Aproximações entre a educação ambiental crítica e a práxis decolonial de Amílcar Cabral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viero Taques, Rhuann Carlo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Lima Marques, Djankaw Kilombola, Teruo Mise, Fabio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13564
Resumo: Na diligência de construir reflexões que favoreçam a superação de pensamentos hegemônicos e coloniais, este ensaio teórico objetivou refletir sobre a articulação entre a Educação Ambiental Crítica e a decolonialidade à luz do pensamento político do revolucionário Amílcar Cabral. Para tanto, partimos do pressuposto de que a Educação Ambiental Crítica e a dialética da práxis político-cultural cabralina encontram referenciais teóricos e práticos de uma razão emancipatória capaz de projetar realidades alternativas ao capitalismo degradante, ao colonialismo, ao eurocentrismo crescente e ao racismo socioambiental estrutural em que o Continente Africano e a América Latina estão historicamente assujeitados.
id FURG-9_bd7b38725574a3eaf20b8a20ee82d54b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/13564
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Aproximações entre a educação ambiental crítica e a práxis decolonial de Amílcar CabralRacismoInjustiças ambientaisColonialidadeRacismoInjusticias sociales y ambientalesdecolonialidadeRacismSocial and environmental injusticesColonialityNa diligência de construir reflexões que favoreçam a superação de pensamentos hegemônicos e coloniais, este ensaio teórico objetivou refletir sobre a articulação entre a Educação Ambiental Crítica e a decolonialidade à luz do pensamento político do revolucionário Amílcar Cabral. Para tanto, partimos do pressuposto de que a Educação Ambiental Crítica e a dialética da práxis político-cultural cabralina encontram referenciais teóricos e práticos de uma razão emancipatória capaz de projetar realidades alternativas ao capitalismo degradante, ao colonialismo, ao eurocentrismo crescente e ao racismo socioambiental estrutural em que o Continente Africano e a América Latina estão historicamente assujeitados.Lepidus2023-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1356410.14295/remea.v40i1.13564REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 40 n. 1 (2023): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 332-3491517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/13564/10162http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessViero Taques, Rhuann Carlo de Lima Marques, Djankaw KilombolaTeruo Mise, Fabio 2023-04-14T20:47:21Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/13564Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2023-04-14T20:47:21Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aproximações entre a educação ambiental crítica e a práxis decolonial de Amílcar Cabral
title Aproximações entre a educação ambiental crítica e a práxis decolonial de Amílcar Cabral
spellingShingle Aproximações entre a educação ambiental crítica e a práxis decolonial de Amílcar Cabral
Viero Taques, Rhuann Carlo
Racismo
Injustiças ambientais
Colonialidade
Racismo
Injusticias sociales y ambientales
decolonialidade
Racism
Social and environmental injustices
Coloniality
title_short Aproximações entre a educação ambiental crítica e a práxis decolonial de Amílcar Cabral
title_full Aproximações entre a educação ambiental crítica e a práxis decolonial de Amílcar Cabral
title_fullStr Aproximações entre a educação ambiental crítica e a práxis decolonial de Amílcar Cabral
title_full_unstemmed Aproximações entre a educação ambiental crítica e a práxis decolonial de Amílcar Cabral
title_sort Aproximações entre a educação ambiental crítica e a práxis decolonial de Amílcar Cabral
author Viero Taques, Rhuann Carlo
author_facet Viero Taques, Rhuann Carlo
de Lima Marques, Djankaw Kilombola
Teruo Mise, Fabio
author_role author
author2 de Lima Marques, Djankaw Kilombola
Teruo Mise, Fabio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viero Taques, Rhuann Carlo
de Lima Marques, Djankaw Kilombola
Teruo Mise, Fabio
dc.subject.por.fl_str_mv Racismo
Injustiças ambientais
Colonialidade
Racismo
Injusticias sociales y ambientales
decolonialidade
Racism
Social and environmental injustices
Coloniality
topic Racismo
Injustiças ambientais
Colonialidade
Racismo
Injusticias sociales y ambientales
decolonialidade
Racism
Social and environmental injustices
Coloniality
description Na diligência de construir reflexões que favoreçam a superação de pensamentos hegemônicos e coloniais, este ensaio teórico objetivou refletir sobre a articulação entre a Educação Ambiental Crítica e a decolonialidade à luz do pensamento político do revolucionário Amílcar Cabral. Para tanto, partimos do pressuposto de que a Educação Ambiental Crítica e a dialética da práxis político-cultural cabralina encontram referenciais teóricos e práticos de uma razão emancipatória capaz de projetar realidades alternativas ao capitalismo degradante, ao colonialismo, ao eurocentrismo crescente e ao racismo socioambiental estrutural em que o Continente Africano e a América Latina estão historicamente assujeitados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13564
10.14295/remea.v40i1.13564
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13564
identifier_str_mv 10.14295/remea.v40i1.13564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13564/10162
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 40 n. 1 (2023): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 332-349
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781264613376