Práticas extensionistas como promotoras da equidade de gênero : uma discussão possível?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67884 |
Resumo: | Este estudo, de abordagem qualitativa, teve como objetivo analisar as contribuições da prática extensionista na promoção da equidade de gênero. Fundamentou-se em Louro (2003) e Meyer (2012), compreendendo que os lugares sociais de meninos e meninas não são “naturais”. Assim como a ação de extensão estudada, esta pesquisa surgiu da necessidade de ampliar as discussões sobre as posturas predeterminadas para meninas e meninos, bem como problematizar a relevância de práticas pedagógicas nas quais as crianças possam brincar juntas. O corpus de análise constituiu-se de observações participantes, leituras de relatórios da ação de extensão “Carrinho (d)e Boneca” e entrevistas com estudantes de Pedagogia, que tiveram experiência como bolsistas nesta prática em 2011 e 2012. Com as análises realizadas, pode-se perceber que as crianças começaram a brincar em grupos mistos durante as oficinas, porém ainda reproduziam conceitos arraigados sobre distinções entre os gêneros. Percebeu-se, também, que nos espaços em que a ação ocorreu por mais tempo, elas falavam “o que era esperado”, devido ao seu entendimento da proposta. A relação com a ação de extensão provocou nas bolsistas, repensar a prática pedagógica, salientando a relevância de se abordar tais temas em sala de aula. A pouca discussão sobre esta temática, realizada nos espaços formativos de professores, pode contribuir para que estas divisões sejam cotidianas na escola, tendo por base o estudo realizado. |
id |
UFRGS-2_0e5235ce54f4a823bc81a93f31504902 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67884 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Veríssimo, Ana Carolina BrandãoDella Libera, Aline Lemos da Cunha2013-03-21T01:43:55Z2012http://hdl.handle.net/10183/67884000873089Este estudo, de abordagem qualitativa, teve como objetivo analisar as contribuições da prática extensionista na promoção da equidade de gênero. Fundamentou-se em Louro (2003) e Meyer (2012), compreendendo que os lugares sociais de meninos e meninas não são “naturais”. Assim como a ação de extensão estudada, esta pesquisa surgiu da necessidade de ampliar as discussões sobre as posturas predeterminadas para meninas e meninos, bem como problematizar a relevância de práticas pedagógicas nas quais as crianças possam brincar juntas. O corpus de análise constituiu-se de observações participantes, leituras de relatórios da ação de extensão “Carrinho (d)e Boneca” e entrevistas com estudantes de Pedagogia, que tiveram experiência como bolsistas nesta prática em 2011 e 2012. Com as análises realizadas, pode-se perceber que as crianças começaram a brincar em grupos mistos durante as oficinas, porém ainda reproduziam conceitos arraigados sobre distinções entre os gêneros. Percebeu-se, também, que nos espaços em que a ação ocorreu por mais tempo, elas falavam “o que era esperado”, devido ao seu entendimento da proposta. A relação com a ação de extensão provocou nas bolsistas, repensar a prática pedagógica, salientando a relevância de se abordar tais temas em sala de aula. A pouca discussão sobre esta temática, realizada nos espaços formativos de professores, pode contribuir para que estas divisões sejam cotidianas na escola, tendo por base o estudo realizado.application/pdfporExtensãoGêneroEqüidadeCriançaPráticas extensionistas como promotoras da equidade de gênero : uma discussão possível?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873089.pdf000873089.pdfTexto completoapplication/pdf907561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67884/1/000873089.pdff0f14ba0f4530631d57b9fc35d9e95bcMD51TEXT000873089.pdf.txt000873089.pdf.txtExtracted Texttext/plain74859http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67884/2/000873089.pdf.txt4c2b5070a9a0f1b6b98b1b7c792de81aMD52THUMBNAIL000873089.pdf.jpg000873089.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67884/3/000873089.pdf.jpg1e5ebf488f8c32785c627672bc69fe83MD5310183/678842018-10-15 07:53:22.186oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67884Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-15T10:53:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas extensionistas como promotoras da equidade de gênero : uma discussão possível? |
title |
Práticas extensionistas como promotoras da equidade de gênero : uma discussão possível? |
spellingShingle |
Práticas extensionistas como promotoras da equidade de gênero : uma discussão possível? Veríssimo, Ana Carolina Brandão Extensão Gênero Eqüidade Criança |
title_short |
Práticas extensionistas como promotoras da equidade de gênero : uma discussão possível? |
title_full |
Práticas extensionistas como promotoras da equidade de gênero : uma discussão possível? |
title_fullStr |
Práticas extensionistas como promotoras da equidade de gênero : uma discussão possível? |
title_full_unstemmed |
Práticas extensionistas como promotoras da equidade de gênero : uma discussão possível? |
title_sort |
Práticas extensionistas como promotoras da equidade de gênero : uma discussão possível? |
author |
Veríssimo, Ana Carolina Brandão |
author_facet |
Veríssimo, Ana Carolina Brandão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veríssimo, Ana Carolina Brandão |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Della Libera, Aline Lemos da Cunha |
contributor_str_mv |
Della Libera, Aline Lemos da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Extensão Gênero Eqüidade Criança |
topic |
Extensão Gênero Eqüidade Criança |
description |
Este estudo, de abordagem qualitativa, teve como objetivo analisar as contribuições da prática extensionista na promoção da equidade de gênero. Fundamentou-se em Louro (2003) e Meyer (2012), compreendendo que os lugares sociais de meninos e meninas não são “naturais”. Assim como a ação de extensão estudada, esta pesquisa surgiu da necessidade de ampliar as discussões sobre as posturas predeterminadas para meninas e meninos, bem como problematizar a relevância de práticas pedagógicas nas quais as crianças possam brincar juntas. O corpus de análise constituiu-se de observações participantes, leituras de relatórios da ação de extensão “Carrinho (d)e Boneca” e entrevistas com estudantes de Pedagogia, que tiveram experiência como bolsistas nesta prática em 2011 e 2012. Com as análises realizadas, pode-se perceber que as crianças começaram a brincar em grupos mistos durante as oficinas, porém ainda reproduziam conceitos arraigados sobre distinções entre os gêneros. Percebeu-se, também, que nos espaços em que a ação ocorreu por mais tempo, elas falavam “o que era esperado”, devido ao seu entendimento da proposta. A relação com a ação de extensão provocou nas bolsistas, repensar a prática pedagógica, salientando a relevância de se abordar tais temas em sala de aula. A pouca discussão sobre esta temática, realizada nos espaços formativos de professores, pode contribuir para que estas divisões sejam cotidianas na escola, tendo por base o estudo realizado. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-21T01:43:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/67884 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000873089 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/67884 |
identifier_str_mv |
000873089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67884/1/000873089.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67884/2/000873089.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67884/3/000873089.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f0f14ba0f4530631d57b9fc35d9e95bc 4c2b5070a9a0f1b6b98b1b7c792de81a 1e5ebf488f8c32785c627672bc69fe83 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724539556069376 |