A inserção da educação ambiental nos documentos que norteiam os diferentes níveis de formaçãoThe insertion of environmental education in the documents norteing the different levels of trainingLa inserción de la educación ambiental en los documentos que nortee los diferentes niveles de formación

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miotto, Haline da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gonçalves, Raul Calixto, Dinardi, Ailton Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8583
Resumo: A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, ou seja, não cabe somente a educação básica ou a educação superior proporcionar espaços de formação ambiental. Diante deste direcionamento, este artigo procurou analisar a inserção da Educação Ambiental nos documentos que norteiam o ambiente educacional das escolas e das universidades, através da análise de sete Projetos Político Pedagógico (PPP) de escolas públicas estaduais e de dezesseis Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), das licenciaturas da Universidade Federal do Pampa. Como resultados, pode-se inferir que não há uma discussão aprofundada sobre o tema, sendo que estes resultados reforçam a tese de que necessitamos rediscutir a questão ambiental, como tema formador, em todos os níveis educacionais. Environmental education is an essential and permanent component of national education, at all levels and modalities of the educational process, ie it is not only basic education or higher education to provide spaces for environmental education. In this direction, this article sought to analyze the insertion of Environmental Education in the documents that guide the educational environment of schools and universities, through the analysis of seven Political Projects Pedagogical (PPP) of state public schools and sixteen Pedagogical Projects of Course (PPC ), of the degrees of the Federal University of Pampa. As results, it can be inferred that there is no in-depth discussion on the topic, and these results reinforce the thesis that we need to rediscute the environmental issue, as a training theme, at all levels of education. La Educación Ambiental es un componente esencial y permanente de la educación nacional, en todos los niveles y modalidades del proceso educativo, o sea, no cabe solamente la educación básica o la educación superior proporcionar espacios de formación ambiental. En este sentido, este artículo buscó analizar la inserción de la Educación Ambiental en los documentos que orientan el ambiente educativo de las escuelas y de las universidades, a través del análisis de siete Proyectos Político Pedagógico (PPP) de escuelas públicas estatales y de dieciséis Proyectos Pedagógicos de Curso (PPC) de las licenciaturas de la Universidad Federal de Pampa. Como resultados, se puede inferir que no hay una discusión en profundidad sobre el tema, siendo que estos resultados refuerzan la tesis de que necesitamos rediscutir la cuestión ambiental, como tema formador, en todos los niveles educativos.
id FURG-9_b2be11340d46be28655e681ccd4b78d5
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8583
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A inserção da educação ambiental nos documentos que norteiam os diferentes níveis de formaçãoThe insertion of environmental education in the documents norteing the different levels of trainingLa inserción de la educación ambiental en los documentos que nortee los diferentes niveles de formaciónEducação AmbientalProjeto Pedagógico de CursoProjeto Político Pedagógico.A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, ou seja, não cabe somente a educação básica ou a educação superior proporcionar espaços de formação ambiental. Diante deste direcionamento, este artigo procurou analisar a inserção da Educação Ambiental nos documentos que norteiam o ambiente educacional das escolas e das universidades, através da análise de sete Projetos Político Pedagógico (PPP) de escolas públicas estaduais e de dezesseis Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), das licenciaturas da Universidade Federal do Pampa. Como resultados, pode-se inferir que não há uma discussão aprofundada sobre o tema, sendo que estes resultados reforçam a tese de que necessitamos rediscutir a questão ambiental, como tema formador, em todos os níveis educacionais. Environmental education is an essential and permanent component of national education, at all levels and modalities of the educational process, ie it is not only basic education or higher education to provide spaces for environmental education. In this direction, this article sought to analyze the insertion of Environmental Education in the documents that guide the educational environment of schools and universities, through the analysis of seven Political Projects Pedagogical (PPP) of state public schools and sixteen Pedagogical Projects of Course (PPC ), of the degrees of the Federal University of Pampa. As results, it can be inferred that there is no in-depth discussion on the topic, and these results reinforce the thesis that we need to rediscute the environmental issue, as a training theme, at all levels of education. La Educación Ambiental es un componente esencial y permanente de la educación nacional, en todos los niveles y modalidades del proceso educativo, o sea, no cabe solamente la educación básica o la educación superior proporcionar espacios de formación ambiental. En este sentido, este artículo buscó analizar la inserción de la Educación Ambiental en los documentos que orientan el ambiente educativo de las escuelas y de las universidades, a través del análisis de siete Proyectos Político Pedagógico (PPP) de escuelas públicas estatales y de dieciséis Proyectos Pedagógicos de Curso (PPC) de las licenciaturas de la Universidad Federal de Pampa. Como resultados, se puede inferir que no hay una discusión en profundidad sobre el tema, siendo que estos resultados refuerzan la tesis de que necesitamos rediscutir la cuestión ambiental, como tema formador, en todos los niveles educativos.Lepidus2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/858310.14295/remea.v0i1.8583REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 295-3071517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8583/5521Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiotto, Haline da SilvaGonçalves, Raul CalixtoDinardi, Ailton Jesus2018-11-26T21:23:24Zoai:periodicos.furg.br:article/8583Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-11-26T21:23:24Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção da educação ambiental nos documentos que norteiam os diferentes níveis de formaçãoThe insertion of environmental education in the documents norteing the different levels of trainingLa inserción de la educación ambiental en los documentos que nortee los diferentes niveles de formación
title A inserção da educação ambiental nos documentos que norteiam os diferentes níveis de formaçãoThe insertion of environmental education in the documents norteing the different levels of trainingLa inserción de la educación ambiental en los documentos que nortee los diferentes niveles de formación
spellingShingle A inserção da educação ambiental nos documentos que norteiam os diferentes níveis de formaçãoThe insertion of environmental education in the documents norteing the different levels of trainingLa inserción de la educación ambiental en los documentos que nortee los diferentes niveles de formación
Miotto, Haline da Silva
Educação Ambiental
Projeto Pedagógico de Curso
Projeto Político Pedagógico.
title_short A inserção da educação ambiental nos documentos que norteiam os diferentes níveis de formaçãoThe insertion of environmental education in the documents norteing the different levels of trainingLa inserción de la educación ambiental en los documentos que nortee los diferentes niveles de formación
title_full A inserção da educação ambiental nos documentos que norteiam os diferentes níveis de formaçãoThe insertion of environmental education in the documents norteing the different levels of trainingLa inserción de la educación ambiental en los documentos que nortee los diferentes niveles de formación
title_fullStr A inserção da educação ambiental nos documentos que norteiam os diferentes níveis de formaçãoThe insertion of environmental education in the documents norteing the different levels of trainingLa inserción de la educación ambiental en los documentos que nortee los diferentes niveles de formación
title_full_unstemmed A inserção da educação ambiental nos documentos que norteiam os diferentes níveis de formaçãoThe insertion of environmental education in the documents norteing the different levels of trainingLa inserción de la educación ambiental en los documentos que nortee los diferentes niveles de formación
title_sort A inserção da educação ambiental nos documentos que norteiam os diferentes níveis de formaçãoThe insertion of environmental education in the documents norteing the different levels of trainingLa inserción de la educación ambiental en los documentos que nortee los diferentes niveles de formación
author Miotto, Haline da Silva
author_facet Miotto, Haline da Silva
Gonçalves, Raul Calixto
Dinardi, Ailton Jesus
author_role author
author2 Gonçalves, Raul Calixto
Dinardi, Ailton Jesus
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miotto, Haline da Silva
Gonçalves, Raul Calixto
Dinardi, Ailton Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Projeto Pedagógico de Curso
Projeto Político Pedagógico.
topic Educação Ambiental
Projeto Pedagógico de Curso
Projeto Político Pedagógico.
description A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, ou seja, não cabe somente a educação básica ou a educação superior proporcionar espaços de formação ambiental. Diante deste direcionamento, este artigo procurou analisar a inserção da Educação Ambiental nos documentos que norteiam o ambiente educacional das escolas e das universidades, através da análise de sete Projetos Político Pedagógico (PPP) de escolas públicas estaduais e de dezesseis Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), das licenciaturas da Universidade Federal do Pampa. Como resultados, pode-se inferir que não há uma discussão aprofundada sobre o tema, sendo que estes resultados reforçam a tese de que necessitamos rediscutir a questão ambiental, como tema formador, em todos os níveis educacionais. Environmental education is an essential and permanent component of national education, at all levels and modalities of the educational process, ie it is not only basic education or higher education to provide spaces for environmental education. In this direction, this article sought to analyze the insertion of Environmental Education in the documents that guide the educational environment of schools and universities, through the analysis of seven Political Projects Pedagogical (PPP) of state public schools and sixteen Pedagogical Projects of Course (PPC ), of the degrees of the Federal University of Pampa. As results, it can be inferred that there is no in-depth discussion on the topic, and these results reinforce the thesis that we need to rediscute the environmental issue, as a training theme, at all levels of education. La Educación Ambiental es un componente esencial y permanente de la educación nacional, en todos los niveles y modalidades del proceso educativo, o sea, no cabe solamente la educación básica o la educación superior proporcionar espacios de formación ambiental. En este sentido, este artículo buscó analizar la inserción de la Educación Ambiental en los documentos que orientan el ambiente educativo de las escuelas y de las universidades, a través del análisis de siete Proyectos Político Pedagógico (PPP) de escuelas públicas estatales y de dieciséis Proyectos Pedagógicos de Curso (PPC) de las licenciaturas de la Universidad Federal de Pampa. Como resultados, se puede inferir que no hay una discusión en profundidad sobre el tema, siendo que estos resultados refuerzan la tesis de que necesitamos rediscutir la cuestión ambiental, como tema formador, en todos los niveles educativos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8583
10.14295/remea.v0i1.8583
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8583
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i1.8583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8583/5521
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 295-307
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786673168384