TRAJETÓRIAS DE EDUCADORES AMBIENTAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassini, Luciana Falcon
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3038
Resumo: A Educação Ambiental é um campo teórico ainda em construção, cabendo ao sujeito Educador Ambiental pensá-la e fazê-la. Apresentar e discutir um pouco de como pensam e fazem, e por que fazem, ou seja, “revelar” o universo daqueles que trabalham com Educação Ambiental é o objetivo deste artigo. Para tal, empreendemos esforços em “descobrir” a trajetória de educadores ambientais através de suas histórias e da (re)construção dos caminhos por eles percorridos, para assim revelar os condicionantes de suas escolhas, identificar suas atividades em Educação Ambiental e compartilhar suas realizações, dificuldades e expectativas. Foram quatorze entrevistas com educadores ambientais que atuam na cidade de Botucatu-SP, Brasil analisadas sob a perspectiva da Educação Ambiental Crítica. Os resultados demonstram que o Educador Ambiental é, de certa forma, indefinível, a não ser em caráter provisório; possui concepções construídas em sua trajetória de vida, desde a infância, onde faz a primeira leitura do mundo, até o trabalho propriamente dito com educação ambiental; age, em alguns momentos, norteado por princípios teórico-metodológicos, em outros de acordo com suas vontades e convicções, em outros, cerceado enquanto ser crítico, não consegue agir conforme sua concepção; são múltiplos os caminhos de entrada para a Educação Ambiental, assim como o seu que-fazer; as concepções de educação ambiental também são múltiplas e em algum momento de suas trajetórias, esses educadores escolhem um lugar na educação ambiental para “habitar”, ou ainda, para arriscarem, tolhidos pelos paradigmas da sociedade moderna.
id FURG-9_b6bba489d90e05080e817282e90f0483
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3038
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling TRAJETÓRIAS DE EDUCADORES AMBIENTAISEducação AmbientalEducador AmbientalTrajetórias.A Educação Ambiental é um campo teórico ainda em construção, cabendo ao sujeito Educador Ambiental pensá-la e fazê-la. Apresentar e discutir um pouco de como pensam e fazem, e por que fazem, ou seja, “revelar” o universo daqueles que trabalham com Educação Ambiental é o objetivo deste artigo. Para tal, empreendemos esforços em “descobrir” a trajetória de educadores ambientais através de suas histórias e da (re)construção dos caminhos por eles percorridos, para assim revelar os condicionantes de suas escolhas, identificar suas atividades em Educação Ambiental e compartilhar suas realizações, dificuldades e expectativas. Foram quatorze entrevistas com educadores ambientais que atuam na cidade de Botucatu-SP, Brasil analisadas sob a perspectiva da Educação Ambiental Crítica. Os resultados demonstram que o Educador Ambiental é, de certa forma, indefinível, a não ser em caráter provisório; possui concepções construídas em sua trajetória de vida, desde a infância, onde faz a primeira leitura do mundo, até o trabalho propriamente dito com educação ambiental; age, em alguns momentos, norteado por princípios teórico-metodológicos, em outros de acordo com suas vontades e convicções, em outros, cerceado enquanto ser crítico, não consegue agir conforme sua concepção; são múltiplos os caminhos de entrada para a Educação Ambiental, assim como o seu que-fazer; as concepções de educação ambiental também são múltiplas e em algum momento de suas trajetórias, esses educadores escolhem um lugar na educação ambiental para “habitar”, ou ainda, para arriscarem, tolhidos pelos paradigmas da sociedade moderna.Lepidus2012-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/303810.14295/remea.v21i0.3038REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 21 (2008): Volume 21: julho a dezembro de 20081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3038/1717Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCassini, Luciana FalconTozoni-Reis, Marília Freitas de Campos2020-08-14T19:59:53Zoai:periodicos.furg.br:article/3038Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:53Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv TRAJETÓRIAS DE EDUCADORES AMBIENTAIS
title TRAJETÓRIAS DE EDUCADORES AMBIENTAIS
spellingShingle TRAJETÓRIAS DE EDUCADORES AMBIENTAIS
Cassini, Luciana Falcon
Educação Ambiental
Educador Ambiental
Trajetórias.
title_short TRAJETÓRIAS DE EDUCADORES AMBIENTAIS
title_full TRAJETÓRIAS DE EDUCADORES AMBIENTAIS
title_fullStr TRAJETÓRIAS DE EDUCADORES AMBIENTAIS
title_full_unstemmed TRAJETÓRIAS DE EDUCADORES AMBIENTAIS
title_sort TRAJETÓRIAS DE EDUCADORES AMBIENTAIS
author Cassini, Luciana Falcon
author_facet Cassini, Luciana Falcon
Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos
author_role author
author2 Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassini, Luciana Falcon
Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Educador Ambiental
Trajetórias.
topic Educação Ambiental
Educador Ambiental
Trajetórias.
description A Educação Ambiental é um campo teórico ainda em construção, cabendo ao sujeito Educador Ambiental pensá-la e fazê-la. Apresentar e discutir um pouco de como pensam e fazem, e por que fazem, ou seja, “revelar” o universo daqueles que trabalham com Educação Ambiental é o objetivo deste artigo. Para tal, empreendemos esforços em “descobrir” a trajetória de educadores ambientais através de suas histórias e da (re)construção dos caminhos por eles percorridos, para assim revelar os condicionantes de suas escolhas, identificar suas atividades em Educação Ambiental e compartilhar suas realizações, dificuldades e expectativas. Foram quatorze entrevistas com educadores ambientais que atuam na cidade de Botucatu-SP, Brasil analisadas sob a perspectiva da Educação Ambiental Crítica. Os resultados demonstram que o Educador Ambiental é, de certa forma, indefinível, a não ser em caráter provisório; possui concepções construídas em sua trajetória de vida, desde a infância, onde faz a primeira leitura do mundo, até o trabalho propriamente dito com educação ambiental; age, em alguns momentos, norteado por princípios teórico-metodológicos, em outros de acordo com suas vontades e convicções, em outros, cerceado enquanto ser crítico, não consegue agir conforme sua concepção; são múltiplos os caminhos de entrada para a Educação Ambiental, assim como o seu que-fazer; as concepções de educação ambiental também são múltiplas e em algum momento de suas trajetórias, esses educadores escolhem um lugar na educação ambiental para “habitar”, ou ainda, para arriscarem, tolhidos pelos paradigmas da sociedade moderna.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3038
10.14295/remea.v21i0.3038
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3038
identifier_str_mv 10.14295/remea.v21i0.3038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3038/1717
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 21 (2008): Volume 21: julho a dezembro de 2008
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782386589696