A educação ambiental nas escolas da rede pública de Manaus-AM: uma perspectiva no indicador da qualidade do ensino do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4710 |
Resumo: | Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada em 14 escolas da rede pública de Manaus – AM, sobre o conhecimento dos alunos relacionados à educação ambiental. Analisou-se a relação entre o conhecimento dos escolares com a nota atribuída as escolas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é um indicador da qualidade de ensino do Brasil. Os resultados evidenciam que não houve diferença no nível de conhecimento antes e após a realização das ações educativas entre as escolas com menor e maior IDEB (teste t independente, t> -1,83; p> 0,09) sobre temas ambientais. Embora as escolas com maior IDEB tenham mostrado melhor aproveitamento das atividades (teste t independente, t= -2,50; p= 0,03), são necessárias medidas políticas para efetivar a educação ambiental nas escolas da rede pública de Manaus. |
id |
FURG-9_9f5058e564a6fc52e1ad06c749b44a24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4710 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação ambiental nas escolas da rede pública de Manaus-AM: uma perspectiva no indicador da qualidade do ensino do BrasilAmbienteEducação BásicaIDEBEste artigo é resultado de uma pesquisa realizada em 14 escolas da rede pública de Manaus – AM, sobre o conhecimento dos alunos relacionados à educação ambiental. Analisou-se a relação entre o conhecimento dos escolares com a nota atribuída as escolas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é um indicador da qualidade de ensino do Brasil. Os resultados evidenciam que não houve diferença no nível de conhecimento antes e após a realização das ações educativas entre as escolas com menor e maior IDEB (teste t independente, t> -1,83; p> 0,09) sobre temas ambientais. Embora as escolas com maior IDEB tenham mostrado melhor aproveitamento das atividades (teste t independente, t= -2,50; p= 0,03), são necessárias medidas políticas para efetivar a educação ambiental nas escolas da rede pública de Manaus.Lepidus2015-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodoapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/471010.14295/remea.v0i0.4710REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; EDIÇÃO ESPECIAL IMPRESSA: DOSSIÊ EDUCAÇÃO AMBIENTAL(2015); 38-521517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4710/3387Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Raline Aparecida MoraesLoureiro, Renata da SilvaGomes, Ana Suel CardosoSilva, Ane Caroline GurgelCarvalho, Thaís BillalbaMagalhães, Alessandra Alves da Silva2020-11-16T20:58:14Zoai:periodicos.furg.br:article/4710Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:58:14Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação ambiental nas escolas da rede pública de Manaus-AM: uma perspectiva no indicador da qualidade do ensino do Brasil |
title |
A educação ambiental nas escolas da rede pública de Manaus-AM: uma perspectiva no indicador da qualidade do ensino do Brasil |
spellingShingle |
A educação ambiental nas escolas da rede pública de Manaus-AM: uma perspectiva no indicador da qualidade do ensino do Brasil Guimarães, Raline Aparecida Moraes Ambiente Educação Básica IDEB |
title_short |
A educação ambiental nas escolas da rede pública de Manaus-AM: uma perspectiva no indicador da qualidade do ensino do Brasil |
title_full |
A educação ambiental nas escolas da rede pública de Manaus-AM: uma perspectiva no indicador da qualidade do ensino do Brasil |
title_fullStr |
A educação ambiental nas escolas da rede pública de Manaus-AM: uma perspectiva no indicador da qualidade do ensino do Brasil |
title_full_unstemmed |
A educação ambiental nas escolas da rede pública de Manaus-AM: uma perspectiva no indicador da qualidade do ensino do Brasil |
title_sort |
A educação ambiental nas escolas da rede pública de Manaus-AM: uma perspectiva no indicador da qualidade do ensino do Brasil |
author |
Guimarães, Raline Aparecida Moraes |
author_facet |
Guimarães, Raline Aparecida Moraes Loureiro, Renata da Silva Gomes, Ana Suel Cardoso Silva, Ane Caroline Gurgel Carvalho, Thaís Billalba Magalhães, Alessandra Alves da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Loureiro, Renata da Silva Gomes, Ana Suel Cardoso Silva, Ane Caroline Gurgel Carvalho, Thaís Billalba Magalhães, Alessandra Alves da Silva |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Raline Aparecida Moraes Loureiro, Renata da Silva Gomes, Ana Suel Cardoso Silva, Ane Caroline Gurgel Carvalho, Thaís Billalba Magalhães, Alessandra Alves da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente Educação Básica IDEB |
topic |
Ambiente Educação Básica IDEB |
description |
Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada em 14 escolas da rede pública de Manaus – AM, sobre o conhecimento dos alunos relacionados à educação ambiental. Analisou-se a relação entre o conhecimento dos escolares com a nota atribuída as escolas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é um indicador da qualidade de ensino do Brasil. Os resultados evidenciam que não houve diferença no nível de conhecimento antes e após a realização das ações educativas entre as escolas com menor e maior IDEB (teste t independente, t> -1,83; p> 0,09) sobre temas ambientais. Embora as escolas com maior IDEB tenham mostrado melhor aproveitamento das atividades (teste t independente, t= -2,50; p= 0,03), são necessárias medidas políticas para efetivar a educação ambiental nas escolas da rede pública de Manaus. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Método |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4710 10.14295/remea.v0i0.4710 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4710 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.4710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4710/3387 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; EDIÇÃO ESPECIAL IMPRESSA: DOSSIÊ EDUCAÇÃO AMBIENTAL(2015); 38-52 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784515198976 |