia el pensamiento crítico y las actitudes de reciprocidad hacia el medio ambiente y la sociedad misma. Sin embargo, también era necesario seguir discutiendo y debatiendo estos temas de manera interdisciplinaria y crítica, en el Curo Superior de Química en IFBA, Campus de Porto Seguro.Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o processo de participação dos estudantes de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Porto Seguro, BA, em uma Trilha Interpretativa na Aldeia Pataxó da Reserva da Jaqueira em Porto Seguro, BA concebida segundo pressupostos da Educação Ambiental e da Educação Multicultural Críticas. Os resultados indicaram ser possível desenvolver a Educação Ambiental e Multicultural seguindo uma abordagem crítica em uma trilha indígena, favorecendo a sensibilização, a mudança em direção ao pensamento crítico e atitudes de reciprocidade para com o meio ambiente e a própria sociedade. Contudo, percebeu-se também a necessidade de uma maior discussão e debates desses temas em uma vertente interdisciplinar e crítica, no Curso Superior de Licenciatura em Química do IFBA, Campus Porto Seguro.Lepidus2022-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1295710.14295/remea.v39i2.12957REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 39 n. 2 (2022): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 308-3291517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/12957/9802http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite, André BúrigoOliveira de Almeida, Rosiléia Cristina de Sousa, Ana Lima, Luciano da Silva 2022-08-30T13:14:35Zoai:periodicos.furg.br:article/12957Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:14:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental e educação multicultural:: promovendo a criticidade em uma trilha interpretativa indígena com estudantes de licenciatura em química |
title |
Educação ambiental e educação multicultural:: promovendo a criticidade em uma trilha interpretativa indígena com estudantes de licenciatura em química |
spellingShingle |
Educação ambiental e educação multicultural:: promovendo a criticidade em uma trilha interpretativa indígena com estudantes de licenciatura em química Leite, André Búrigo Environmental Education Multicultural Education Indigenous Trails Educación Ambiental Educación Multicultural Sendero indígena Educação Ambiental Educação Multicultural Reserva Indígena |
title_short |
Educação ambiental e educação multicultural:: promovendo a criticidade em uma trilha interpretativa indígena com estudantes de licenciatura em química |
title_full |
Educação ambiental e educação multicultural:: promovendo a criticidade em uma trilha interpretativa indígena com estudantes de licenciatura em química |
title_fullStr |
Educação ambiental e educação multicultural:: promovendo a criticidade em uma trilha interpretativa indígena com estudantes de licenciatura em química |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental e educação multicultural:: promovendo a criticidade em uma trilha interpretativa indígena com estudantes de licenciatura em química |
title_sort |
Educação ambiental e educação multicultural:: promovendo a criticidade em uma trilha interpretativa indígena com estudantes de licenciatura em química |
author |
Leite, André Búrigo |
author_facet |
Leite, André Búrigo Oliveira de Almeida, Rosiléia Cristina de Sousa, Ana Lima, Luciano da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira de Almeida, Rosiléia Cristina de Sousa, Ana Lima, Luciano da Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, André Búrigo Oliveira de Almeida, Rosiléia Cristina de Sousa, Ana Lima, Luciano da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Environmental Education Multicultural Education Indigenous Trails Educación Ambiental Educación Multicultural Sendero indígena Educação Ambiental Educação Multicultural Reserva Indígena |
topic |
Environmental Education Multicultural Education Indigenous Trails Educación Ambiental Educación Multicultural Sendero indígena Educação Ambiental Educação Multicultural Reserva Indígena |
description |
This research aimed to evaluate the process of participation of students of Chemistry Degree of Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia (IFBA)-Campus Porto Seguro, BA, in an Interpretative Trail in the Pataxó Village of Jaqueira Reserve in Porto Seguro, BA conceived according to assumptions of Critical Environmental Education and Critical Multicultural Education. The results indicated that it was possible to develop Environmental and Multicultural Education following a critical approach on an indigenous trail, favoring awareness, change towards critical thinking and attitudes of reciprocity towards the environment and society itself. However, it was also observed the need for further discussion and debate of these issues in an interdisciplinary and critical aspect in the Chemistry Undergraduate in Chemistry of IFBA, Campus Porto Seguro. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/12957 10.14295/remea.v39i2.12957 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/12957 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v39i2.12957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/12957/9802 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 39 n. 2 (2022): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 308-329 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041787940896768 |