PROGRAMAS TELEVISIVOS INFANTIS NA INCULCAÇÃO DE HABITUS PRECURSORES DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E EQÜIDADE DE GÊNERO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3094 |
Resumo: | Trata-se de estudo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa, com objetivo de analisar o conteúdo das mensagens contidas nos programas infantis, transmitidos pela televisão e sua possível influência na formação da consciência ambiental e da eqüidade de gênero. Selecionou-se três emissoras de televisão, identificadas por A, B e C, com programação aberta e de grande influência nacional. As gravações foram feitas em fitas VHS, durante quatro dias, em semanas alternadas. Escolheu-se o turno da manhã, pois neste período se concentram o maior número de programas destinados às crianças. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, emergindo três momentos distintos: animação de auditório; comerciais e desenhos animados. Para cada um procurou-se apreender as dimensões educacional, verbal e visual, atentando-se para a postura dos personagens. Verificou-se que os conteúdos veiculados pelos programas analisados estimulavam à violência, o consumismo e a indiferença pelo meio ambiente. Discutir a qualidade dos conteúdos que, através dos programas infantis vêm sendo inculcados nas crianças, deve ser atitude usual entre familiares e educadores, pois questões de educação ambiental e eqüidade de gênero estão relacionadas entre si, são veiculadas pela mídia e interferem na formação da personalidade das crianças. |
id |
FURG-9_b4e8bad9fed22d6d098410974ea32ebf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3094 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROGRAMAS TELEVISIVOS INFANTIS NA INCULCAÇÃO DE HABITUS PRECURSORES DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E EQÜIDADE DE GÊNEROCriançaEquidade de GêneroTelevisãoEducação Ambiental.Trata-se de estudo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa, com objetivo de analisar o conteúdo das mensagens contidas nos programas infantis, transmitidos pela televisão e sua possível influência na formação da consciência ambiental e da eqüidade de gênero. Selecionou-se três emissoras de televisão, identificadas por A, B e C, com programação aberta e de grande influência nacional. As gravações foram feitas em fitas VHS, durante quatro dias, em semanas alternadas. Escolheu-se o turno da manhã, pois neste período se concentram o maior número de programas destinados às crianças. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, emergindo três momentos distintos: animação de auditório; comerciais e desenhos animados. Para cada um procurou-se apreender as dimensões educacional, verbal e visual, atentando-se para a postura dos personagens. Verificou-se que os conteúdos veiculados pelos programas analisados estimulavam à violência, o consumismo e a indiferença pelo meio ambiente. Discutir a qualidade dos conteúdos que, através dos programas infantis vêm sendo inculcados nas crianças, deve ser atitude usual entre familiares e educadores, pois questões de educação ambiental e eqüidade de gênero estão relacionadas entre si, são veiculadas pela mídia e interferem na formação da personalidade das crianças.Lepidus2012-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/309410.14295/remea.v17i0.3094REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 17 (2006): Volume 17 : julho a dezembro de 20061517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3094/1766Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarlem, Edison Luiz DevosSilva, Bárbara Tarouco daFonseca, Adriana Dora daGomes, Vera Lúcia de Oliveira2020-08-14T20:00:46Zoai:periodicos.furg.br:article/3094Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:46Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROGRAMAS TELEVISIVOS INFANTIS NA INCULCAÇÃO DE HABITUS PRECURSORES DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E EQÜIDADE DE GÊNERO |
title |
PROGRAMAS TELEVISIVOS INFANTIS NA INCULCAÇÃO DE HABITUS PRECURSORES DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E EQÜIDADE DE GÊNERO |
spellingShingle |
PROGRAMAS TELEVISIVOS INFANTIS NA INCULCAÇÃO DE HABITUS PRECURSORES DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E EQÜIDADE DE GÊNERO Barlem, Edison Luiz Devos Criança Equidade de Gênero Televisão Educação Ambiental. |
title_short |
PROGRAMAS TELEVISIVOS INFANTIS NA INCULCAÇÃO DE HABITUS PRECURSORES DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E EQÜIDADE DE GÊNERO |
title_full |
PROGRAMAS TELEVISIVOS INFANTIS NA INCULCAÇÃO DE HABITUS PRECURSORES DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E EQÜIDADE DE GÊNERO |
title_fullStr |
PROGRAMAS TELEVISIVOS INFANTIS NA INCULCAÇÃO DE HABITUS PRECURSORES DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E EQÜIDADE DE GÊNERO |
title_full_unstemmed |
PROGRAMAS TELEVISIVOS INFANTIS NA INCULCAÇÃO DE HABITUS PRECURSORES DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E EQÜIDADE DE GÊNERO |
title_sort |
PROGRAMAS TELEVISIVOS INFANTIS NA INCULCAÇÃO DE HABITUS PRECURSORES DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E EQÜIDADE DE GÊNERO |
author |
Barlem, Edison Luiz Devos |
author_facet |
Barlem, Edison Luiz Devos Silva, Bárbara Tarouco da Fonseca, Adriana Dora da Gomes, Vera Lúcia de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Bárbara Tarouco da Fonseca, Adriana Dora da Gomes, Vera Lúcia de Oliveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barlem, Edison Luiz Devos Silva, Bárbara Tarouco da Fonseca, Adriana Dora da Gomes, Vera Lúcia de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Equidade de Gênero Televisão Educação Ambiental. |
topic |
Criança Equidade de Gênero Televisão Educação Ambiental. |
description |
Trata-se de estudo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa, com objetivo de analisar o conteúdo das mensagens contidas nos programas infantis, transmitidos pela televisão e sua possível influência na formação da consciência ambiental e da eqüidade de gênero. Selecionou-se três emissoras de televisão, identificadas por A, B e C, com programação aberta e de grande influência nacional. As gravações foram feitas em fitas VHS, durante quatro dias, em semanas alternadas. Escolheu-se o turno da manhã, pois neste período se concentram o maior número de programas destinados às crianças. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, emergindo três momentos distintos: animação de auditório; comerciais e desenhos animados. Para cada um procurou-se apreender as dimensões educacional, verbal e visual, atentando-se para a postura dos personagens. Verificou-se que os conteúdos veiculados pelos programas analisados estimulavam à violência, o consumismo e a indiferença pelo meio ambiente. Discutir a qualidade dos conteúdos que, através dos programas infantis vêm sendo inculcados nas crianças, deve ser atitude usual entre familiares e educadores, pois questões de educação ambiental e eqüidade de gênero estão relacionadas entre si, são veiculadas pela mídia e interferem na formação da personalidade das crianças. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3094 10.14295/remea.v17i0.3094 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3094 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v17i0.3094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3094/1766 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 17 (2006): Volume 17 : julho a dezembro de 2006 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782447407104 |