Impressões de Educadoras/ES Ambientais em Relação à visitas guiadas em um Zoológico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iared, Valéria Ghisloti
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Di Tullio, Ariane, Oliveira, Haydée Torres de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3840
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar, por meio de fotografias, as visitas educativas realizadas no Parque Ecológico de São Carlos (SP) durante o segundo semestre de 2011. As fotografias são indicadas, por alguns autoras/es, para auxiliar na coleta de dados em pesquisas sociais. Acreditamos que as imagens podem motivar a memória das/os participantes da pesquisa quando questionadas/os sobre as potencialidades, dificuldades, sugestões e impressões na análise das visitas. Optamos, também, por acrescentar um tópico no qual essa técnica de coleta de dados é avaliada. As potencialidades e lacunas que emergiram durante o grupo focal estão em consonância com outras pesquisas realizadas no contexto dos zoológicos. Dois aspectos debatidos durante o grupo focal e que parecem ser desafios a serem superados são: a importância de se trabalhar o papel dos zoológicos na conservação ex situ em seus programas de educação ambiental e a profissionalização das/os monitoras/es. A coleta de dados por meio de fotografias fez emergir alguns aspectos importantes para a investigação. No entanto, acreditamos que em uma entrevista individual, as fotografias contribuiriam mais no sentido de subsidiar a lembrança dos acontecimentos do que no presente estudo.
id FURG_52958ccfdddce97c12e8e757f8598faf
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3840
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Impressões de Educadoras/ES Ambientais em Relação à visitas guiadas em um Zoológico.FotografiaGrupo FocalZoológicosEducação AmbientalPhotoFocus GroupsZoosEnvironmental EducationEste artigo tem por objetivo analisar, por meio de fotografias, as visitas educativas realizadas no Parque Ecológico de São Carlos (SP) durante o segundo semestre de 2011. As fotografias são indicadas, por alguns autoras/es, para auxiliar na coleta de dados em pesquisas sociais. Acreditamos que as imagens podem motivar a memória das/os participantes da pesquisa quando questionadas/os sobre as potencialidades, dificuldades, sugestões e impressões na análise das visitas. Optamos, também, por acrescentar um tópico no qual essa técnica de coleta de dados é avaliada. As potencialidades e lacunas que emergiram durante o grupo focal estão em consonância com outras pesquisas realizadas no contexto dos zoológicos. Dois aspectos debatidos durante o grupo focal e que parecem ser desafios a serem superados são: a importância de se trabalhar o papel dos zoológicos na conservação ex situ em seus programas de educação ambiental e a profissionalização das/os monitoras/es. A coleta de dados por meio de fotografias fez emergir alguns aspectos importantes para a investigação. No entanto, acreditamos que em uma entrevista individual, as fotografias contribuiriam mais no sentido de subsidiar a lembrança dos acontecimentos do que no presente estudo.This article aims to analyze, through photographs, the educational visits in São Carlos Ecological Park (SP) during the second half of 2011. The photographs are indicated by some authors to assist the data collection in social research. We believe that the images can motivate the memory of the participants of research when they are questioned about the potential, problems, suggestions and impressions of the visits. We decided also by adding a topic in which this data collection technique is evaluated. The strengths and weaknesses that emerged during the focus group are consistent with other surveys conducted in the context of zoos. Two issues discussed during the focus group and which appear to be challenges to be overcome are: the importance of working the role of ex situ conservation in zoos in their environmental education programs and the professionalization of guide of the visit. Data collection using photographs gave rise to some important aspects for research. However, we believe that in an individual interview, the photographs would contribute more to subsidize the memory of events than in the present study.2013-09-23T19:36:47Z2013-09-23T19:36:47Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfIARED, Valéria Ghisloti; DI TULLIO, Ariane; OLIVEIRA, Haydée Torres de. Impressões de Educadoras/ES Ambientais em Relação à visitas guiadas em um Zoológico. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 28, janeiro a junho de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3129/1791>. Acesso em: 21 Set 2013.15171256http://repositorio.furg.br/handle/1/3840porIared, Valéria GhislotiDi Tullio, ArianeOliveira, Haydée Torres deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-09-23T19:36:47Zoai:repositorio.furg.br:1/3840Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-09-23T19:36:47Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Impressões de Educadoras/ES Ambientais em Relação à visitas guiadas em um Zoológico.
title Impressões de Educadoras/ES Ambientais em Relação à visitas guiadas em um Zoológico.
spellingShingle Impressões de Educadoras/ES Ambientais em Relação à visitas guiadas em um Zoológico.
Iared, Valéria Ghisloti
Fotografia
Grupo Focal
Zoológicos
Educação Ambiental
Photo
Focus Groups
Zoos
Environmental Education
title_short Impressões de Educadoras/ES Ambientais em Relação à visitas guiadas em um Zoológico.
title_full Impressões de Educadoras/ES Ambientais em Relação à visitas guiadas em um Zoológico.
title_fullStr Impressões de Educadoras/ES Ambientais em Relação à visitas guiadas em um Zoológico.
title_full_unstemmed Impressões de Educadoras/ES Ambientais em Relação à visitas guiadas em um Zoológico.
title_sort Impressões de Educadoras/ES Ambientais em Relação à visitas guiadas em um Zoológico.
author Iared, Valéria Ghisloti
author_facet Iared, Valéria Ghisloti
Di Tullio, Ariane
Oliveira, Haydée Torres de
author_role author
author2 Di Tullio, Ariane
Oliveira, Haydée Torres de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Iared, Valéria Ghisloti
Di Tullio, Ariane
Oliveira, Haydée Torres de
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Grupo Focal
Zoológicos
Educação Ambiental
Photo
Focus Groups
Zoos
Environmental Education
topic Fotografia
Grupo Focal
Zoológicos
Educação Ambiental
Photo
Focus Groups
Zoos
Environmental Education
description Este artigo tem por objetivo analisar, por meio de fotografias, as visitas educativas realizadas no Parque Ecológico de São Carlos (SP) durante o segundo semestre de 2011. As fotografias são indicadas, por alguns autoras/es, para auxiliar na coleta de dados em pesquisas sociais. Acreditamos que as imagens podem motivar a memória das/os participantes da pesquisa quando questionadas/os sobre as potencialidades, dificuldades, sugestões e impressões na análise das visitas. Optamos, também, por acrescentar um tópico no qual essa técnica de coleta de dados é avaliada. As potencialidades e lacunas que emergiram durante o grupo focal estão em consonância com outras pesquisas realizadas no contexto dos zoológicos. Dois aspectos debatidos durante o grupo focal e que parecem ser desafios a serem superados são: a importância de se trabalhar o papel dos zoológicos na conservação ex situ em seus programas de educação ambiental e a profissionalização das/os monitoras/es. A coleta de dados por meio de fotografias fez emergir alguns aspectos importantes para a investigação. No entanto, acreditamos que em uma entrevista individual, as fotografias contribuiriam mais no sentido de subsidiar a lembrança dos acontecimentos do que no presente estudo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-09-23T19:36:47Z
2013-09-23T19:36:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv IARED, Valéria Ghisloti; DI TULLIO, Ariane; OLIVEIRA, Haydée Torres de. Impressões de Educadoras/ES Ambientais em Relação à visitas guiadas em um Zoológico. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 28, janeiro a junho de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3129/1791>. Acesso em: 21 Set 2013.
15171256
http://repositorio.furg.br/handle/1/3840
identifier_str_mv IARED, Valéria Ghisloti; DI TULLIO, Ariane; OLIVEIRA, Haydée Torres de. Impressões de Educadoras/ES Ambientais em Relação à visitas guiadas em um Zoológico. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 28, janeiro a junho de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3129/1791>. Acesso em: 21 Set 2013.
15171256
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187260264218624