SENSIBILIZANDO ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL QUANTO À POLUIÇÃO POR LIXO MARINHO
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3499 |
Resumo: | Qualquer plano de gerenciamento costeiro deve empreender a sensibilização da comunidade local quanto à poluição por lixo marinho, sendo devidamente orientada pelos princípios e objetivos da Educação Ambiental, que estabelece relações íntimas entre esta comunidade e o seu ambiente. Atividades lúdicas apresentam-se como um bom caminho para sensibilização, principalmente entre crianças, e preferencialmente no ambiente escolar, considerado como formador de cidadãos. Este trabalho fundamentou-se na perspectiva de sensibilizar estudantes do Ensino Fundamental I da rede pública municipal da cidade do Salvador, Bahia, quanto aos problemas associados ao lixo marinho, através do estímulo à percepção ambiental com a aplicação de atividades teóricas, práticas e lúdicas, proporcionando ainda o envolvimento da comunidade local. A unidade escolar escolhida foi a Escola Municipal Paroquial da Vitória, e as atividades propostas envolveram 28 estudantes de 3° e 5° anos, com um total de 15 encontros. Verificou-se a necessidade da participação das professoras no processo de envolvimento dos alunos junto ao tema escolhido, contribuindo com o interesse e a participação nas atividades. O caráter lúdico das ações propostas demonstrou ser atrativo aos estudantes, resultando na percepção ambiental dos mesmos e evidenciando, portanto, que trabalhar tema como lixo marinho pode ser uma excelente oportunidade de estímulo à sensibilização. Deve-se atentar ainda que o vínculo dos participantes com a área pesquisada promove sintonia com a realidade local, auxiliando na obtenção de resultados favoráveis. |
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