INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Mariana Spala
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lordeiro, Mariana Aparecida, Castro, Lorena Souza, Santos, Esdras, Malaquias, João Otávio da Silva, Ferreira, Laís Amorim, de Freitas, Erika Aparecida Silva, Werner, Elias Terra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
DOI: 10.18066/revistaunivap.v22i40.737
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/737
Resumo: A interdisciplinaridade como prática pedagógica contribui para a interação das disciplinas e contextualização dos conteúdos. Entretanto, a maioria dos docentes encontram dificuldades para realizar essas atividades. O presente trabalho teve por objetivo analisar o desempenho de duas turmas da 1ª série do ensino médio, sobre o ciclo da água, com o intuito de identificar se a interdisciplinaridade adotada como método cotidiano de ensino motiva os discentes, desperta seu interesse e contribui para uma melhor aprendizagem. Por meio de ações interdisciplinares que integram as disciplinares de Biologia, Geografia e Artes, oferecemos aos alunos da turma A uma aula demonstrativa, com a utilização do flanelógrafo e contextualização. E a aplicação de uma aula expositiva para a turma B, sem a utilização de outros instrumentos didáticos e metodologia interdisciplinar. Observamos que a turma A apresentou melhor rendimento, o que contribuiu para maior socialização e participação dos alunos.
id UNIVAP-1_47ed8c23ad5451c87d552a3df969dc93
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/737
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
spelling INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIOinterdisciplinaridadeprática pedagógicaensino médiocontextualizaçãoInterdisciplinaridadeA interdisciplinaridade como prática pedagógica contribui para a interação das disciplinas e contextualização dos conteúdos. Entretanto, a maioria dos docentes encontram dificuldades para realizar essas atividades. O presente trabalho teve por objetivo analisar o desempenho de duas turmas da 1ª série do ensino médio, sobre o ciclo da água, com o intuito de identificar se a interdisciplinaridade adotada como método cotidiano de ensino motiva os discentes, desperta seu interesse e contribui para uma melhor aprendizagem. Por meio de ações interdisciplinares que integram as disciplinares de Biologia, Geografia e Artes, oferecemos aos alunos da turma A uma aula demonstrativa, com a utilização do flanelógrafo e contextualização. E a aplicação de uma aula expositiva para a turma B, sem a utilização de outros instrumentos didáticos e metodologia interdisciplinar. Observamos que a turma A apresentou melhor rendimento, o que contribuiu para maior socialização e participação dos alunos.IBICT2016-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQuantitativo; qualitativo; relato de uma experiência com o ensino médioapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/73710.18066/revistaunivap.v22i40.737Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 101Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 1012237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/737/454Copyright (c) 2016 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Mariana SpalaLordeiro, Mariana AparecidaCastro, Lorena SouzaSantos, EsdrasMalaquias, João Otávio da SilvaFerreira, Laís Amorimde Freitas, Erika Aparecida SilvaWerner, Elias Terra2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/737Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
title INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
spellingShingle INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
Corrêa, Mariana Spala
interdisciplinaridade
prática pedagógica
ensino médio
contextualização
Interdisciplinaridade
Corrêa, Mariana Spala
interdisciplinaridade
prática pedagógica
ensino médio
contextualização
Interdisciplinaridade
title_short INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
title_full INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
title_fullStr INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
title_sort INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E ARTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
author Corrêa, Mariana Spala
author_facet Corrêa, Mariana Spala
Corrêa, Mariana Spala
Lordeiro, Mariana Aparecida
Castro, Lorena Souza
Santos, Esdras
Malaquias, João Otávio da Silva
Ferreira, Laís Amorim
de Freitas, Erika Aparecida Silva
Werner, Elias Terra
Lordeiro, Mariana Aparecida
Castro, Lorena Souza
Santos, Esdras
Malaquias, João Otávio da Silva
Ferreira, Laís Amorim
de Freitas, Erika Aparecida Silva
Werner, Elias Terra
author_role author
author2 Lordeiro, Mariana Aparecida
Castro, Lorena Souza
Santos, Esdras
Malaquias, João Otávio da Silva
Ferreira, Laís Amorim
de Freitas, Erika Aparecida Silva
Werner, Elias Terra
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Mariana Spala
Lordeiro, Mariana Aparecida
Castro, Lorena Souza
Santos, Esdras
Malaquias, João Otávio da Silva
Ferreira, Laís Amorim
de Freitas, Erika Aparecida Silva
Werner, Elias Terra
dc.subject.por.fl_str_mv interdisciplinaridade
prática pedagógica
ensino médio
contextualização
Interdisciplinaridade
topic interdisciplinaridade
prática pedagógica
ensino médio
contextualização
Interdisciplinaridade
description A interdisciplinaridade como prática pedagógica contribui para a interação das disciplinas e contextualização dos conteúdos. Entretanto, a maioria dos docentes encontram dificuldades para realizar essas atividades. O presente trabalho teve por objetivo analisar o desempenho de duas turmas da 1ª série do ensino médio, sobre o ciclo da água, com o intuito de identificar se a interdisciplinaridade adotada como método cotidiano de ensino motiva os discentes, desperta seu interesse e contribui para uma melhor aprendizagem. Por meio de ações interdisciplinares que integram as disciplinares de Biologia, Geografia e Artes, oferecemos aos alunos da turma A uma aula demonstrativa, com a utilização do flanelógrafo e contextualização. E a aplicação de uma aula expositiva para a turma B, sem a utilização de outros instrumentos didáticos e metodologia interdisciplinar. Observamos que a turma A apresentou melhor rendimento, o que contribuiu para maior socialização e participação dos alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Quantitativo; qualitativo; relato de uma experiência com o ensino médio
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/737
10.18066/revistaunivap.v22i40.737
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/737
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/737/454
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 101
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 101
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1822178802961219584
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.737