Trajetória de educadores ambientais: revelando os caminhos trilhados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassini, Luciana Falcon [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90956
Resumo: Tivemos como objetivo principal deste estudo, responder a seguinte questão: Quem são e como se formam os Educadores Ambientais? Para tal, lançamos mão de suas histórias de vida, como foco em suas trajetórias de formação em Educação Ambiental. Coletamos e olhamos para essas histórias, a partir do método materialista histórico dialético de interpretação da realidade, e, sob a luz da perspectiva crítica, transformadora e emancipatória da Educação Ambiental. De acordo com o referencial metodológico, estabelecemos como categorias simples, síntese de múltiplas determinações, os condicioantes sócio-históricos de contribuição da Educação Ambiental, pois, através deles - o pano de fundo da formação dos sujeitos Educadores Ambientais - pudemos compreender como se deram seus processos de formação. Pelo estudo, ficou claro que os Educadores Ambientais inserem-se, na área, por diversas portas de entrada, mas motivados, basicamente, pela vontade de transformação das contradições presentes na sociedade moderna capitalista. Eles optam pela Educação Ambiental, como instrumento para agir e transformar esta realidade contraditória, tanto do ponto de vista ambiental como social, e o maior foco em um ou outro desses pontos de vista, é o que define a concepção de Educação Ambiental que apresentam em seus discursos e prática educativa. Para atuação e constituição como Educadores Ambientais, buscam formação em diversos espaços, e estes coincidem com seus próprios espaços de atuação, caracterizando uma formação em Educação Ambiental como práxis educativa
id UNSP_ad1cd8dd0c75e4947e7a8bd1e6e1a3d1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90956
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Trajetória de educadores ambientais: revelando os caminhos trilhadosEducação ambientalMeio ambiente - Educadores - Formação profissionalEnvironmental educationEnvironemental educatorsTrainingpathsTivemos como objetivo principal deste estudo, responder a seguinte questão: Quem são e como se formam os Educadores Ambientais? Para tal, lançamos mão de suas histórias de vida, como foco em suas trajetórias de formação em Educação Ambiental. Coletamos e olhamos para essas histórias, a partir do método materialista histórico dialético de interpretação da realidade, e, sob a luz da perspectiva crítica, transformadora e emancipatória da Educação Ambiental. De acordo com o referencial metodológico, estabelecemos como categorias simples, síntese de múltiplas determinações, os condicioantes sócio-históricos de contribuição da Educação Ambiental, pois, através deles - o pano de fundo da formação dos sujeitos Educadores Ambientais - pudemos compreender como se deram seus processos de formação. Pelo estudo, ficou claro que os Educadores Ambientais inserem-se, na área, por diversas portas de entrada, mas motivados, basicamente, pela vontade de transformação das contradições presentes na sociedade moderna capitalista. Eles optam pela Educação Ambiental, como instrumento para agir e transformar esta realidade contraditória, tanto do ponto de vista ambiental como social, e o maior foco em um ou outro desses pontos de vista, é o que define a concepção de Educação Ambiental que apresentam em seus discursos e prática educativa. Para atuação e constituição como Educadores Ambientais, buscam formação em diversos espaços, e estes coincidem com seus próprios espaços de atuação, caracterizando uma formação em Educação Ambiental como práxis educativaThe main objective of this study is to answer the following question: Who the Environmental Educators are and how they are formed? For this, we have used their life stories, focusing on their paths in Environmental Education training. We have selected and looked at these stories, using the dialectical, historical and materialistic method of the interpretation of reality and on the light of the critical, tranformative and emancipating Environmental Education. According to the methodological framework, we have established as a simple category, synthesis of multiple factors, the socio-historical conditions of incorporation of environmental education, because through them - the background of the Environmental Educators fall into this area by several doors of entry, but motivated essencially by the desire to transform the present contradictions of modern capitalist society. They opt for Environmental Education as a tool to work and transform this contradictory and unsatisfactory reality, from both environmental and social standpoints, and greater focus on either of these points of view, is what defines the concept of Environemental Educators, they seek training in various areas which coincide with their own space for action, featuring an Environmental Education training as educational praxisCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cassini, Luciana Falcon [UNESP]2014-06-11T19:24:50Z2014-06-11T19:24:50Z2010-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis213 f. : il., mapas, gráfs, tabs.application/pdfCASSINI, Luciana Falcon. Trajetória de educadores ambientais: revelando os caminhos trilhados. 2010. 213 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/90956000628451cassini_lf_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-16T06:14:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90956Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:53:07.344368Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetória de educadores ambientais: revelando os caminhos trilhados
title Trajetória de educadores ambientais: revelando os caminhos trilhados
spellingShingle Trajetória de educadores ambientais: revelando os caminhos trilhados
Cassini, Luciana Falcon [UNESP]
Educação ambiental
Meio ambiente - Educadores - Formação profissional
Environmental education
Environemental educators
Training
paths
title_short Trajetória de educadores ambientais: revelando os caminhos trilhados
title_full Trajetória de educadores ambientais: revelando os caminhos trilhados
title_fullStr Trajetória de educadores ambientais: revelando os caminhos trilhados
title_full_unstemmed Trajetória de educadores ambientais: revelando os caminhos trilhados
title_sort Trajetória de educadores ambientais: revelando os caminhos trilhados
author Cassini, Luciana Falcon [UNESP]
author_facet Cassini, Luciana Falcon [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassini, Luciana Falcon [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Meio ambiente - Educadores - Formação profissional
Environmental education
Environemental educators
Training
paths
topic Educação ambiental
Meio ambiente - Educadores - Formação profissional
Environmental education
Environemental educators
Training
paths
description Tivemos como objetivo principal deste estudo, responder a seguinte questão: Quem são e como se formam os Educadores Ambientais? Para tal, lançamos mão de suas histórias de vida, como foco em suas trajetórias de formação em Educação Ambiental. Coletamos e olhamos para essas histórias, a partir do método materialista histórico dialético de interpretação da realidade, e, sob a luz da perspectiva crítica, transformadora e emancipatória da Educação Ambiental. De acordo com o referencial metodológico, estabelecemos como categorias simples, síntese de múltiplas determinações, os condicioantes sócio-históricos de contribuição da Educação Ambiental, pois, através deles - o pano de fundo da formação dos sujeitos Educadores Ambientais - pudemos compreender como se deram seus processos de formação. Pelo estudo, ficou claro que os Educadores Ambientais inserem-se, na área, por diversas portas de entrada, mas motivados, basicamente, pela vontade de transformação das contradições presentes na sociedade moderna capitalista. Eles optam pela Educação Ambiental, como instrumento para agir e transformar esta realidade contraditória, tanto do ponto de vista ambiental como social, e o maior foco em um ou outro desses pontos de vista, é o que define a concepção de Educação Ambiental que apresentam em seus discursos e prática educativa. Para atuação e constituição como Educadores Ambientais, buscam formação em diversos espaços, e estes coincidem com seus próprios espaços de atuação, caracterizando uma formação em Educação Ambiental como práxis educativa
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-01
2014-06-11T19:24:50Z
2014-06-11T19:24:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASSINI, Luciana Falcon. Trajetória de educadores ambientais: revelando os caminhos trilhados. 2010. 213 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/90956
000628451
cassini_lf_me_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv CASSINI, Luciana Falcon. Trajetória de educadores ambientais: revelando os caminhos trilhados. 2010. 213 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
000628451
cassini_lf_me_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/90956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 213 f. : il., mapas, gráfs, tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128870513115136