A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO E A VISÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graciolli, Suelen Regina Patriarcha-
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Vinholi Júnior, Airton José, Costa, Milena Vieira, Zanon, Ângela Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3369
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo realizar o levantamento da presença de temas que abordam a Educação Ambiental nas dissertações defendidas no Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e diagnosticar a percepção dos professores orientadores que pertencem ou já pertenceram ao referido programa de pós-graduação quanto aos mesmos temas. Das dissertações analisadas 96% apresentavam temas da Educação Ambiental, entretanto apenas 28,6% dos pesquisados acreditam já ter trabalhado com temas abordados pela Educação Ambiental. Esse dado demonstra um grande desconhecimento por parte dos pesquisados quanto à Educação Ambiental e suas dificuldades em reconhecer a Educação Ambiental como parte de seus trabalhos e do cotidiano de sua vida. Dessa forma, é necessário que sejam levantados e investigados os argumentos e crenças destes professores, os quais apresentam, em seus conceitos ideológicos, preconceitos sobre Educação Ambiental. É vital que os docentes sejam sensibilizados e estimulados a aceitar e desenvolver uma educação que vise a mudanças comportamentais, além de atitudes e valores que determinam um longo processo de mudanças culturais e ações contínuas na atual sociedade.
id FURG-9_9f09bae8c7ae55f420726341bfabd13b
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3369
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO E A VISÃO DOCENTEEducação AmbientalPós-graduaçãoPercepção AmbientalEcologiaO presente trabalho teve por objetivo realizar o levantamento da presença de temas que abordam a Educação Ambiental nas dissertações defendidas no Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e diagnosticar a percepção dos professores orientadores que pertencem ou já pertenceram ao referido programa de pós-graduação quanto aos mesmos temas. Das dissertações analisadas 96% apresentavam temas da Educação Ambiental, entretanto apenas 28,6% dos pesquisados acreditam já ter trabalhado com temas abordados pela Educação Ambiental. Esse dado demonstra um grande desconhecimento por parte dos pesquisados quanto à Educação Ambiental e suas dificuldades em reconhecer a Educação Ambiental como parte de seus trabalhos e do cotidiano de sua vida. Dessa forma, é necessário que sejam levantados e investigados os argumentos e crenças destes professores, os quais apresentam, em seus conceitos ideológicos, preconceitos sobre Educação Ambiental. É vital que os docentes sejam sensibilizados e estimulados a aceitar e desenvolver uma educação que vise a mudanças comportamentais, além de atitudes e valores que determinam um longo processo de mudanças culturais e ações contínuas na atual sociedade.Lepidus2013-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/336910.14295/remea.v25i0.3369REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3369/2018Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGraciolli, Suelen Regina Patriarcha-Vinholi Júnior, Airton JoséCosta, Milena VieiraZanon, Ângela Maria2020-08-14T19:58:50Zoai:periodicos.furg.br:article/3369Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:50Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO E A VISÃO DOCENTE
title A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO E A VISÃO DOCENTE
spellingShingle A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO E A VISÃO DOCENTE
Graciolli, Suelen Regina Patriarcha-
Educação Ambiental
Pós-graduação
Percepção Ambiental
Ecologia
title_short A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO E A VISÃO DOCENTE
title_full A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO E A VISÃO DOCENTE
title_fullStr A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO E A VISÃO DOCENTE
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO E A VISÃO DOCENTE
title_sort A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO E A VISÃO DOCENTE
author Graciolli, Suelen Regina Patriarcha-
author_facet Graciolli, Suelen Regina Patriarcha-
Vinholi Júnior, Airton José
Costa, Milena Vieira
Zanon, Ângela Maria
author_role author
author2 Vinholi Júnior, Airton José
Costa, Milena Vieira
Zanon, Ângela Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Graciolli, Suelen Regina Patriarcha-
Vinholi Júnior, Airton José
Costa, Milena Vieira
Zanon, Ângela Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Pós-graduação
Percepção Ambiental
Ecologia
topic Educação Ambiental
Pós-graduação
Percepção Ambiental
Ecologia
description O presente trabalho teve por objetivo realizar o levantamento da presença de temas que abordam a Educação Ambiental nas dissertações defendidas no Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e diagnosticar a percepção dos professores orientadores que pertencem ou já pertenceram ao referido programa de pós-graduação quanto aos mesmos temas. Das dissertações analisadas 96% apresentavam temas da Educação Ambiental, entretanto apenas 28,6% dos pesquisados acreditam já ter trabalhado com temas abordados pela Educação Ambiental. Esse dado demonstra um grande desconhecimento por parte dos pesquisados quanto à Educação Ambiental e suas dificuldades em reconhecer a Educação Ambiental como parte de seus trabalhos e do cotidiano de sua vida. Dessa forma, é necessário que sejam levantados e investigados os argumentos e crenças destes professores, os quais apresentam, em seus conceitos ideológicos, preconceitos sobre Educação Ambiental. É vital que os docentes sejam sensibilizados e estimulados a aceitar e desenvolver uma educação que vise a mudanças comportamentais, além de atitudes e valores que determinam um longo processo de mudanças culturais e ações contínuas na atual sociedade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3369
10.14295/remea.v25i0.3369
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3369
identifier_str_mv 10.14295/remea.v25i0.3369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3369/2018
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 2010
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783010492416