Educação ambiental e educação multicultural:: promovendo a criticidade em uma trilha interpretativa indígena com estudantes de licenciatura em química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, André Búrigo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira de Almeida, Rosiléia, Cristina de Sousa, Ana, Lima, Luciano da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/12957
Resumo: This research aimed to evaluate the process of participation of students of Chemistry Degree of Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia (IFBA)-Campus Porto Seguro, BA, in an Interpretative Trail in the Pataxó Village of Jaqueira Reserve in Porto Seguro, BA conceived according to assumptions of Critical Environmental Education and Critical Multicultural Education. The results indicated that it was possible to develop Environmental and Multicultural Education following a critical approach on an indigenous trail, favoring awareness, change towards critical thinking and attitudes of reciprocity towards the environment and society itself. However, it was also observed the need for further discussion and debate of these issues in an interdisciplinary and critical aspect in the Chemistry Undergraduate in Chemistry of IFBA, Campus Porto Seguro.
id FURG-9_9c4f6b28b3021c0a0ca9edfed1ea81b4
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/12957
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação ambiental e educação multicultural:: promovendo a criticidade em uma trilha interpretativa indígena com estudantes de licenciatura em químicaEnvironmental EducationMulticultural EducationIndigenous TrailsEducación AmbientalEducación MulticulturalSendero indígenaEducação AmbientalEducação MulticulturalReserva IndígenaThis research aimed to evaluate the process of participation of students of Chemistry Degree of Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia (IFBA)-Campus Porto Seguro, BA, in an Interpretative Trail in the Pataxó Village of Jaqueira Reserve in Porto Seguro, BA conceived according to assumptions of Critical Environmental Education and Critical Multicultural Education. The results indicated that it was possible to develop Environmental and Multicultural Education following a critical approach on an indigenous trail, favoring awareness, change towards critical thinking and attitudes of reciprocity towards the environment and society itself. However, it was also observed the need for further discussion and debate of these issues in an interdisciplinary and critical aspect in the Chemistry Undergraduate in Chemistry of IFBA, Campus Porto Seguro.Esta investigación tuvo como objetivo evaluar el proceso de participación de estudiantes de pregrado en Química del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Bahía (IFBA) - Campus Porto Seguro, BA, en un Sendero Interpretativo en la Aldea Pataxó de la Reserva da Jaqueira en Porto Seguro, BA concebida de acuerdo con los supuestos de Educación Ambiental y de Educación Multicultural Críticos. Los resultados indicaron que es posible desarrollar la Educación Ambiental y la Multicultural siguiendo un enfoque crítico en un sendero indígena, favoreciendo la conciencia, el cambio hacia el pensamiento crítico y las actitudes de reciprocidad hacia el medio ambiente y la sociedad misma. Sin embargo, también era necesario seguir discutiendo y debatiendo estos temas de manera interdisciplinaria y crítica, en el Curo Superior de Química en IFBA, Campus de Porto Seguro.Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o processo de participação dos estudantes de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Porto Seguro, BA, em uma Trilha Interpretativa na Aldeia Pataxó da Reserva da Jaqueira em Porto Seguro, BA concebida segundo pressupostos da Educação Ambiental e da Educação Multicultural Críticas. Os resultados indicaram ser possível desenvolver a Educação Ambiental e Multicultural seguindo uma abordagem crítica em uma trilha indígena, favorecendo a sensibilização, a mudança em direção ao pensamento crítico e atitudes de reciprocidade para com o meio ambiente e a própria sociedade. Contudo, percebeu-se também a necessidade de uma maior discussão e debates desses temas em uma vertente interdisciplinar e crítica, no Curso Superior de Licenciatura em Química do IFBA, Campus Porto Seguro.Lepidus2022-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1295710.14295/remea.v39i2.12957REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 39 n. 2 (2022): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 308-3291517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/12957/9802http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite, André BúrigoOliveira de Almeida, Rosiléia Cristina de Sousa, Ana Lima, Luciano da Silva 2022-08-30T13:14:35Zoai:periodicos.furg.br:article/12957Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:14:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental e educação multicultural:: promovendo a criticidade em uma trilha interpretativa indígena com estudantes de licenciatura em química
title Educação ambiental e educação multicultural:: promovendo a criticidade em uma trilha interpretativa indígena com estudantes de licenciatura em química
spellingShingle Educação ambiental e educação multicultural:: promovendo a criticidade em uma trilha interpretativa indígena com estudantes de licenciatura em química
Leite, André Búrigo
Environmental Education
Multicultural Education
Indigenous Trails
Educación Ambiental
Educación Multicultural
Sendero indígena
Educação Ambiental
Educação Multicultural
Reserva Indígena
title_short Educação ambiental e educação multicultural:: promovendo a criticidade em uma trilha interpretativa indígena com estudantes de licenciatura em química
title_full Educação ambiental e educação multicultural:: promovendo a criticidade em uma trilha interpretativa indígena com estudantes de licenciatura em química
title_fullStr Educação ambiental e educação multicultural:: promovendo a criticidade em uma trilha interpretativa indígena com estudantes de licenciatura em química
title_full_unstemmed Educação ambiental e educação multicultural:: promovendo a criticidade em uma trilha interpretativa indígena com estudantes de licenciatura em química
title_sort Educação ambiental e educação multicultural:: promovendo a criticidade em uma trilha interpretativa indígena com estudantes de licenciatura em química
author Leite, André Búrigo
author_facet Leite, André Búrigo
Oliveira de Almeida, Rosiléia
Cristina de Sousa, Ana
Lima, Luciano da Silva
author_role author
author2 Oliveira de Almeida, Rosiléia
Cristina de Sousa, Ana
Lima, Luciano da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, André Búrigo
Oliveira de Almeida, Rosiléia
Cristina de Sousa, Ana
Lima, Luciano da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Environmental Education
Multicultural Education
Indigenous Trails
Educación Ambiental
Educación Multicultural
Sendero indígena
Educação Ambiental
Educação Multicultural
Reserva Indígena
topic Environmental Education
Multicultural Education
Indigenous Trails
Educación Ambiental
Educación Multicultural
Sendero indígena
Educação Ambiental
Educação Multicultural
Reserva Indígena
description This research aimed to evaluate the process of participation of students of Chemistry Degree of Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia (IFBA)-Campus Porto Seguro, BA, in an Interpretative Trail in the Pataxó Village of Jaqueira Reserve in Porto Seguro, BA conceived according to assumptions of Critical Environmental Education and Critical Multicultural Education. The results indicated that it was possible to develop Environmental and Multicultural Education following a critical approach on an indigenous trail, favoring awareness, change towards critical thinking and attitudes of reciprocity towards the environment and society itself. However, it was also observed the need for further discussion and debate of these issues in an interdisciplinary and critical aspect in the Chemistry Undergraduate in Chemistry of IFBA, Campus Porto Seguro.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/12957
10.14295/remea.v39i2.12957
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/12957
identifier_str_mv 10.14295/remea.v39i2.12957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/12957/9802
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 39 n. 2 (2022): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 308-329
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041787940896768