TRAJETÓRIAS DE EDUCADORES AMBIENTAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3038 |
Resumo: | A Educação Ambiental é um campo teórico ainda em construção, cabendo ao sujeito Educador Ambiental pensá-la e fazê-la. Apresentar e discutir um pouco de como pensam e fazem, e por que fazem, ou seja, “revelar” o universo daqueles que trabalham com Educação Ambiental é o objetivo deste artigo. Para tal, empreendemos esforços em “descobrir” a trajetória de educadores ambientais através de suas histórias e da (re)construção dos caminhos por eles percorridos, para assim revelar os condicionantes de suas escolhas, identificar suas atividades em Educação Ambiental e compartilhar suas realizações, dificuldades e expectativas. Foram quatorze entrevistas com educadores ambientais que atuam na cidade de Botucatu-SP, Brasil analisadas sob a perspectiva da Educação Ambiental Crítica. Os resultados demonstram que o Educador Ambiental é, de certa forma, indefinível, a não ser em caráter provisório; possui concepções construídas em sua trajetória de vida, desde a infância, onde faz a primeira leitura do mundo, até o trabalho propriamente dito com educação ambiental; age, em alguns momentos, norteado por princípios teórico-metodológicos, em outros de acordo com suas vontades e convicções, em outros, cerceado enquanto ser crítico, não consegue agir conforme sua concepção; são múltiplos os caminhos de entrada para a Educação Ambiental, assim como o seu que-fazer; as concepções de educação ambiental também são múltiplas e em algum momento de suas trajetórias, esses educadores escolhem um lugar na educação ambiental para “habitar”, ou ainda, para arriscarem, tolhidos pelos paradigmas da sociedade moderna. |
id |
FURG-9_b6bba489d90e05080e817282e90f0483 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3038 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TRAJETÓRIAS DE EDUCADORES AMBIENTAISEducação AmbientalEducador AmbientalTrajetórias.A Educação Ambiental é um campo teórico ainda em construção, cabendo ao sujeito Educador Ambiental pensá-la e fazê-la. Apresentar e discutir um pouco de como pensam e fazem, e por que fazem, ou seja, “revelar” o universo daqueles que trabalham com Educação Ambiental é o objetivo deste artigo. Para tal, empreendemos esforços em “descobrir” a trajetória de educadores ambientais através de suas histórias e da (re)construção dos caminhos por eles percorridos, para assim revelar os condicionantes de suas escolhas, identificar suas atividades em Educação Ambiental e compartilhar suas realizações, dificuldades e expectativas. Foram quatorze entrevistas com educadores ambientais que atuam na cidade de Botucatu-SP, Brasil analisadas sob a perspectiva da Educação Ambiental Crítica. Os resultados demonstram que o Educador Ambiental é, de certa forma, indefinível, a não ser em caráter provisório; possui concepções construídas em sua trajetória de vida, desde a infância, onde faz a primeira leitura do mundo, até o trabalho propriamente dito com educação ambiental; age, em alguns momentos, norteado por princípios teórico-metodológicos, em outros de acordo com suas vontades e convicções, em outros, cerceado enquanto ser crítico, não consegue agir conforme sua concepção; são múltiplos os caminhos de entrada para a Educação Ambiental, assim como o seu que-fazer; as concepções de educação ambiental também são múltiplas e em algum momento de suas trajetórias, esses educadores escolhem um lugar na educação ambiental para “habitar”, ou ainda, para arriscarem, tolhidos pelos paradigmas da sociedade moderna.Lepidus2012-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/303810.14295/remea.v21i0.3038REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 21 (2008): Volume 21: julho a dezembro de 20081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3038/1717Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCassini, Luciana FalconTozoni-Reis, Marília Freitas de Campos2020-08-14T19:59:53Zoai:periodicos.furg.br:article/3038Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:53Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRAJETÓRIAS DE EDUCADORES AMBIENTAIS |
title |
TRAJETÓRIAS DE EDUCADORES AMBIENTAIS |
spellingShingle |
TRAJETÓRIAS DE EDUCADORES AMBIENTAIS Cassini, Luciana Falcon Educação Ambiental Educador Ambiental Trajetórias. |
title_short |
TRAJETÓRIAS DE EDUCADORES AMBIENTAIS |
title_full |
TRAJETÓRIAS DE EDUCADORES AMBIENTAIS |
title_fullStr |
TRAJETÓRIAS DE EDUCADORES AMBIENTAIS |
title_full_unstemmed |
TRAJETÓRIAS DE EDUCADORES AMBIENTAIS |
title_sort |
TRAJETÓRIAS DE EDUCADORES AMBIENTAIS |
author |
Cassini, Luciana Falcon |
author_facet |
Cassini, Luciana Falcon Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos |
author_role |
author |
author2 |
Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cassini, Luciana Falcon Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Educador Ambiental Trajetórias. |
topic |
Educação Ambiental Educador Ambiental Trajetórias. |
description |
A Educação Ambiental é um campo teórico ainda em construção, cabendo ao sujeito Educador Ambiental pensá-la e fazê-la. Apresentar e discutir um pouco de como pensam e fazem, e por que fazem, ou seja, “revelar” o universo daqueles que trabalham com Educação Ambiental é o objetivo deste artigo. Para tal, empreendemos esforços em “descobrir” a trajetória de educadores ambientais através de suas histórias e da (re)construção dos caminhos por eles percorridos, para assim revelar os condicionantes de suas escolhas, identificar suas atividades em Educação Ambiental e compartilhar suas realizações, dificuldades e expectativas. Foram quatorze entrevistas com educadores ambientais que atuam na cidade de Botucatu-SP, Brasil analisadas sob a perspectiva da Educação Ambiental Crítica. Os resultados demonstram que o Educador Ambiental é, de certa forma, indefinível, a não ser em caráter provisório; possui concepções construídas em sua trajetória de vida, desde a infância, onde faz a primeira leitura do mundo, até o trabalho propriamente dito com educação ambiental; age, em alguns momentos, norteado por princípios teórico-metodológicos, em outros de acordo com suas vontades e convicções, em outros, cerceado enquanto ser crítico, não consegue agir conforme sua concepção; são múltiplos os caminhos de entrada para a Educação Ambiental, assim como o seu que-fazer; as concepções de educação ambiental também são múltiplas e em algum momento de suas trajetórias, esses educadores escolhem um lugar na educação ambiental para “habitar”, ou ainda, para arriscarem, tolhidos pelos paradigmas da sociedade moderna. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3038 10.14295/remea.v21i0.3038 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3038 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v21i0.3038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3038/1717 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 21 (2008): Volume 21: julho a dezembro de 2008 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782386589696 |