A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO E A VISÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3369 |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo realizar o levantamento da presença de temas que abordam a Educação Ambiental nas dissertações defendidas no Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e diagnosticar a percepção dos professores orientadores que pertencem ou já pertenceram ao referido programa de pós-graduação quanto aos mesmos temas. Das dissertações analisadas 96% apresentavam temas da Educação Ambiental, entretanto apenas 28,6% dos pesquisados acreditam já ter trabalhado com temas abordados pela Educação Ambiental. Esse dado demonstra um grande desconhecimento por parte dos pesquisados quanto à Educação Ambiental e suas dificuldades em reconhecer a Educação Ambiental como parte de seus trabalhos e do cotidiano de sua vida. Dessa forma, é necessário que sejam levantados e investigados os argumentos e crenças destes professores, os quais apresentam, em seus conceitos ideológicos, preconceitos sobre Educação Ambiental. É vital que os docentes sejam sensibilizados e estimulados a aceitar e desenvolver uma educação que vise a mudanças comportamentais, além de atitudes e valores que determinam um longo processo de mudanças culturais e ações contínuas na atual sociedade. |
id |
FURG-9_9f09bae8c7ae55f420726341bfabd13b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3369 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO E A VISÃO DOCENTEEducação AmbientalPós-graduaçãoPercepção AmbientalEcologiaO presente trabalho teve por objetivo realizar o levantamento da presença de temas que abordam a Educação Ambiental nas dissertações defendidas no Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e diagnosticar a percepção dos professores orientadores que pertencem ou já pertenceram ao referido programa de pós-graduação quanto aos mesmos temas. Das dissertações analisadas 96% apresentavam temas da Educação Ambiental, entretanto apenas 28,6% dos pesquisados acreditam já ter trabalhado com temas abordados pela Educação Ambiental. Esse dado demonstra um grande desconhecimento por parte dos pesquisados quanto à Educação Ambiental e suas dificuldades em reconhecer a Educação Ambiental como parte de seus trabalhos e do cotidiano de sua vida. Dessa forma, é necessário que sejam levantados e investigados os argumentos e crenças destes professores, os quais apresentam, em seus conceitos ideológicos, preconceitos sobre Educação Ambiental. É vital que os docentes sejam sensibilizados e estimulados a aceitar e desenvolver uma educação que vise a mudanças comportamentais, além de atitudes e valores que determinam um longo processo de mudanças culturais e ações contínuas na atual sociedade.Lepidus2013-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/336910.14295/remea.v25i0.3369REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3369/2018Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGraciolli, Suelen Regina Patriarcha-Vinholi Júnior, Airton JoséCosta, Milena VieiraZanon, Ângela Maria2020-08-14T19:58:50Zoai:periodicos.furg.br:article/3369Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:50Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO E A VISÃO DOCENTE |
title |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO E A VISÃO DOCENTE |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO E A VISÃO DOCENTE Graciolli, Suelen Regina Patriarcha- Educação Ambiental Pós-graduação Percepção Ambiental Ecologia |
title_short |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO E A VISÃO DOCENTE |
title_full |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO E A VISÃO DOCENTE |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO E A VISÃO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO E A VISÃO DOCENTE |
title_sort |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO E A VISÃO DOCENTE |
author |
Graciolli, Suelen Regina Patriarcha- |
author_facet |
Graciolli, Suelen Regina Patriarcha- Vinholi Júnior, Airton José Costa, Milena Vieira Zanon, Ângela Maria |
author_role |
author |
author2 |
Vinholi Júnior, Airton José Costa, Milena Vieira Zanon, Ângela Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graciolli, Suelen Regina Patriarcha- Vinholi Júnior, Airton José Costa, Milena Vieira Zanon, Ângela Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Pós-graduação Percepção Ambiental Ecologia |
topic |
Educação Ambiental Pós-graduação Percepção Ambiental Ecologia |
description |
O presente trabalho teve por objetivo realizar o levantamento da presença de temas que abordam a Educação Ambiental nas dissertações defendidas no Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e diagnosticar a percepção dos professores orientadores que pertencem ou já pertenceram ao referido programa de pós-graduação quanto aos mesmos temas. Das dissertações analisadas 96% apresentavam temas da Educação Ambiental, entretanto apenas 28,6% dos pesquisados acreditam já ter trabalhado com temas abordados pela Educação Ambiental. Esse dado demonstra um grande desconhecimento por parte dos pesquisados quanto à Educação Ambiental e suas dificuldades em reconhecer a Educação Ambiental como parte de seus trabalhos e do cotidiano de sua vida. Dessa forma, é necessário que sejam levantados e investigados os argumentos e crenças destes professores, os quais apresentam, em seus conceitos ideológicos, preconceitos sobre Educação Ambiental. É vital que os docentes sejam sensibilizados e estimulados a aceitar e desenvolver uma educação que vise a mudanças comportamentais, além de atitudes e valores que determinam um longo processo de mudanças culturais e ações contínuas na atual sociedade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3369 10.14295/remea.v25i0.3369 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3369 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v25i0.3369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3369/2018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 2010 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783010492416 |