Cartografia inclusiva: o uso de mapas táteis no ensino de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bruno da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50894
Resumo: O ensino de Geografia é fundamental para formação cidadã dos nossos discentes. Docentes de Geografia, frequentemente fazem uso da Cartografia para evidenciar fenômenos no espaço geográfico, promovendo a compreensão do espaço vivido pelos nossos discentes. Reconhecendo a importância do ensino de Geografia, devemos considerar a existência de mudanças sociais que impactam diretamente no meio educacional, originando a problemática desta pesquisa, como o caso da conquista dos direitos das pessoas com deficiência. Nesse contexto, a presente pesquisa parte da seguinte questão: Tendo em vista que a Cartografia é uma representação gráfica, como se pode usá-la no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia, para discentes com deficiência visual? Buscando responder essa questão, a pesquisa tem como objetivo principal a construção de uma metodologia de ensino capaz de auxiliar a produção e aplicação de mapas táteis. Para tal, foi preciso debruçar-se em análises, efetuar entrevistas estruturadas com profissionais da educação e graduandos dos cursos de licenciatura em Geografia, realização de oficinas para produção de mapas táteis, fazendo uso das técnicas da Cartografia Tátil com os mais diversos públicos, para se obter informações necessárias para construção de um livro, que reúne desde a parte conceitual sobre deficiência e questões técnicas da Geografia e Cartografia, e a parte prática de como produzir recursos didáticos táteis para auxiliar os professores da educação básica.
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