EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO: UM PROCESSO ACELERADO DE EXPANSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Rogério Paiva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3852
Resumo: A problemática da Educação Ambiental não constitui um tema recente nos estabelecimentos de ensino fundamental, no entanto, os esforços para a implantação concreta de programas, diretrizes e sugestões com o propósito de incentivá-la ou promovê-la têm sido mínimos. Desde os anos 90 do século passado o Brasil vem tomando iniciativas que atualmente ganham força na agenda pública. Um registro comprobatório disso é o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), lançado no início do atual governo federal. Contudo, a fim de caracterizar e implementar políticas e programas específicos ao setor, faz-se necessário produzir insumos inerentes ao estado da arte da Educação Ambiental no ensino brasileiro. Em outra vertente, é preciso estabelecer um processo abrangente e sistemático de avaliação do acesso, dos conteúdos, da qualidade e dos resultados finais da Educação Ambiental. Baseado no relatório publicado pelo INEP em 2006 - sobre a Educação Ambiental no Brasil - este artigo pretende contribuir para a avaliação quanto ao acesso.
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