EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: MITO OU REALIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2931 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo investigar e analisar como vêm sendo desenvolvidos os conteúdos da educação ambiental no ensino de nível médio, em uma escola federal do Rio de Janeiro. Nesta pesquisa, optou-se por um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, e teve como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário semi-estruturado com a finalidade de analisar as percepções e práticas pedagógicas de ensino dos professores e alunos acerca da temática ambiental. Os dados coletados foram analisados a luz da multirreferencialidade, buscando vários olhares para apreensão da realidade estudada. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que os conteúdos da educação ambiental, nessa etapa escolar, não são priorizados, e há pouca preocupação dos docentes em despertar o espírito crítico dos alunos sobre as questões ambientais. |
id |
FURG-9_b034340f5891cea0cd040414b09d5275 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/2931 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: MITO OU REALIDADEEducação ambientalEnsino médioPráticas pedagógicas.O presente trabalho teve como objetivo investigar e analisar como vêm sendo desenvolvidos os conteúdos da educação ambiental no ensino de nível médio, em uma escola federal do Rio de Janeiro. Nesta pesquisa, optou-se por um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, e teve como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário semi-estruturado com a finalidade de analisar as percepções e práticas pedagógicas de ensino dos professores e alunos acerca da temática ambiental. Os dados coletados foram analisados a luz da multirreferencialidade, buscando vários olhares para apreensão da realidade estudada. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que os conteúdos da educação ambiental, nessa etapa escolar, não são priorizados, e há pouca preocupação dos docentes em despertar o espírito crítico dos alunos sobre as questões ambientais.Lepidus2012-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/293110.14295/remea.v15i0.2931REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 15 (2005): Volume 15 : julho a dezembro de 20051517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2931/1656Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Vera Lucia Bastos daCosta, Maria de Fátima Barrozo daCosta, Marco Antonio Ferreira2020-08-14T20:01:07Zoai:periodicos.furg.br:article/2931Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:01:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: MITO OU REALIDADE |
title |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: MITO OU REALIDADE |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: MITO OU REALIDADE Fonseca, Vera Lucia Bastos da Educação ambiental Ensino médio Práticas pedagógicas. |
title_short |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: MITO OU REALIDADE |
title_full |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: MITO OU REALIDADE |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: MITO OU REALIDADE |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: MITO OU REALIDADE |
title_sort |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: MITO OU REALIDADE |
author |
Fonseca, Vera Lucia Bastos da |
author_facet |
Fonseca, Vera Lucia Bastos da Costa, Maria de Fátima Barrozo da Costa, Marco Antonio Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Maria de Fátima Barrozo da Costa, Marco Antonio Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Vera Lucia Bastos da Costa, Maria de Fátima Barrozo da Costa, Marco Antonio Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Ensino médio Práticas pedagógicas. |
topic |
Educação ambiental Ensino médio Práticas pedagógicas. |
description |
O presente trabalho teve como objetivo investigar e analisar como vêm sendo desenvolvidos os conteúdos da educação ambiental no ensino de nível médio, em uma escola federal do Rio de Janeiro. Nesta pesquisa, optou-se por um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, e teve como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário semi-estruturado com a finalidade de analisar as percepções e práticas pedagógicas de ensino dos professores e alunos acerca da temática ambiental. Os dados coletados foram analisados a luz da multirreferencialidade, buscando vários olhares para apreensão da realidade estudada. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que os conteúdos da educação ambiental, nessa etapa escolar, não são priorizados, e há pouca preocupação dos docentes em despertar o espírito crítico dos alunos sobre as questões ambientais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2931 10.14295/remea.v15i0.2931 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2931 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v15i0.2931 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2931/1656 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 15 (2005): Volume 15 : julho a dezembro de 2005 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041781947236352 |