Educação ambiental e educação multicultural: promovendo a criticidade em uma trilha interpretativa indígena com estudantes de licenciatura em química
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31767 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o processo de participação dos estudantes de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Porto Seguro, BA, em uma Trilha Interpretativa na Aldeia Pataxó da Reserva da Jaqueira em Porto Seguro, BA concebida segundo pressupostos da Educação Ambiental e da Educação Multicultural Críticas. A Educação Ambiental Crítica procura formar sujeitos questionadores, capazes de reconhecer os problemas ambientais e situá-los nas relações desiguais que marcam a sociedade capitalista, de repensar padrões de consumo e de afastar de uma realidade antropocêntrica. A Educação Multicultural Crítica busca o diálogo de saberes entre diferentes culturas, questionando preconceitos e hierarquias. As trilhas asseguram a proximidade com elementos da natureza, espécies da fauna e da flora, áreas em recuperação ou preservadas, podendo possuir pontos históricos, de interpretação, de lazer e de sensibilização ambiental. Dificilmente, em uma trilha interpretativa, as atividades de Educação Ambiental e de Educação Multicultural seguem o perfil crítico. Visando superar essa lacuna, estudou-se a trilha da Lagoa Seca à luz da criticidade. Quando a educação não se atém somente a práticas pontuais, muitas vezes com enfoque naturalístico, mas se propõe a realizar uma reflexão mais complexa, aprofundada, e crítica, torna-se possível tratar da problemática ambiental e multicultural de uma maneira não reducionista. Nesse trabalho foi adotada uma abordagem qualitativa para a produção e análise dos dados seguindo o paradigma da teoria crítica. Os resultados indicaram ser possível desenvolver a Educação Ambiental e a Educação Multicultural seguindo uma abordagem crítica em uma trilha indígena, favorecendo a sensibilização, a mudança em direção ao pensamento crítico e atitudes de reciprocidade para com o meio ambiente e a própria sociedade. Contudo, percebeu-se também a necessidade de uma maior discussão e debates desses temas em uma vertente interdisciplinar e crítica, no Curso Superior de Licenciatura em Química do IFBA, Campus Porto Seguro. |
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A Educação Ambiental Crítica procura formar sujeitos questionadores, capazes de reconhecer os problemas ambientais e situá-los nas relações desiguais que marcam a sociedade capitalista, de repensar padrões de consumo e de afastar de uma realidade antropocêntrica. A Educação Multicultural Crítica busca o diálogo de saberes entre diferentes culturas, questionando preconceitos e hierarquias. As trilhas asseguram a proximidade com elementos da natureza, espécies da fauna e da flora, áreas em recuperação ou preservadas, podendo possuir pontos históricos, de interpretação, de lazer e de sensibilização ambiental. Dificilmente, em uma trilha interpretativa, as atividades de Educação Ambiental e de Educação Multicultural seguem o perfil crítico. Visando superar essa lacuna, estudou-se a trilha da Lagoa Seca à luz da criticidade. Quando a educação não se atém somente a práticas pontuais, muitas vezes com enfoque naturalístico, mas se propõe a realizar uma reflexão mais complexa, aprofundada, e crítica, torna-se possível tratar da problemática ambiental e multicultural de uma maneira não reducionista. Nesse trabalho foi adotada uma abordagem qualitativa para a produção e análise dos dados seguindo o paradigma da teoria crítica. Os resultados indicaram ser possível desenvolver a Educação Ambiental e a Educação Multicultural seguindo uma abordagem crítica em uma trilha indígena, favorecendo a sensibilização, a mudança em direção ao pensamento crítico e atitudes de reciprocidade para com o meio ambiente e a própria sociedade. Contudo, percebeu-se também a necessidade de uma maior discussão e debates desses temas em uma vertente interdisciplinar e crítica, no Curso Superior de Licenciatura em Química do IFBA, Campus Porto Seguro.ABSTRACT: This research aimed to evaluate the process of participation of students of Chemistry Degree of Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia (IFBA) - Campus Porto Seguro, BA, in an Interpretative Trail in the Pataxó Village of Jaqueira Reserve in Porto Seguro, BA conceived according to assumptions of Critical Environmental Education and Critical Multicultural Education. Critical Environmental Education seeks to form questioning subjects, capable of recognizing environmental problems and situate them in the unequal relations that mark capitalist society, reviewing consumption patterns, and seeking to move away from an anthropocentric reality. The Critical Multicultural Education, on the other hand, seeks the dialogue of knowledge between different cultures, questioning prejudices and hierarchies. The trails ensure proximity to elements of nature, species of fauna and flora, areas in recovery or preserved, and they may have historical, interpretation, leisure and environmental awareness points. Difficultly, on an interpretative trail, the activities of Environmental Education and Multicultural Education follow the critical profile. Thus, Lagoa Seca trail was studied in the light of criticality. When education is not restricted to specific practices, often with naturalistic focus, but proposes to carry out a more complex, in-depth, and critical reflection, it becomes possible to deal with the environmental and multicultural problems in a non-reductionist way. In this work was adopted a qualitative approach to the production and analysis of data following the critical theory paradigm. The results indicated that it was possible to develop Environmental Education and Multicultural Education following a critical approach on an indigenous trail, favoring awareness, change towards critical thinking and attitudes of reciprocity towards the environment and society itself. However, it was also observed the need for further discussion and debate of these issues in an interdisciplinary and critical aspect in the Chemistry Undergraduate in hemistry of IFBA, Campus Porto Seguro.Submitted by André Leite (andreburigo@ifba.edu.br) on 2020-03-18T15:23:29Z No. of bitstreams: 1 Tese - repositório - André Búrigo Leite.pdf: 6839048 bytes, checksum: ef6739ae729e4f10c350e095adc3a11d (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2020-04-07T21:42:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese - repositório - André Búrigo Leite.pdf: 6839048 bytes, checksum: ef6739ae729e4f10c350e095adc3a11d (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-07T21:42:36Z (GMT). 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