Dos documentos e aparatos institucionais às mudanças culturais: qual institucionalização das políticas públicas de educação ambiental se quer?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biasoli, Semiramis Albuquerque
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Brianezi, Thais da Silva, Sorrentino, Marcos marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5076
Resumo: Parte-se da experiência dos Coletivos Educadores para Territórios Sustentáveis, estratégia metodológica do Programa Nacional de Formação de Educadoras(es) Ambientais (ProFEA, 2006), para investigar os desafios e estratégias de institucionalização das políticas públicas de educação ambiental. Trabalha-se aqui com as três dimensões das políticas públicas indicadas por Frey (2000) - polity, policy e politcs – e com a proposição de uma quarta dimensão, a política do cotidiano (BIASOLI, 2015), tentando entender como elas se relacionam com os pilares do instituído e do instituinte e com os processos de regulação e emancipação (SANTOS, 2002, 2008). Os resultados apontam que apostar na institucionalização a partir de processos descentralizados e participativos é algo que enfrenta barreiras históricas do campo do instituído (como a falta de continuidade das políticas e de apoio institucional à participação), mas que apresenta resultados concretos e duradouros de enraizamento. Palavras-chave – educação ambiental – políticas públicas – institucionalização – Coletivos Educadores Ambientais.
id FURG-9_b0a79f9b2f4f5e844bd242064734733a
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5076
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Dos documentos e aparatos institucionais às mudanças culturais: qual institucionalização das políticas públicas de educação ambiental se quer?políticas públicasParte-se da experiência dos Coletivos Educadores para Territórios Sustentáveis, estratégia metodológica do Programa Nacional de Formação de Educadoras(es) Ambientais (ProFEA, 2006), para investigar os desafios e estratégias de institucionalização das políticas públicas de educação ambiental. Trabalha-se aqui com as três dimensões das políticas públicas indicadas por Frey (2000) - polity, policy e politcs – e com a proposição de uma quarta dimensão, a política do cotidiano (BIASOLI, 2015), tentando entender como elas se relacionam com os pilares do instituído e do instituinte e com os processos de regulação e emancipação (SANTOS, 2002, 2008). Os resultados apontam que apostar na institucionalização a partir de processos descentralizados e participativos é algo que enfrenta barreiras históricas do campo do instituído (como a falta de continuidade das políticas e de apoio institucional à participação), mas que apresenta resultados concretos e duradouros de enraizamento. Palavras-chave – educação ambiental – políticas públicas – institucionalização – Coletivos Educadores Ambientais.Lepidus2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionmetodoapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/507610.14295/remea.v32i1.5076REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 1 (2015); 309-3281517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5076/3274Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBiasoli, Semiramis AlbuquerqueBrianezi, Thais da SilvaSorrentino, Marcos marcos2020-11-16T20:58:25Zoai:periodicos.furg.br:article/5076Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:58:25Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Dos documentos e aparatos institucionais às mudanças culturais: qual institucionalização das políticas públicas de educação ambiental se quer?
title Dos documentos e aparatos institucionais às mudanças culturais: qual institucionalização das políticas públicas de educação ambiental se quer?
spellingShingle Dos documentos e aparatos institucionais às mudanças culturais: qual institucionalização das políticas públicas de educação ambiental se quer?
Biasoli, Semiramis Albuquerque
políticas públicas
title_short Dos documentos e aparatos institucionais às mudanças culturais: qual institucionalização das políticas públicas de educação ambiental se quer?
title_full Dos documentos e aparatos institucionais às mudanças culturais: qual institucionalização das políticas públicas de educação ambiental se quer?
title_fullStr Dos documentos e aparatos institucionais às mudanças culturais: qual institucionalização das políticas públicas de educação ambiental se quer?
title_full_unstemmed Dos documentos e aparatos institucionais às mudanças culturais: qual institucionalização das políticas públicas de educação ambiental se quer?
title_sort Dos documentos e aparatos institucionais às mudanças culturais: qual institucionalização das políticas públicas de educação ambiental se quer?
author Biasoli, Semiramis Albuquerque
author_facet Biasoli, Semiramis Albuquerque
Brianezi, Thais da Silva
Sorrentino, Marcos marcos
author_role author
author2 Brianezi, Thais da Silva
Sorrentino, Marcos marcos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Biasoli, Semiramis Albuquerque
Brianezi, Thais da Silva
Sorrentino, Marcos marcos
dc.subject.por.fl_str_mv políticas públicas
topic políticas públicas
description Parte-se da experiência dos Coletivos Educadores para Territórios Sustentáveis, estratégia metodológica do Programa Nacional de Formação de Educadoras(es) Ambientais (ProFEA, 2006), para investigar os desafios e estratégias de institucionalização das políticas públicas de educação ambiental. Trabalha-se aqui com as três dimensões das políticas públicas indicadas por Frey (2000) - polity, policy e politcs – e com a proposição de uma quarta dimensão, a política do cotidiano (BIASOLI, 2015), tentando entender como elas se relacionam com os pilares do instituído e do instituinte e com os processos de regulação e emancipação (SANTOS, 2002, 2008). Os resultados apontam que apostar na institucionalização a partir de processos descentralizados e participativos é algo que enfrenta barreiras históricas do campo do instituído (como a falta de continuidade das políticas e de apoio institucional à participação), mas que apresenta resultados concretos e duradouros de enraizamento. Palavras-chave – educação ambiental – políticas públicas – institucionalização – Coletivos Educadores Ambientais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
metodo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5076
10.14295/remea.v32i1.5076
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5076
identifier_str_mv 10.14295/remea.v32i1.5076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5076/3274
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 1 (2015); 309-328
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784946163712