Impressões de Educadoras/ES Ambientais em Relação à visitas guiadas em um Zoológico.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/3840 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar, por meio de fotografias, as visitas educativas realizadas no Parque Ecológico de São Carlos (SP) durante o segundo semestre de 2011. As fotografias são indicadas, por alguns autoras/es, para auxiliar na coleta de dados em pesquisas sociais. Acreditamos que as imagens podem motivar a memória das/os participantes da pesquisa quando questionadas/os sobre as potencialidades, dificuldades, sugestões e impressões na análise das visitas. Optamos, também, por acrescentar um tópico no qual essa técnica de coleta de dados é avaliada. As potencialidades e lacunas que emergiram durante o grupo focal estão em consonância com outras pesquisas realizadas no contexto dos zoológicos. Dois aspectos debatidos durante o grupo focal e que parecem ser desafios a serem superados são: a importância de se trabalhar o papel dos zoológicos na conservação ex situ em seus programas de educação ambiental e a profissionalização das/os monitoras/es. A coleta de dados por meio de fotografias fez emergir alguns aspectos importantes para a investigação. No entanto, acreditamos que em uma entrevista individual, as fotografias contribuiriam mais no sentido de subsidiar a lembrança dos acontecimentos do que no presente estudo. |
id |
FURG_52958ccfdddce97c12e8e757f8598faf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/3840 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Impressões de Educadoras/ES Ambientais em Relação à visitas guiadas em um Zoológico.FotografiaGrupo FocalZoológicosEducação AmbientalPhotoFocus GroupsZoosEnvironmental EducationEste artigo tem por objetivo analisar, por meio de fotografias, as visitas educativas realizadas no Parque Ecológico de São Carlos (SP) durante o segundo semestre de 2011. As fotografias são indicadas, por alguns autoras/es, para auxiliar na coleta de dados em pesquisas sociais. Acreditamos que as imagens podem motivar a memória das/os participantes da pesquisa quando questionadas/os sobre as potencialidades, dificuldades, sugestões e impressões na análise das visitas. Optamos, também, por acrescentar um tópico no qual essa técnica de coleta de dados é avaliada. As potencialidades e lacunas que emergiram durante o grupo focal estão em consonância com outras pesquisas realizadas no contexto dos zoológicos. Dois aspectos debatidos durante o grupo focal e que parecem ser desafios a serem superados são: a importância de se trabalhar o papel dos zoológicos na conservação ex situ em seus programas de educação ambiental e a profissionalização das/os monitoras/es. A coleta de dados por meio de fotografias fez emergir alguns aspectos importantes para a investigação. No entanto, acreditamos que em uma entrevista individual, as fotografias contribuiriam mais no sentido de subsidiar a lembrança dos acontecimentos do que no presente estudo.This article aims to analyze, through photographs, the educational visits in São Carlos Ecological Park (SP) during the second half of 2011. The photographs are indicated by some authors to assist the data collection in social research. We believe that the images can motivate the memory of the participants of research when they are questioned about the potential, problems, suggestions and impressions of the visits. We decided also by adding a topic in which this data collection technique is evaluated. The strengths and weaknesses that emerged during the focus group are consistent with other surveys conducted in the context of zoos. Two issues discussed during the focus group and which appear to be challenges to be overcome are: the importance of working the role of ex situ conservation in zoos in their environmental education programs and the professionalization of guide of the visit. Data collection using photographs gave rise to some important aspects for research. However, we believe that in an individual interview, the photographs would contribute more to subsidize the memory of events than in the present study.2013-09-23T19:36:47Z2013-09-23T19:36:47Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfIARED, Valéria Ghisloti; DI TULLIO, Ariane; OLIVEIRA, Haydée Torres de. Impressões de Educadoras/ES Ambientais em Relação à visitas guiadas em um Zoológico. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 28, janeiro a junho de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3129/1791>. Acesso em: 21 Set 2013.15171256http://repositorio.furg.br/handle/1/3840porIared, Valéria GhislotiDi Tullio, ArianeOliveira, Haydée Torres deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-09-23T19:36:47Zoai:repositorio.furg.br:1/3840Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-09-23T19:36:47Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impressões de Educadoras/ES Ambientais em Relação à visitas guiadas em um Zoológico. |
title |
Impressões de Educadoras/ES Ambientais em Relação à visitas guiadas em um Zoológico. |
spellingShingle |
Impressões de Educadoras/ES Ambientais em Relação à visitas guiadas em um Zoológico. Iared, Valéria Ghisloti Fotografia Grupo Focal Zoológicos Educação Ambiental Photo Focus Groups Zoos Environmental Education |
title_short |
Impressões de Educadoras/ES Ambientais em Relação à visitas guiadas em um Zoológico. |
title_full |
Impressões de Educadoras/ES Ambientais em Relação à visitas guiadas em um Zoológico. |
title_fullStr |
Impressões de Educadoras/ES Ambientais em Relação à visitas guiadas em um Zoológico. |
title_full_unstemmed |
Impressões de Educadoras/ES Ambientais em Relação à visitas guiadas em um Zoológico. |
title_sort |
Impressões de Educadoras/ES Ambientais em Relação à visitas guiadas em um Zoológico. |
author |
Iared, Valéria Ghisloti |
author_facet |
Iared, Valéria Ghisloti Di Tullio, Ariane Oliveira, Haydée Torres de |
author_role |
author |
author2 |
Di Tullio, Ariane Oliveira, Haydée Torres de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Iared, Valéria Ghisloti Di Tullio, Ariane Oliveira, Haydée Torres de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Grupo Focal Zoológicos Educação Ambiental Photo Focus Groups Zoos Environmental Education |
topic |
Fotografia Grupo Focal Zoológicos Educação Ambiental Photo Focus Groups Zoos Environmental Education |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar, por meio de fotografias, as visitas educativas realizadas no Parque Ecológico de São Carlos (SP) durante o segundo semestre de 2011. As fotografias são indicadas, por alguns autoras/es, para auxiliar na coleta de dados em pesquisas sociais. Acreditamos que as imagens podem motivar a memória das/os participantes da pesquisa quando questionadas/os sobre as potencialidades, dificuldades, sugestões e impressões na análise das visitas. Optamos, também, por acrescentar um tópico no qual essa técnica de coleta de dados é avaliada. As potencialidades e lacunas que emergiram durante o grupo focal estão em consonância com outras pesquisas realizadas no contexto dos zoológicos. Dois aspectos debatidos durante o grupo focal e que parecem ser desafios a serem superados são: a importância de se trabalhar o papel dos zoológicos na conservação ex situ em seus programas de educação ambiental e a profissionalização das/os monitoras/es. A coleta de dados por meio de fotografias fez emergir alguns aspectos importantes para a investigação. No entanto, acreditamos que em uma entrevista individual, as fotografias contribuiriam mais no sentido de subsidiar a lembrança dos acontecimentos do que no presente estudo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2013-09-23T19:36:47Z 2013-09-23T19:36:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
IARED, Valéria Ghisloti; DI TULLIO, Ariane; OLIVEIRA, Haydée Torres de. Impressões de Educadoras/ES Ambientais em Relação à visitas guiadas em um Zoológico. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 28, janeiro a junho de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3129/1791>. Acesso em: 21 Set 2013. 15171256 http://repositorio.furg.br/handle/1/3840 |
identifier_str_mv |
IARED, Valéria Ghisloti; DI TULLIO, Ariane; OLIVEIRA, Haydée Torres de. Impressões de Educadoras/ES Ambientais em Relação à visitas guiadas em um Zoológico. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 28, janeiro a junho de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3129/1791>. Acesso em: 21 Set 2013. 15171256 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187260264218624 |