Proposição de um livro didático para uma abordagem crítica da Educação Ambiental no Ensino Médio brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardozo Figueredo, Rafael
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Limaverde Nascimento, Patricia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13562
Resumo: This article presents a proposal for the process of elaborating a textbook on Critical Environmental Education in Brazilian High School. Based on the assumption of the need to rethink the practice of Environmental Education in formal education, the proposal for free is based on the considerations presented on School Environmental Education and the role of textbooks in Brazilian basic education. Its preparation is based on the guidelines of the National Curriculum Guidelines for Environmental Education - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (BRASIL, 2012) and the Common National Curriculum Base - Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) inferred from the challenges presented by several authors for the improvement of current educational practice in social and environmental issues. not school environment.
id FURG-9_ae730435ff4ba0081cc9f7e9f695a8b6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/13562
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Proposição de um livro didático para uma abordagem crítica da Educação Ambiental no Ensino Médio brasileiroCritical Environmental EducationTextbookHigh SchoolDCNEABNCCEducación Ambiental CríticaLibro de TextoEnseñanza MediaDCNEABNCCEducação Ambiental CríticaLivro DidáticoEnsino MédioDCNEABNCCThis article presents a proposal for the process of elaborating a textbook on Critical Environmental Education in Brazilian High School. Based on the assumption of the need to rethink the practice of Environmental Education in formal education, the proposal for free is based on the considerations presented on School Environmental Education and the role of textbooks in Brazilian basic education. Its preparation is based on the guidelines of the National Curriculum Guidelines for Environmental Education - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (BRASIL, 2012) and the Common National Curriculum Base - Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) inferred from the challenges presented by several authors for the improvement of current educational practice in social and environmental issues. not school environment.Este trabajo presenta la propuesta y el proceso de elaboración de un libro de texto sobre Educación Ambiental Crítica en la Enseñanza Media braliseña. Asumiendo la necesidad de repensar la práctica de la Educación Ambiental en la educación formal, la propuesta del libro se basa en consideraciones presentadas sobre la Educación Ambiental Escolar y el papel del libro de texto en la educación básica brasileña. Su elaboración se consolida a partir de los lineamientos de los Lineamientos Curriculares Nacionales para la Educación Ambiental - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (BRASIL, 2012) y la Base Curricular Nacional Común - Base Nacional Comum Curricular (BRASIL 2018) inferidos de los desafíos presentados por diferentes autores para superar la práctica educativa actual en temas sociales y ambientales en Ambiente escolar.Este trabalho apresenta a proposta e o processo de elaboração de um livro didático de Educação Ambiental Crítica no Ensino Médio brasileiro. Assumindo a necessidade de se repensar a prática da Educação Ambiental na educação formal, a proposição do livro se sustenta a partir de considerações apresentadas sobre a Educação Ambiental escolar e o papel do livro didático na educação básica brasileira. Sua elaboração se consolida a partir das orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (BRASIL, 2012) e da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL 2018) inferidas aos desafios apresentados por diferentes autores para a superação da atual prática educacional sobre as questões socioambientais no ambiente escolar.Lepidus2023-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1356210.14295/remea.v40i1.13562REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 40 n. 1 (2023): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 405-4281517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/13562/10166http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardozo Figueredo, RafaelLimaverde Nascimento, Patricia2023-04-14T20:47:23Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/13562Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2023-04-14T20:47:23Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposição de um livro didático para uma abordagem crítica da Educação Ambiental no Ensino Médio brasileiro
title Proposição de um livro didático para uma abordagem crítica da Educação Ambiental no Ensino Médio brasileiro
spellingShingle Proposição de um livro didático para uma abordagem crítica da Educação Ambiental no Ensino Médio brasileiro
Cardozo Figueredo, Rafael
Critical Environmental Education
Textbook
High School
DCNEA
BNCC
Educación Ambiental Crítica
Libro de Texto
Enseñanza Media
DCNEA
BNCC
Educação Ambiental Crítica
Livro Didático
Ensino Médio
DCNEA
BNCC
title_short Proposição de um livro didático para uma abordagem crítica da Educação Ambiental no Ensino Médio brasileiro
title_full Proposição de um livro didático para uma abordagem crítica da Educação Ambiental no Ensino Médio brasileiro
title_fullStr Proposição de um livro didático para uma abordagem crítica da Educação Ambiental no Ensino Médio brasileiro
title_full_unstemmed Proposição de um livro didático para uma abordagem crítica da Educação Ambiental no Ensino Médio brasileiro
title_sort Proposição de um livro didático para uma abordagem crítica da Educação Ambiental no Ensino Médio brasileiro
author Cardozo Figueredo, Rafael
author_facet Cardozo Figueredo, Rafael
Limaverde Nascimento, Patricia
author_role author
author2 Limaverde Nascimento, Patricia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardozo Figueredo, Rafael
Limaverde Nascimento, Patricia
dc.subject.por.fl_str_mv Critical Environmental Education
Textbook
High School
DCNEA
BNCC
Educación Ambiental Crítica
Libro de Texto
Enseñanza Media
DCNEA
BNCC
Educação Ambiental Crítica
Livro Didático
Ensino Médio
DCNEA
BNCC
topic Critical Environmental Education
Textbook
High School
DCNEA
BNCC
Educación Ambiental Crítica
Libro de Texto
Enseñanza Media
DCNEA
BNCC
Educação Ambiental Crítica
Livro Didático
Ensino Médio
DCNEA
BNCC
description This article presents a proposal for the process of elaborating a textbook on Critical Environmental Education in Brazilian High School. Based on the assumption of the need to rethink the practice of Environmental Education in formal education, the proposal for free is based on the considerations presented on School Environmental Education and the role of textbooks in Brazilian basic education. Its preparation is based on the guidelines of the National Curriculum Guidelines for Environmental Education - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (BRASIL, 2012) and the Common National Curriculum Base - Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) inferred from the challenges presented by several authors for the improvement of current educational practice in social and environmental issues. not school environment.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13562
10.14295/remea.v40i1.13562
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13562
identifier_str_mv 10.14295/remea.v40i1.13562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13562/10166
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 40 n. 1 (2023): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 405-428
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781262516224