INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
DOI: | 10.18066/revistaunivap.v22i40.737 |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/737 |
Resumo: | A interdisciplinaridade como prática pedagógica contribui para a interação das disciplinas e contextualização dos conteúdos. Entretanto, a maioria dos docentes encontram dificuldades para realizar essas atividades. O presente trabalho teve por objetivo analisar o desempenho de duas turmas da 1ª série do ensino médio, sobre o ciclo da água, com o intuito de identificar se a interdisciplinaridade adotada como método cotidiano de ensino motiva os discentes, desperta seu interesse e contribui para uma melhor aprendizagem. Por meio de ações interdisciplinares que integram as disciplinares de Biologia, Geografia e Artes, oferecemos aos alunos da turma A uma aula demonstrativa, com a utilização do flanelógrafo e contextualização. E a aplicação de uma aula expositiva para a turma B, sem a utilização de outros instrumentos didáticos e metodologia interdisciplinar. Observamos que a turma A apresentou melhor rendimento, o que contribuiu para maior socialização e participação dos alunos. |
id |
UNIVAP-1_47ed8c23ad5451c87d552a3df969dc93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/737 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
spelling |
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIOinterdisciplinaridadeprática pedagógicaensino médiocontextualizaçãoInterdisciplinaridadeA interdisciplinaridade como prática pedagógica contribui para a interação das disciplinas e contextualização dos conteúdos. Entretanto, a maioria dos docentes encontram dificuldades para realizar essas atividades. O presente trabalho teve por objetivo analisar o desempenho de duas turmas da 1ª série do ensino médio, sobre o ciclo da água, com o intuito de identificar se a interdisciplinaridade adotada como método cotidiano de ensino motiva os discentes, desperta seu interesse e contribui para uma melhor aprendizagem. Por meio de ações interdisciplinares que integram as disciplinares de Biologia, Geografia e Artes, oferecemos aos alunos da turma A uma aula demonstrativa, com a utilização do flanelógrafo e contextualização. E a aplicação de uma aula expositiva para a turma B, sem a utilização de outros instrumentos didáticos e metodologia interdisciplinar. Observamos que a turma A apresentou melhor rendimento, o que contribuiu para maior socialização e participação dos alunos.IBICT2016-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQuantitativo; qualitativo; relato de uma experiência com o ensino médioapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/73710.18066/revistaunivap.v22i40.737Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 101Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 1012237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/737/454Copyright (c) 2016 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Mariana SpalaLordeiro, Mariana AparecidaCastro, Lorena SouzaSantos, EsdrasMalaquias, João Otávio da SilvaFerreira, Laís Amorimde Freitas, Erika Aparecida SilvaWerner, Elias Terra2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/737Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO |
title |
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO Corrêa, Mariana Spala interdisciplinaridade prática pedagógica ensino médio contextualização Interdisciplinaridade Corrêa, Mariana Spala interdisciplinaridade prática pedagógica ensino médio contextualização Interdisciplinaridade |
title_short |
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO |
title_full |
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO |
title_sort |
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO |
author |
Corrêa, Mariana Spala |
author_facet |
Corrêa, Mariana Spala Corrêa, Mariana Spala Lordeiro, Mariana Aparecida Castro, Lorena Souza Santos, Esdras Malaquias, João Otávio da Silva Ferreira, Laís Amorim de Freitas, Erika Aparecida Silva Werner, Elias Terra Lordeiro, Mariana Aparecida Castro, Lorena Souza Santos, Esdras Malaquias, João Otávio da Silva Ferreira, Laís Amorim de Freitas, Erika Aparecida Silva Werner, Elias Terra |
author_role |
author |
author2 |
Lordeiro, Mariana Aparecida Castro, Lorena Souza Santos, Esdras Malaquias, João Otávio da Silva Ferreira, Laís Amorim de Freitas, Erika Aparecida Silva Werner, Elias Terra |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Mariana Spala Lordeiro, Mariana Aparecida Castro, Lorena Souza Santos, Esdras Malaquias, João Otávio da Silva Ferreira, Laís Amorim de Freitas, Erika Aparecida Silva Werner, Elias Terra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
interdisciplinaridade prática pedagógica ensino médio contextualização Interdisciplinaridade |
topic |
interdisciplinaridade prática pedagógica ensino médio contextualização Interdisciplinaridade |
description |
A interdisciplinaridade como prática pedagógica contribui para a interação das disciplinas e contextualização dos conteúdos. Entretanto, a maioria dos docentes encontram dificuldades para realizar essas atividades. O presente trabalho teve por objetivo analisar o desempenho de duas turmas da 1ª série do ensino médio, sobre o ciclo da água, com o intuito de identificar se a interdisciplinaridade adotada como método cotidiano de ensino motiva os discentes, desperta seu interesse e contribui para uma melhor aprendizagem. Por meio de ações interdisciplinares que integram as disciplinares de Biologia, Geografia e Artes, oferecemos aos alunos da turma A uma aula demonstrativa, com a utilização do flanelógrafo e contextualização. E a aplicação de uma aula expositiva para a turma B, sem a utilização de outros instrumentos didáticos e metodologia interdisciplinar. Observamos que a turma A apresentou melhor rendimento, o que contribuiu para maior socialização e participação dos alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Quantitativo; qualitativo; relato de uma experiência com o ensino médio |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/737 10.18066/revistaunivap.v22i40.737 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/737 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v22i40.737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/737/454 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 101 Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 101 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v22i40 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1822178802961219584 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v22i40.737 |