INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Mariana Spala
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lordeiro, Mariana Aparecida, Castro, Lorena Souza, Santos, Esdras, Malaquias, João Otávio da Silva, Ferreira, Laís Amorim, de Freitas, Erika Aparecida Silva, Werner, Elias Terra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/737
Resumo: A interdisciplinaridade como prática pedagógica contribui para a interação das disciplinas e contextualização dos conteúdos. Entretanto, a maioria dos docentes encontram dificuldades para realizar essas atividades. O presente trabalho teve por objetivo analisar o desempenho de duas turmas da 1ª série do ensino médio, sobre o ciclo da água, com o intuito de identificar se a interdisciplinaridade adotada como método cotidiano de ensino motiva os discentes, desperta seu interesse e contribui para uma melhor aprendizagem. Por meio de ações interdisciplinares que integram as disciplinares de Biologia, Geografia e Artes, oferecemos aos alunos da turma A uma aula demonstrativa, com a utilização do flanelógrafo e contextualização. E a aplicação de uma aula expositiva para a turma B, sem a utilização de outros instrumentos didáticos e metodologia interdisciplinar. Observamos que a turma A apresentou melhor rendimento, o que contribuiu para maior socialização e participação dos alunos.
id UNIVAP-1_47ed8c23ad5451c87d552a3df969dc93
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/737
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIOinterdisciplinaridadeprática pedagógicaensino médiocontextualizaçãoInterdisciplinaridadeA interdisciplinaridade como prática pedagógica contribui para a interação das disciplinas e contextualização dos conteúdos. Entretanto, a maioria dos docentes encontram dificuldades para realizar essas atividades. O presente trabalho teve por objetivo analisar o desempenho de duas turmas da 1ª série do ensino médio, sobre o ciclo da água, com o intuito de identificar se a interdisciplinaridade adotada como método cotidiano de ensino motiva os discentes, desperta seu interesse e contribui para uma melhor aprendizagem. Por meio de ações interdisciplinares que integram as disciplinares de Biologia, Geografia e Artes, oferecemos aos alunos da turma A uma aula demonstrativa, com a utilização do flanelógrafo e contextualização. E a aplicação de uma aula expositiva para a turma B, sem a utilização de outros instrumentos didáticos e metodologia interdisciplinar. Observamos que a turma A apresentou melhor rendimento, o que contribuiu para maior socialização e participação dos alunos.IBICT2016-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQuantitativo; qualitativo; relato de uma experiência com o ensino médioapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/73710.18066/revistaunivap.v22i40.737Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 101Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 1012237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/737/454Copyright (c) 2016 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Mariana SpalaLordeiro, Mariana AparecidaCastro, Lorena SouzaSantos, EsdrasMalaquias, João Otávio da SilvaFerreira, Laís Amorimde Freitas, Erika Aparecida SilvaWerner, Elias Terra2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/737Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
title INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
spellingShingle INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
Corrêa, Mariana Spala
interdisciplinaridade
prática pedagógica
ensino médio
contextualização
Interdisciplinaridade
title_short INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
title_full INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
title_fullStr INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
title_sort INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
author Corrêa, Mariana Spala
author_facet Corrêa, Mariana Spala
Lordeiro, Mariana Aparecida
Castro, Lorena Souza
Santos, Esdras
Malaquias, João Otávio da Silva
Ferreira, Laís Amorim
de Freitas, Erika Aparecida Silva
Werner, Elias Terra
author_role author
author2 Lordeiro, Mariana Aparecida
Castro, Lorena Souza
Santos, Esdras
Malaquias, João Otávio da Silva
Ferreira, Laís Amorim
de Freitas, Erika Aparecida Silva
Werner, Elias Terra
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Mariana Spala
Lordeiro, Mariana Aparecida
Castro, Lorena Souza
Santos, Esdras
Malaquias, João Otávio da Silva
Ferreira, Laís Amorim
de Freitas, Erika Aparecida Silva
Werner, Elias Terra
dc.subject.por.fl_str_mv interdisciplinaridade
prática pedagógica
ensino médio
contextualização
Interdisciplinaridade
topic interdisciplinaridade
prática pedagógica
ensino médio
contextualização
Interdisciplinaridade
description A interdisciplinaridade como prática pedagógica contribui para a interação das disciplinas e contextualização dos conteúdos. Entretanto, a maioria dos docentes encontram dificuldades para realizar essas atividades. O presente trabalho teve por objetivo analisar o desempenho de duas turmas da 1ª série do ensino médio, sobre o ciclo da água, com o intuito de identificar se a interdisciplinaridade adotada como método cotidiano de ensino motiva os discentes, desperta seu interesse e contribui para uma melhor aprendizagem. Por meio de ações interdisciplinares que integram as disciplinares de Biologia, Geografia e Artes, oferecemos aos alunos da turma A uma aula demonstrativa, com a utilização do flanelógrafo e contextualização. E a aplicação de uma aula expositiva para a turma B, sem a utilização de outros instrumentos didáticos e metodologia interdisciplinar. Observamos que a turma A apresentou melhor rendimento, o que contribuiu para maior socialização e participação dos alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Quantitativo; qualitativo; relato de uma experiência com o ensino médio
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/737
10.18066/revistaunivap.v22i40.737
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/737
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/737/454
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 101
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 101
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042286534590464