Experiências com as TICs e pensamento computacional nos currículos da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1971 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2439 |
Resumo: | Monografia |
id |
UFER_22b0ffb6f72f5b32c383ca353e5f834f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2439 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências com as TICs e pensamento computacional nos currículos da educação infantilCurrículoComputaçãoAprendizagem da criançaDCNEIBNCCCurriculumComputingChild learningDCNEIBNCCCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICAMonografiaThe present work presents a research on Information and Communication Technologies considering its great insertion in the cultural practices of the children and the Computacional Thinking that can be development in games and situations of resolution of problems of the daily life. We define as objective: to investigate how the definitions of the national curricular policies related to the experiences with the ICTs and the Computational Thinking materialize in the pedagogical practices considering directions of teachers of the infantile education. We developed a qualitative and therefore interpretive research using documental research as a data construction procedure, in which we analyzed the DCNEI (BRASIL, 2009) and the BNCC (BRAZIL, 2017) and semi-structured interviews with 10 teachers of the Early Childhood Education of two public institutions , one in Angicos and one in Assu. For the analysis of the data we are inspired by some principles of Backtinian dialogism (DANTAS, 2017). We have identified that national curricular policy documents address and seek to guarantee the teaching and learning of the languages and social practices of ICTs, as well as the experiences that can promote the development of computational thinking. And, in the voices of the interviewing teachers, we defined two axes of meanings: integration of ICT in the curriculum into action and computational thinking in activities. In the analysis, we sought to identify the relationship with the recommendations of the national curricular documents and the approximations of the practices of the teachers with the development of computational thinking even when they were not aware of them. We conclude that greater investments in continuing education are necessary to discuss the analyzed documents, sometimes unknown to the teachers. However, it was possible to notice that the experiences with ICTs and Computational Thinking can be integrated into the curricula of the children's education, since they are concrete experiences of the daily life of the children.O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre Tecnologias de Informação e Comunicação considerando sua grande inserção nas práticas culturais das crianças e o Pensamento Computacional que pode ser desenvolvimento em jogos e situações de resolução de problemas da vida cotidiana. Definimos como objetivo: investigar como as definições das políticas curriculares nacionais relativas às experiências com as TIC’s e o Pensamento Computacional se materializam nas práticas pedagógicas considerando sentidos de professores da educação infantil. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, portanto interpretativa, utilizando como procedimentos para construção dos dados a pesquisa documental, na qual analisamos as DCNEI (BRASIL, 2009) e a BNCC (BRASIL, 2017) e entrevistas semiestruturadas com 10 professoras da Educação Infantil de duas instituições públicas, uma em Angicos e outra em Assu. Para análise dos dados nos inspiramos em alguns princípios do dialogismo Backtiniano (DANTAS, 2017). Identificamos que os documentos da políticas curriculares nacionais abordam e buscam garantir o ensino e aprendizagem das linguagens e práticas sociais das TICs, bem como as experiências que podem promover o desenvolvimento do pensamento computacional. E, nas vozes das professoras entrevistas, definimos dois eixos de sentidos: integração das TICs no currículo em ação e pensamento computacional em atividades. Na análise, fomos buscando identificar a relação com as recomendações dos documentos curriculares nacionais e as aproximações das práticas das professoras com o desenvolvimento do pensamento computacional mesmo quando não tinham consciência delas. Concluímos que são necessários maiores investimentos em formação continuada para discussão dos documentos analisados, por vezes, desconhecidos pelas professoras. No entanto foi possível notar, que as experiências com as TICs e Pensamento Computacional podem ser integradas aos currículos da educação infantil, pois são vivências concretas da vida cotidiana das crianças.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAChagas, Luana Dantashttp://lattes.cnpq.br/Dantas, Elaine Luciana Sobralhttp://lattes.cnpq.br/Cruz, Divoene Pereirahttp://lattes.cnpq.br/Souza, Andrezza Cristina da Silva Barroshttp://lattes.cnpq.br/Oliveira, Erick Mateus Souza2019-12-03T12:39:23Z2019-12-03T12:39:23Z2019-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOliveira(2018) (OLIVEIRA, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1971https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2439porOLIVEIRA, Erick Mateus Souza. Experiências com as TICs e pensamento computacional nos currículos da educação infantil. 2018. 49f. Monografia (Graduação em Computação e Informática), Centro Multidisciplinar de Angicos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-12-20T22:01:05Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2439Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-12-20T22:01:05Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências com as TICs e pensamento computacional nos currículos da educação infantil |
title |
Experiências com as TICs e pensamento computacional nos currículos da educação infantil |
spellingShingle |
Experiências com as TICs e pensamento computacional nos currículos da educação infantil Oliveira, Erick Mateus Souza Currículo Computação Aprendizagem da criança DCNEI BNCC Curriculum Computing Child learning DCNEI BNCC CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA |
title_short |
Experiências com as TICs e pensamento computacional nos currículos da educação infantil |
title_full |
Experiências com as TICs e pensamento computacional nos currículos da educação infantil |
title_fullStr |
Experiências com as TICs e pensamento computacional nos currículos da educação infantil |
title_full_unstemmed |
Experiências com as TICs e pensamento computacional nos currículos da educação infantil |
title_sort |
Experiências com as TICs e pensamento computacional nos currículos da educação infantil |
author |
Oliveira, Erick Mateus Souza |
author_facet |
Oliveira, Erick Mateus Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chagas, Luana Dantas http://lattes.cnpq.br/ Dantas, Elaine Luciana Sobral http://lattes.cnpq.br/ Cruz, Divoene Pereira http://lattes.cnpq.br/ Souza, Andrezza Cristina da Silva Barros http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Erick Mateus Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Computação Aprendizagem da criança DCNEI BNCC Curriculum Computing Child learning DCNEI BNCC CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA |
topic |
Currículo Computação Aprendizagem da criança DCNEI BNCC Curriculum Computing Child learning DCNEI BNCC CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA |
description |
Monografia |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-03T12:39:23Z 2019-12-03T12:39:23Z 2019-03-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Oliveira(2018) (OLIVEIRA, 2018) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1971 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2439 |
identifier_str_mv |
Oliveira(2018) (OLIVEIRA, 2018) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1971 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Erick Mateus Souza. Experiências com as TICs e pensamento computacional nos currículos da educação infantil. 2018. 49f. Monografia (Graduação em Computação e Informática), Centro Multidisciplinar de Angicos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2018. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro Multidisciplinar de Angicos UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro Multidisciplinar de Angicos UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747454543790080 |