A educação ambiental nas escolas da rede pública de Manaus-AM: uma perspectiva no indicador da qualidade do ensino do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Raline Aparecida Moraes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Loureiro, Renata da Silva, Gomes, Ana Suel Cardoso, Silva, Ane Caroline Gurgel, Carvalho, Thaís Billalba, Magalhães, Alessandra Alves da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4710
Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada em 14 escolas da rede pública de Manaus – AM, sobre o conhecimento dos alunos relacionados à educação ambiental. Analisou-se a relação entre o conhecimento dos escolares com a nota atribuída as escolas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é um indicador da qualidade de ensino do Brasil. Os resultados evidenciam que não houve diferença no nível de conhecimento antes e após a realização das ações educativas entre as escolas com menor e maior IDEB (teste t independente, t> -1,83; p> 0,09) sobre temas ambientais. Embora as escolas com maior IDEB tenham mostrado melhor aproveitamento das atividades (teste t independente, t= -2,50; p= 0,03), são necessárias medidas políticas para efetivar a educação ambiental nas escolas da rede pública de Manaus.
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