Aprendizagem inclusiva: mapas táteis como ferramenta de sensibilização sobre a conservação da natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Leticia Helena Vieira da, Augusto, Thais Camargo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10969
Resumo: Nesta proposta, foram realizadas aulas com ferramentas didáticas alternativas, com intuito de trabalhar a Educação Ambiental e a conservação dos biomas do Paraná. Para tanto, foi realizada uma parceria com a APADEVI (Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual), em Ponta Grossa - PR. As atividades foram realizadas com um mapa tátil representando os principais biomas do Paraná. Para cada bioma foi utilizado material de textura diferenciada, visando facilitar a percepção e a identificação das áreas do mapa através do tato, além de amostras de plantas nativas do Paraná. A análise dos resultados se deu a partir de dois questionários, um anterior e um posterior às atividades desenvolvidas. Pelas respostas foi possível notar a importância do uso do mapa tátil em atividades dinâmicas, sensitivas e inclusivas, proporcionando aprendizagem significativa e aproximando os alunos de conceitos de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.
id FURG-9_ab59a0bf22562ee94ca4b8611b7f5813
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/10969
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem inclusiva: mapas táteis como ferramenta de sensibilização sobre a conservação da naturezaCartografia tátilInclusãoRecursos didáticos.Nesta proposta, foram realizadas aulas com ferramentas didáticas alternativas, com intuito de trabalhar a Educação Ambiental e a conservação dos biomas do Paraná. Para tanto, foi realizada uma parceria com a APADEVI (Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual), em Ponta Grossa - PR. As atividades foram realizadas com um mapa tátil representando os principais biomas do Paraná. Para cada bioma foi utilizado material de textura diferenciada, visando facilitar a percepção e a identificação das áreas do mapa através do tato, além de amostras de plantas nativas do Paraná. A análise dos resultados se deu a partir de dois questionários, um anterior e um posterior às atividades desenvolvidas. Pelas respostas foi possível notar a importância do uso do mapa tátil em atividades dinâmicas, sensitivas e inclusivas, proporcionando aprendizagem significativa e aproximando os alunos de conceitos de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.Lepidus2020-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1096910.14295/remea.v37i3.10969REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 3 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 224-2401517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/10969/7705Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAntiqueira, Lia Maris Orth RitterSilva, Leticia Helena Vieira daAugusto, Thais Camargo2022-08-30T13:18:08Zoai:periodicos.furg.br:article/10969Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:18:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem inclusiva: mapas táteis como ferramenta de sensibilização sobre a conservação da natureza
title Aprendizagem inclusiva: mapas táteis como ferramenta de sensibilização sobre a conservação da natureza
spellingShingle Aprendizagem inclusiva: mapas táteis como ferramenta de sensibilização sobre a conservação da natureza
Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter
Cartografia tátil
Inclusão
Recursos didáticos.
title_short Aprendizagem inclusiva: mapas táteis como ferramenta de sensibilização sobre a conservação da natureza
title_full Aprendizagem inclusiva: mapas táteis como ferramenta de sensibilização sobre a conservação da natureza
title_fullStr Aprendizagem inclusiva: mapas táteis como ferramenta de sensibilização sobre a conservação da natureza
title_full_unstemmed Aprendizagem inclusiva: mapas táteis como ferramenta de sensibilização sobre a conservação da natureza
title_sort Aprendizagem inclusiva: mapas táteis como ferramenta de sensibilização sobre a conservação da natureza
author Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter
author_facet Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter
Silva, Leticia Helena Vieira da
Augusto, Thais Camargo
author_role author
author2 Silva, Leticia Helena Vieira da
Augusto, Thais Camargo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter
Silva, Leticia Helena Vieira da
Augusto, Thais Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia tátil
Inclusão
Recursos didáticos.
topic Cartografia tátil
Inclusão
Recursos didáticos.
description Nesta proposta, foram realizadas aulas com ferramentas didáticas alternativas, com intuito de trabalhar a Educação Ambiental e a conservação dos biomas do Paraná. Para tanto, foi realizada uma parceria com a APADEVI (Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual), em Ponta Grossa - PR. As atividades foram realizadas com um mapa tátil representando os principais biomas do Paraná. Para cada bioma foi utilizado material de textura diferenciada, visando facilitar a percepção e a identificação das áreas do mapa através do tato, além de amostras de plantas nativas do Paraná. A análise dos resultados se deu a partir de dois questionários, um anterior e um posterior às atividades desenvolvidas. Pelas respostas foi possível notar a importância do uso do mapa tátil em atividades dinâmicas, sensitivas e inclusivas, proporcionando aprendizagem significativa e aproximando os alunos de conceitos de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10969
10.14295/remea.v37i3.10969
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10969
identifier_str_mv 10.14295/remea.v37i3.10969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10969/7705
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 3 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 224-240
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041787292876800