Contribuições do marketing para o desenvolvimento do turismo em Unidades de Conservação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4218 |
Resumo: | O turismo é um das atividades que mais cresce na atualidade, e grande parte desse crescimento se deve aos debates, cada vez mais constantes, referentes ao desenvolvimento sustentável. Dentre as atividades turísticas, destaca-se o ecoturismo. A demanda pelo turismo de natureza vem aumentando a cada ano, pois as pessoas vêem nas regiões preservadas um lugar onde possam relaxar e desafogar toda a pressão da vida urbana. Nesse contexto nós temos as Unidades de Conservação, como a principal oferta para essa nova demanda de turistas. No entanto, deve-se ter o cuidado para que o aumento no número de turistas nos destinos preservados não resulte em impactos ambientais e danos irreversíveis à natureza. Além disso, deve-se ressaltar que o turismo pode ser a melhor opção como atividade econômica e, conseqüentemente, para o desenvolvimento da região, em particular àquelas que abrigam Unidades de Conservação. O presente trabalho aborda o apropriado uso do marketing para as Unidades de Conservação como fator de conscientização, visando o desenvolvimento do turismo sustentável. Dessa forma é apresentado o caso do Parque Nacional do Itatiaia, localizado em Itatiaia-RJ, Brasil. Inclui, ainda, conceitos de turismo, marketing para destinos turísticos e a definição das Unidades de Conservação |
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Contribuições do marketing para o desenvolvimento do turismo em Unidades de ConservaçãoTurismoMarketingConscientizaçãoTurismo sustentávelMarketingUnidade de conservaçãoConscientizaçãoTourismMarketingAwarenessO turismo é um das atividades que mais cresce na atualidade, e grande parte desse crescimento se deve aos debates, cada vez mais constantes, referentes ao desenvolvimento sustentável. Dentre as atividades turísticas, destaca-se o ecoturismo. A demanda pelo turismo de natureza vem aumentando a cada ano, pois as pessoas vêem nas regiões preservadas um lugar onde possam relaxar e desafogar toda a pressão da vida urbana. Nesse contexto nós temos as Unidades de Conservação, como a principal oferta para essa nova demanda de turistas. No entanto, deve-se ter o cuidado para que o aumento no número de turistas nos destinos preservados não resulte em impactos ambientais e danos irreversíveis à natureza. Além disso, deve-se ressaltar que o turismo pode ser a melhor opção como atividade econômica e, conseqüentemente, para o desenvolvimento da região, em particular àquelas que abrigam Unidades de Conservação. O presente trabalho aborda o apropriado uso do marketing para as Unidades de Conservação como fator de conscientização, visando o desenvolvimento do turismo sustentável. Dessa forma é apresentado o caso do Parque Nacional do Itatiaia, localizado em Itatiaia-RJ, Brasil. Inclui, ainda, conceitos de turismo, marketing para destinos turísticos e a definição das Unidades de ConservaçãoNowadays, tourism is one of the fastest growing activities, and most of this growth is due to the debates, more constant, referring to sustainable development. Among the tourist activities, highlight the ecotourism. The demand for nature tourism has been increasing every year, because people see at preserved regions a place where they can relax and vent ali the pressure of urban life. In this context we have the Conservation Units, as the main supply to the new demands of tourists. However, you should be careful that the increase in the number of tourists to preserved destinations does not result in environmental impacts and irreversible damage to nature. Furlhermore, it should be emphasized that tourism may be the best option as an economic activíty and, consequently, for the development of the region, parlicularfy those who have Conservation Units. This work deals wíth the appropriate use of marketing to the Conservatíon Units as a factor of awareness, to develop sustainable tourism. Thus is presented the case of the National Park of Itatiaia, located at Itatiaia- RJ, Brazíl. Yet, it includes concepts of tourism, marketing for tourist destinations and the definition of Conservation UnitsAbegão, Luís HenriqueSilva, Fabricia de Farias daMafra, Luiz Antonio StaubHaga, Renan Yuji2017-08-21T13:54:55Z2017-08-21T13:54:55Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4218CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-30T22:08:35Zoai:app.uff.br:1/4218Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:09:53.815185Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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O turismo é um das atividades que mais cresce na atualidade, e grande parte desse crescimento se deve aos debates, cada vez mais constantes, referentes ao desenvolvimento sustentável. Dentre as atividades turísticas, destaca-se o ecoturismo. A demanda pelo turismo de natureza vem aumentando a cada ano, pois as pessoas vêem nas regiões preservadas um lugar onde possam relaxar e desafogar toda a pressão da vida urbana. Nesse contexto nós temos as Unidades de Conservação, como a principal oferta para essa nova demanda de turistas. No entanto, deve-se ter o cuidado para que o aumento no número de turistas nos destinos preservados não resulte em impactos ambientais e danos irreversíveis à natureza. Além disso, deve-se ressaltar que o turismo pode ser a melhor opção como atividade econômica e, conseqüentemente, para o desenvolvimento da região, em particular àquelas que abrigam Unidades de Conservação. O presente trabalho aborda o apropriado uso do marketing para as Unidades de Conservação como fator de conscientização, visando o desenvolvimento do turismo sustentável. Dessa forma é apresentado o caso do Parque Nacional do Itatiaia, localizado em Itatiaia-RJ, Brasil. Inclui, ainda, conceitos de turismo, marketing para destinos turísticos e a definição das Unidades de Conservação |
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