Vivências em educação ambiental em unidades de conservação: caminhantes na trilha da mudança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Witt, Julia Rovena
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Loureiro, Carlos Frederico Bernardo, Anello, Lucia de Fátima Socoowski de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3291
Resumo: Na sociedade moderna capitalista, o paradigma de separação entre ser humano e natureza legitimou relações de dominação e exploração dos bens naturais e também dos seres humanos. Tendo em vista esse contexto e o modo como a gestão de espaços naturais historicamente se estabeleceu no âmbito da conservação da biodiversidade (igualmente fundado na cisão sociedade-natureza), o presente artigo, de caráter ensaístico, discute as vivências de educação ambiental desenvolvidas junto ao “ambiente natural”. Buscando uma interlocução com a teoria crítica, intenta-se trazer para reflexão a questão do modelo de criação de unidades de conservação (UCs), em um contexto de injustiça ambiental e social, traçando-se um paralelo com a questão da conscientização ambiental, em termos freireanos. A partir disso, discute-se premissas teóricas que contribuem para a atuação educativa em UCs, a partir de seus caminhantes e em diálogo e sintonia com a gestão ambiental desses espaços públicos instituídos.
id FURG-9_9f69fe27587187f1ac3ad7fbc3bb1275
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3291
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Vivências em educação ambiental em unidades de conservação: caminhantes na trilha da mudançaunidades de conservaçãoeducação ambientalconscientizaçãoparticipaçãoNa sociedade moderna capitalista, o paradigma de separação entre ser humano e natureza legitimou relações de dominação e exploração dos bens naturais e também dos seres humanos. Tendo em vista esse contexto e o modo como a gestão de espaços naturais historicamente se estabeleceu no âmbito da conservação da biodiversidade (igualmente fundado na cisão sociedade-natureza), o presente artigo, de caráter ensaístico, discute as vivências de educação ambiental desenvolvidas junto ao “ambiente natural”. Buscando uma interlocução com a teoria crítica, intenta-se trazer para reflexão a questão do modelo de criação de unidades de conservação (UCs), em um contexto de injustiça ambiental e social, traçando-se um paralelo com a questão da conscientização ambiental, em termos freireanos. A partir disso, discute-se premissas teóricas que contribuem para a atuação educativa em UCs, a partir de seus caminhantes e em diálogo e sintonia com a gestão ambiental desses espaços públicos instituídos.Lepidus2013-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/329110.14295/remea.v30i1.3291REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 1 (2013); 83-1011517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3291/2221Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessWitt, Julia RovenaLoureiro, Carlos Frederico BernardoAnello, Lucia de Fátima Socoowski de2020-08-14T19:57:45Zoai:periodicos.furg.br:article/3291Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:45Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivências em educação ambiental em unidades de conservação: caminhantes na trilha da mudança
title Vivências em educação ambiental em unidades de conservação: caminhantes na trilha da mudança
spellingShingle Vivências em educação ambiental em unidades de conservação: caminhantes na trilha da mudança
Witt, Julia Rovena
unidades de conservação
educação ambiental
conscientização
participação
title_short Vivências em educação ambiental em unidades de conservação: caminhantes na trilha da mudança
title_full Vivências em educação ambiental em unidades de conservação: caminhantes na trilha da mudança
title_fullStr Vivências em educação ambiental em unidades de conservação: caminhantes na trilha da mudança
title_full_unstemmed Vivências em educação ambiental em unidades de conservação: caminhantes na trilha da mudança
title_sort Vivências em educação ambiental em unidades de conservação: caminhantes na trilha da mudança
author Witt, Julia Rovena
author_facet Witt, Julia Rovena
Loureiro, Carlos Frederico Bernardo
Anello, Lucia de Fátima Socoowski de
author_role author
author2 Loureiro, Carlos Frederico Bernardo
Anello, Lucia de Fátima Socoowski de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Witt, Julia Rovena
Loureiro, Carlos Frederico Bernardo
Anello, Lucia de Fátima Socoowski de
dc.subject.por.fl_str_mv unidades de conservação
educação ambiental
conscientização
participação
topic unidades de conservação
educação ambiental
conscientização
participação
description Na sociedade moderna capitalista, o paradigma de separação entre ser humano e natureza legitimou relações de dominação e exploração dos bens naturais e também dos seres humanos. Tendo em vista esse contexto e o modo como a gestão de espaços naturais historicamente se estabeleceu no âmbito da conservação da biodiversidade (igualmente fundado na cisão sociedade-natureza), o presente artigo, de caráter ensaístico, discute as vivências de educação ambiental desenvolvidas junto ao “ambiente natural”. Buscando uma interlocução com a teoria crítica, intenta-se trazer para reflexão a questão do modelo de criação de unidades de conservação (UCs), em um contexto de injustiça ambiental e social, traçando-se um paralelo com a questão da conscientização ambiental, em termos freireanos. A partir disso, discute-se premissas teóricas que contribuem para a atuação educativa em UCs, a partir de seus caminhantes e em diálogo e sintonia com a gestão ambiental desses espaços públicos instituídos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3291
10.14295/remea.v30i1.3291
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3291
identifier_str_mv 10.14295/remea.v30i1.3291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3291/2221
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 1 (2013); 83-101
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782927654912