COEXISTÊNCIA DE DIFERENTES TENDÊNCIAS EM ANÁLISES DE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iared, Valéria Ghisloti
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Valenti, Mayla Willik, Marpica, Natália Salan, Logarezz, Amadeu José Montagnini, Oliveira, Haydée Torres de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3243
Resumo: No campo da educação ambiental coexistem múltiplas práticas educativas, correntes de pensamento e fundamentos teóricos. Nesse sentido, desde a década de 1980, pesquisadoras/es brasileiras/es vêm realizando investigações no intuito de mapear qual abordagem da questão ambiental é predominante nas práticas educativas em diferentes âmbitos. Esse artigo tem por objetivo discutir a coexistência de diferentes tendências da educação ambiental em uma mesma prática educativa, a partir de uma síntese dos resultados encontrados em três pesquisas, que tiveram objetos de estudo diferentes, mas utilizaram uma mesma ferramenta de análise e categorias semelhantes, adaptadas para cada contexto estudado. Optamos por não classificar nossos resultados em uma categoria, como se elementos de outra não estivessem presentes. Nossos resultados indicam que diferentes abordagens coexistem na prática educativa, ou seja, nossos corpora de análise não assumem permanentemente nenhuma das tendências construídas. Dessa maneira, entendemos que a complexidade da realidade não pode ser delimitada em rótulos ou padronizações de fenômenos, sob o risco de produzir imagens empobrecidas e simplificadoras.
id FURG-9_b8dbe6b425196f65ca9e00cec24bc275
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3243
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling COEXISTÊNCIA DE DIFERENTES TENDÊNCIAS EM ANÁLISES DE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTALcorrentes da educação ambientalprática educativasobreposição de tendênciasNo campo da educação ambiental coexistem múltiplas práticas educativas, correntes de pensamento e fundamentos teóricos. Nesse sentido, desde a década de 1980, pesquisadoras/es brasileiras/es vêm realizando investigações no intuito de mapear qual abordagem da questão ambiental é predominante nas práticas educativas em diferentes âmbitos. Esse artigo tem por objetivo discutir a coexistência de diferentes tendências da educação ambiental em uma mesma prática educativa, a partir de uma síntese dos resultados encontrados em três pesquisas, que tiveram objetos de estudo diferentes, mas utilizaram uma mesma ferramenta de análise e categorias semelhantes, adaptadas para cada contexto estudado. Optamos por não classificar nossos resultados em uma categoria, como se elementos de outra não estivessem presentes. Nossos resultados indicam que diferentes abordagens coexistem na prática educativa, ou seja, nossos corpora de análise não assumem permanentemente nenhuma das tendências construídas. Dessa maneira, entendemos que a complexidade da realidade não pode ser delimitada em rótulos ou padronizações de fenômenos, sob o risco de produzir imagens empobrecidas e simplificadoras.Lepidus2013-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/324310.14295/remea.v27i0.3243REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 20111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3243/1930Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessIared, Valéria GhislotiValenti, Mayla WillikMarpica, Natália SalanLogarezz, Amadeu José MontagniniOliveira, Haydée Torres de2020-08-14T19:58:28Zoai:periodicos.furg.br:article/3243Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv COEXISTÊNCIA DE DIFERENTES TENDÊNCIAS EM ANÁLISES DE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title COEXISTÊNCIA DE DIFERENTES TENDÊNCIAS EM ANÁLISES DE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
spellingShingle COEXISTÊNCIA DE DIFERENTES TENDÊNCIAS EM ANÁLISES DE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Iared, Valéria Ghisloti
correntes da educação ambiental
prática educativa
sobreposição de tendências
title_short COEXISTÊNCIA DE DIFERENTES TENDÊNCIAS EM ANÁLISES DE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full COEXISTÊNCIA DE DIFERENTES TENDÊNCIAS EM ANÁLISES DE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_fullStr COEXISTÊNCIA DE DIFERENTES TENDÊNCIAS EM ANÁLISES DE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full_unstemmed COEXISTÊNCIA DE DIFERENTES TENDÊNCIAS EM ANÁLISES DE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_sort COEXISTÊNCIA DE DIFERENTES TENDÊNCIAS EM ANÁLISES DE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
author Iared, Valéria Ghisloti
author_facet Iared, Valéria Ghisloti
Valenti, Mayla Willik
Marpica, Natália Salan
Logarezz, Amadeu José Montagnini
Oliveira, Haydée Torres de
author_role author
author2 Valenti, Mayla Willik
Marpica, Natália Salan
Logarezz, Amadeu José Montagnini
Oliveira, Haydée Torres de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Iared, Valéria Ghisloti
Valenti, Mayla Willik
Marpica, Natália Salan
Logarezz, Amadeu José Montagnini
Oliveira, Haydée Torres de
dc.subject.por.fl_str_mv correntes da educação ambiental
prática educativa
sobreposição de tendências
topic correntes da educação ambiental
prática educativa
sobreposição de tendências
description No campo da educação ambiental coexistem múltiplas práticas educativas, correntes de pensamento e fundamentos teóricos. Nesse sentido, desde a década de 1980, pesquisadoras/es brasileiras/es vêm realizando investigações no intuito de mapear qual abordagem da questão ambiental é predominante nas práticas educativas em diferentes âmbitos. Esse artigo tem por objetivo discutir a coexistência de diferentes tendências da educação ambiental em uma mesma prática educativa, a partir de uma síntese dos resultados encontrados em três pesquisas, que tiveram objetos de estudo diferentes, mas utilizaram uma mesma ferramenta de análise e categorias semelhantes, adaptadas para cada contexto estudado. Optamos por não classificar nossos resultados em uma categoria, como se elementos de outra não estivessem presentes. Nossos resultados indicam que diferentes abordagens coexistem na prática educativa, ou seja, nossos corpora de análise não assumem permanentemente nenhuma das tendências construídas. Dessa maneira, entendemos que a complexidade da realidade não pode ser delimitada em rótulos ou padronizações de fenômenos, sob o risco de produzir imagens empobrecidas e simplificadoras.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3243
10.14295/remea.v27i0.3243
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3243
identifier_str_mv 10.14295/remea.v27i0.3243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3243/1930
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 2011
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782911926272