Aproximações entre a educação ambiental crítica e a práxis decolonial de Amílcar Cabral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13564 |
Resumo: | Na diligência de construir reflexões que favoreçam a superação de pensamentos hegemônicos e coloniais, este ensaio teórico objetivou refletir sobre a articulação entre a Educação Ambiental Crítica e a decolonialidade à luz do pensamento político do revolucionário Amílcar Cabral. Para tanto, partimos do pressuposto de que a Educação Ambiental Crítica e a dialética da práxis político-cultural cabralina encontram referenciais teóricos e práticos de uma razão emancipatória capaz de projetar realidades alternativas ao capitalismo degradante, ao colonialismo, ao eurocentrismo crescente e ao racismo socioambiental estrutural em que o Continente Africano e a América Latina estão historicamente assujeitados. |
id |
FURG-9_bd7b38725574a3eaf20b8a20ee82d54b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/13564 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aproximações entre a educação ambiental crítica e a práxis decolonial de Amílcar CabralRacismoInjustiças ambientaisColonialidadeRacismoInjusticias sociales y ambientalesdecolonialidadeRacismSocial and environmental injusticesColonialityNa diligência de construir reflexões que favoreçam a superação de pensamentos hegemônicos e coloniais, este ensaio teórico objetivou refletir sobre a articulação entre a Educação Ambiental Crítica e a decolonialidade à luz do pensamento político do revolucionário Amílcar Cabral. Para tanto, partimos do pressuposto de que a Educação Ambiental Crítica e a dialética da práxis político-cultural cabralina encontram referenciais teóricos e práticos de uma razão emancipatória capaz de projetar realidades alternativas ao capitalismo degradante, ao colonialismo, ao eurocentrismo crescente e ao racismo socioambiental estrutural em que o Continente Africano e a América Latina estão historicamente assujeitados.Lepidus2023-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1356410.14295/remea.v40i1.13564REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 40 n. 1 (2023): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 332-3491517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/13564/10162http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessViero Taques, Rhuann Carlo de Lima Marques, Djankaw KilombolaTeruo Mise, Fabio 2023-04-14T20:47:21Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/13564Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2023-04-14T20:47:21Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aproximações entre a educação ambiental crítica e a práxis decolonial de Amílcar Cabral |
title |
Aproximações entre a educação ambiental crítica e a práxis decolonial de Amílcar Cabral |
spellingShingle |
Aproximações entre a educação ambiental crítica e a práxis decolonial de Amílcar Cabral Viero Taques, Rhuann Carlo Racismo Injustiças ambientais Colonialidade Racismo Injusticias sociales y ambientales decolonialidade Racism Social and environmental injustices Coloniality |
title_short |
Aproximações entre a educação ambiental crítica e a práxis decolonial de Amílcar Cabral |
title_full |
Aproximações entre a educação ambiental crítica e a práxis decolonial de Amílcar Cabral |
title_fullStr |
Aproximações entre a educação ambiental crítica e a práxis decolonial de Amílcar Cabral |
title_full_unstemmed |
Aproximações entre a educação ambiental crítica e a práxis decolonial de Amílcar Cabral |
title_sort |
Aproximações entre a educação ambiental crítica e a práxis decolonial de Amílcar Cabral |
author |
Viero Taques, Rhuann Carlo |
author_facet |
Viero Taques, Rhuann Carlo de Lima Marques, Djankaw Kilombola Teruo Mise, Fabio |
author_role |
author |
author2 |
de Lima Marques, Djankaw Kilombola Teruo Mise, Fabio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viero Taques, Rhuann Carlo de Lima Marques, Djankaw Kilombola Teruo Mise, Fabio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Racismo Injustiças ambientais Colonialidade Racismo Injusticias sociales y ambientales decolonialidade Racism Social and environmental injustices Coloniality |
topic |
Racismo Injustiças ambientais Colonialidade Racismo Injusticias sociales y ambientales decolonialidade Racism Social and environmental injustices Coloniality |
description |
Na diligência de construir reflexões que favoreçam a superação de pensamentos hegemônicos e coloniais, este ensaio teórico objetivou refletir sobre a articulação entre a Educação Ambiental Crítica e a decolonialidade à luz do pensamento político do revolucionário Amílcar Cabral. Para tanto, partimos do pressuposto de que a Educação Ambiental Crítica e a dialética da práxis político-cultural cabralina encontram referenciais teóricos e práticos de uma razão emancipatória capaz de projetar realidades alternativas ao capitalismo degradante, ao colonialismo, ao eurocentrismo crescente e ao racismo socioambiental estrutural em que o Continente Africano e a América Latina estão historicamente assujeitados. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13564 10.14295/remea.v40i1.13564 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13564 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v40i1.13564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13564/10162 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 40 n. 1 (2023): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 332-349 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041781264613376 |