COEXISTÊNCIA DE DIFERENTES TENDÊNCIAS EM ANÁLISES DE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3243 |
Resumo: | No campo da educação ambiental coexistem múltiplas práticas educativas, correntes de pensamento e fundamentos teóricos. Nesse sentido, desde a década de 1980, pesquisadoras/es brasileiras/es vêm realizando investigações no intuito de mapear qual abordagem da questão ambiental é predominante nas práticas educativas em diferentes âmbitos. Esse artigo tem por objetivo discutir a coexistência de diferentes tendências da educação ambiental em uma mesma prática educativa, a partir de uma síntese dos resultados encontrados em três pesquisas, que tiveram objetos de estudo diferentes, mas utilizaram uma mesma ferramenta de análise e categorias semelhantes, adaptadas para cada contexto estudado. Optamos por não classificar nossos resultados em uma categoria, como se elementos de outra não estivessem presentes. Nossos resultados indicam que diferentes abordagens coexistem na prática educativa, ou seja, nossos corpora de análise não assumem permanentemente nenhuma das tendências construídas. Dessa maneira, entendemos que a complexidade da realidade não pode ser delimitada em rótulos ou padronizações de fenômenos, sob o risco de produzir imagens empobrecidas e simplificadoras. |
id |
FURG-9_b8dbe6b425196f65ca9e00cec24bc275 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3243 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COEXISTÊNCIA DE DIFERENTES TENDÊNCIAS EM ANÁLISES DE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTALcorrentes da educação ambientalprática educativasobreposição de tendênciasNo campo da educação ambiental coexistem múltiplas práticas educativas, correntes de pensamento e fundamentos teóricos. Nesse sentido, desde a década de 1980, pesquisadoras/es brasileiras/es vêm realizando investigações no intuito de mapear qual abordagem da questão ambiental é predominante nas práticas educativas em diferentes âmbitos. Esse artigo tem por objetivo discutir a coexistência de diferentes tendências da educação ambiental em uma mesma prática educativa, a partir de uma síntese dos resultados encontrados em três pesquisas, que tiveram objetos de estudo diferentes, mas utilizaram uma mesma ferramenta de análise e categorias semelhantes, adaptadas para cada contexto estudado. Optamos por não classificar nossos resultados em uma categoria, como se elementos de outra não estivessem presentes. Nossos resultados indicam que diferentes abordagens coexistem na prática educativa, ou seja, nossos corpora de análise não assumem permanentemente nenhuma das tendências construídas. Dessa maneira, entendemos que a complexidade da realidade não pode ser delimitada em rótulos ou padronizações de fenômenos, sob o risco de produzir imagens empobrecidas e simplificadoras.Lepidus2013-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/324310.14295/remea.v27i0.3243REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 20111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3243/1930Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessIared, Valéria GhislotiValenti, Mayla WillikMarpica, Natália SalanLogarezz, Amadeu José MontagniniOliveira, Haydée Torres de2020-08-14T19:58:28Zoai:periodicos.furg.br:article/3243Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COEXISTÊNCIA DE DIFERENTES TENDÊNCIAS EM ANÁLISES DE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title |
COEXISTÊNCIA DE DIFERENTES TENDÊNCIAS EM ANÁLISES DE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
spellingShingle |
COEXISTÊNCIA DE DIFERENTES TENDÊNCIAS EM ANÁLISES DE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Iared, Valéria Ghisloti correntes da educação ambiental prática educativa sobreposição de tendências |
title_short |
COEXISTÊNCIA DE DIFERENTES TENDÊNCIAS EM ANÁLISES DE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full |
COEXISTÊNCIA DE DIFERENTES TENDÊNCIAS EM ANÁLISES DE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_fullStr |
COEXISTÊNCIA DE DIFERENTES TENDÊNCIAS EM ANÁLISES DE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
COEXISTÊNCIA DE DIFERENTES TENDÊNCIAS EM ANÁLISES DE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_sort |
COEXISTÊNCIA DE DIFERENTES TENDÊNCIAS EM ANÁLISES DE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
author |
Iared, Valéria Ghisloti |
author_facet |
Iared, Valéria Ghisloti Valenti, Mayla Willik Marpica, Natália Salan Logarezz, Amadeu José Montagnini Oliveira, Haydée Torres de |
author_role |
author |
author2 |
Valenti, Mayla Willik Marpica, Natália Salan Logarezz, Amadeu José Montagnini Oliveira, Haydée Torres de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Iared, Valéria Ghisloti Valenti, Mayla Willik Marpica, Natália Salan Logarezz, Amadeu José Montagnini Oliveira, Haydée Torres de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
correntes da educação ambiental prática educativa sobreposição de tendências |
topic |
correntes da educação ambiental prática educativa sobreposição de tendências |
description |
No campo da educação ambiental coexistem múltiplas práticas educativas, correntes de pensamento e fundamentos teóricos. Nesse sentido, desde a década de 1980, pesquisadoras/es brasileiras/es vêm realizando investigações no intuito de mapear qual abordagem da questão ambiental é predominante nas práticas educativas em diferentes âmbitos. Esse artigo tem por objetivo discutir a coexistência de diferentes tendências da educação ambiental em uma mesma prática educativa, a partir de uma síntese dos resultados encontrados em três pesquisas, que tiveram objetos de estudo diferentes, mas utilizaram uma mesma ferramenta de análise e categorias semelhantes, adaptadas para cada contexto estudado. Optamos por não classificar nossos resultados em uma categoria, como se elementos de outra não estivessem presentes. Nossos resultados indicam que diferentes abordagens coexistem na prática educativa, ou seja, nossos corpora de análise não assumem permanentemente nenhuma das tendências construídas. Dessa maneira, entendemos que a complexidade da realidade não pode ser delimitada em rótulos ou padronizações de fenômenos, sob o risco de produzir imagens empobrecidas e simplificadoras. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3243 10.14295/remea.v27i0.3243 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3243 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v27i0.3243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3243/1930 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 2011 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782911926272 |