Educação ambiental: análise comparativa dos dados obtidos com os atores sociais de uma escola pública de ensino médio de Campina Grande – PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4921 |
Resumo: | O estudo objetivou realizar um comparativo da percepção dos atores sociais, mais diretamente envolvidos com uma escola pública de Campina Grande - PB, acerca das relações entre a PNEA e as práticas de Educação Ambiental. Utilizou-se no estudo o método hermenêutico-sistêmico e o estudo de caso. Observou-se certo descompasso entre as opiniões de cada ator social, bem como elevado nível de distanciamento entre o os fundamentos da Educação Ambiental e as práticas ambientais da instituição. Outros fatores contribuem para a não inserção da Educação Ambiental, dentre eles, a falta de formação complementar dos docentes, o apego ao ensino tradicional e a inércia do Poder Público. Conclui-se que a não aplicabilidade da PNEA ainda é bem considerável, sendo este fator contribuinte para a não inserção da Educação Ambiental na escola. |
id |
FURG-9_b1bcfa6a1a2a1dfcb38b308cbf2df845 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4921 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental: análise comparativa dos dados obtidos com os atores sociais de uma escola pública de ensino médio de Campina Grande – PBEducação AmbientalPNEAEscola PúblicaO estudo objetivou realizar um comparativo da percepção dos atores sociais, mais diretamente envolvidos com uma escola pública de Campina Grande - PB, acerca das relações entre a PNEA e as práticas de Educação Ambiental. Utilizou-se no estudo o método hermenêutico-sistêmico e o estudo de caso. Observou-se certo descompasso entre as opiniões de cada ator social, bem como elevado nível de distanciamento entre o os fundamentos da Educação Ambiental e as práticas ambientais da instituição. Outros fatores contribuem para a não inserção da Educação Ambiental, dentre eles, a falta de formação complementar dos docentes, o apego ao ensino tradicional e a inércia do Poder Público. Conclui-se que a não aplicabilidade da PNEA ainda é bem considerável, sendo este fator contribuinte para a não inserção da Educação Ambiental na escola.Lepidus2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodos hermenêutico-sistêmico e estudo de casoapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/492110.14295/remea.v32i1.4921REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 1 (2015); 58-781517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4921/3261Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlencar, Layana DantasBarbosa, Maria de Fátima NóbregaBarbosa, Erivaldo Moreira2020-11-16T20:58:25Zoai:periodicos.furg.br:article/4921Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:58:25Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental: análise comparativa dos dados obtidos com os atores sociais de uma escola pública de ensino médio de Campina Grande – PB |
title |
Educação ambiental: análise comparativa dos dados obtidos com os atores sociais de uma escola pública de ensino médio de Campina Grande – PB |
spellingShingle |
Educação ambiental: análise comparativa dos dados obtidos com os atores sociais de uma escola pública de ensino médio de Campina Grande – PB Alencar, Layana Dantas Educação Ambiental PNEA Escola Pública |
title_short |
Educação ambiental: análise comparativa dos dados obtidos com os atores sociais de uma escola pública de ensino médio de Campina Grande – PB |
title_full |
Educação ambiental: análise comparativa dos dados obtidos com os atores sociais de uma escola pública de ensino médio de Campina Grande – PB |
title_fullStr |
Educação ambiental: análise comparativa dos dados obtidos com os atores sociais de uma escola pública de ensino médio de Campina Grande – PB |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental: análise comparativa dos dados obtidos com os atores sociais de uma escola pública de ensino médio de Campina Grande – PB |
title_sort |
Educação ambiental: análise comparativa dos dados obtidos com os atores sociais de uma escola pública de ensino médio de Campina Grande – PB |
author |
Alencar, Layana Dantas |
author_facet |
Alencar, Layana Dantas Barbosa, Maria de Fátima Nóbrega Barbosa, Erivaldo Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Maria de Fátima Nóbrega Barbosa, Erivaldo Moreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alencar, Layana Dantas Barbosa, Maria de Fátima Nóbrega Barbosa, Erivaldo Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental PNEA Escola Pública |
topic |
Educação Ambiental PNEA Escola Pública |
description |
O estudo objetivou realizar um comparativo da percepção dos atores sociais, mais diretamente envolvidos com uma escola pública de Campina Grande - PB, acerca das relações entre a PNEA e as práticas de Educação Ambiental. Utilizou-se no estudo o método hermenêutico-sistêmico e o estudo de caso. Observou-se certo descompasso entre as opiniões de cada ator social, bem como elevado nível de distanciamento entre o os fundamentos da Educação Ambiental e as práticas ambientais da instituição. Outros fatores contribuem para a não inserção da Educação Ambiental, dentre eles, a falta de formação complementar dos docentes, o apego ao ensino tradicional e a inércia do Poder Público. Conclui-se que a não aplicabilidade da PNEA ainda é bem considerável, sendo este fator contribuinte para a não inserção da Educação Ambiental na escola. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Métodos hermenêutico-sistêmico e estudo de caso |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4921 10.14295/remea.v32i1.4921 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4921 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v32i1.4921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4921/3261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 1 (2015); 58-78 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784906317824 |