IMPRESSÕES DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS EM RELAÇÃO À VISITAS GUIADAS EM UM ZOOLÓGICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3129 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar, por meio de fotografias, as visitas educativas realizadas no Parque Ecológico de São Carlos (SP) durante o segundo semestre de 2011. As fotografias são indicadas, por alguns autoras/es, para auxiliar na coleta de dados em pesquisas sociais. Acreditamos que as imagens podem motivar a memória das/os participantes da pesquisa quando questionadas/os sobre as potencialidades, dificuldades, sugestões e impressões na análise das visitas. Optamos, também, por acrescentar um tópico no qual essa técnica de coleta de dados é avaliada. As potencialidades e lacunas que emergiram durante o grupo focal estão em consonância com outras pesquisas realizadas no contexto dos zoológicos. Dois aspectos debatidos durante o grupo focal e que parecem ser desafios a serem superados são: a importância de se trabalhar o papel dos zoológicos na conservação ex situ em seus programas de educação ambiental e a profissionalização das/os monitoras/es. A coleta de dados por meio de fotografias fez emergir alguns aspectos importantes para a investigação. No entanto, acreditamos que em uma entrevista individual, as fotografias contribuiriam mais no sentido de subsidiar a lembrança dos acontecimentos do que no presente estudo. |
id |
FURG-9_b0b60891a4f27254d2366a1fd1c62c42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3129 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
IMPRESSÕES DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS EM RELAÇÃO À VISITAS GUIADAS EM UM ZOOLÓGICOFotografiaGrupo FocalZoológicosEducação Ambiental.Este artigo tem por objetivo analisar, por meio de fotografias, as visitas educativas realizadas no Parque Ecológico de São Carlos (SP) durante o segundo semestre de 2011. As fotografias são indicadas, por alguns autoras/es, para auxiliar na coleta de dados em pesquisas sociais. Acreditamos que as imagens podem motivar a memória das/os participantes da pesquisa quando questionadas/os sobre as potencialidades, dificuldades, sugestões e impressões na análise das visitas. Optamos, também, por acrescentar um tópico no qual essa técnica de coleta de dados é avaliada. As potencialidades e lacunas que emergiram durante o grupo focal estão em consonância com outras pesquisas realizadas no contexto dos zoológicos. Dois aspectos debatidos durante o grupo focal e que parecem ser desafios a serem superados são: a importância de se trabalhar o papel dos zoológicos na conservação ex situ em seus programas de educação ambiental e a profissionalização das/os monitoras/es. A coleta de dados por meio de fotografias fez emergir alguns aspectos importantes para a investigação. No entanto, acreditamos que em uma entrevista individual, as fotografias contribuiriam mais no sentido de subsidiar a lembrança dos acontecimentos do que no presente estudo.Lepidus2012-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/312910.14295/remea.v28i0.3129REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 28 (2012): Volume 28 : janeiro a junho de 20121517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3129/1791Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessIared, Valéria GhislotiDi Tullio, ArianeOliveira, Haydêe Torres de2020-08-14T19:58:17Zoai:periodicos.furg.br:article/3129Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:17Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPRESSÕES DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS EM RELAÇÃO À VISITAS GUIADAS EM UM ZOOLÓGICO |
title |
IMPRESSÕES DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS EM RELAÇÃO À VISITAS GUIADAS EM UM ZOOLÓGICO |
spellingShingle |
IMPRESSÕES DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS EM RELAÇÃO À VISITAS GUIADAS EM UM ZOOLÓGICO Iared, Valéria Ghisloti Fotografia Grupo Focal Zoológicos Educação Ambiental. |
title_short |
IMPRESSÕES DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS EM RELAÇÃO À VISITAS GUIADAS EM UM ZOOLÓGICO |
title_full |
IMPRESSÕES DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS EM RELAÇÃO À VISITAS GUIADAS EM UM ZOOLÓGICO |
title_fullStr |
IMPRESSÕES DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS EM RELAÇÃO À VISITAS GUIADAS EM UM ZOOLÓGICO |
title_full_unstemmed |
IMPRESSÕES DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS EM RELAÇÃO À VISITAS GUIADAS EM UM ZOOLÓGICO |
title_sort |
IMPRESSÕES DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS EM RELAÇÃO À VISITAS GUIADAS EM UM ZOOLÓGICO |
author |
Iared, Valéria Ghisloti |
author_facet |
Iared, Valéria Ghisloti Di Tullio, Ariane Oliveira, Haydêe Torres de |
author_role |
author |
author2 |
Di Tullio, Ariane Oliveira, Haydêe Torres de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Iared, Valéria Ghisloti Di Tullio, Ariane Oliveira, Haydêe Torres de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Grupo Focal Zoológicos Educação Ambiental. |
topic |
Fotografia Grupo Focal Zoológicos Educação Ambiental. |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar, por meio de fotografias, as visitas educativas realizadas no Parque Ecológico de São Carlos (SP) durante o segundo semestre de 2011. As fotografias são indicadas, por alguns autoras/es, para auxiliar na coleta de dados em pesquisas sociais. Acreditamos que as imagens podem motivar a memória das/os participantes da pesquisa quando questionadas/os sobre as potencialidades, dificuldades, sugestões e impressões na análise das visitas. Optamos, também, por acrescentar um tópico no qual essa técnica de coleta de dados é avaliada. As potencialidades e lacunas que emergiram durante o grupo focal estão em consonância com outras pesquisas realizadas no contexto dos zoológicos. Dois aspectos debatidos durante o grupo focal e que parecem ser desafios a serem superados são: a importância de se trabalhar o papel dos zoológicos na conservação ex situ em seus programas de educação ambiental e a profissionalização das/os monitoras/es. A coleta de dados por meio de fotografias fez emergir alguns aspectos importantes para a investigação. No entanto, acreditamos que em uma entrevista individual, as fotografias contribuiriam mais no sentido de subsidiar a lembrança dos acontecimentos do que no presente estudo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3129 10.14295/remea.v28i0.3129 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3129 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v28i0.3129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3129/1791 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 28 (2012): Volume 28 : janeiro a junho de 2012 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782477815808 |