A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haas, Aline Marcela Veloso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27407
Resumo: Este trabalho é um estudo documental que pesquisou em livros didáticos como aparecem as macro-tendências da Educação Ambiental propostas por Layrargues e Lima, no ano de 2011: viés conservacionista, pragmático e crítico. Trazendo um pouco de contextualização histórica sobre as injustiças sofridas por povos marginalizados no Brasil como os negros e indígenas, dirigindo o assunto para como podemos trazer esses temas de injustiças e racismos relacionando-os com o meio ambiente, no ensino de ciências e conectando-os para o ambiente de sala de aula. De acordo com essas verificações, concluí que as vertentes pragmática e crítica aparecem em sua maioria, sendo que a vertente crítica é a que mais se encaixa nos assuntos de Racismo e Injustiças Ambientais, que é o grande tema de investigação deste trabalho
id UFF-2_3dcc9ec031a70f5914e8762e70b3fb86
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27407
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientaisRacismo ambientalInjustiça ambientalMacro-tendências da educação ambientalEnvironmental racismEnvironmental injusticeEnvironmental education macro-trendsEste trabalho é um estudo documental que pesquisou em livros didáticos como aparecem as macro-tendências da Educação Ambiental propostas por Layrargues e Lima, no ano de 2011: viés conservacionista, pragmático e crítico. Trazendo um pouco de contextualização histórica sobre as injustiças sofridas por povos marginalizados no Brasil como os negros e indígenas, dirigindo o assunto para como podemos trazer esses temas de injustiças e racismos relacionando-os com o meio ambiente, no ensino de ciências e conectando-os para o ambiente de sala de aula. De acordo com essas verificações, concluí que as vertentes pragmática e crítica aparecem em sua maioria, sendo que a vertente crítica é a que mais se encaixa nos assuntos de Racismo e Injustiças Ambientais, que é o grande tema de investigação deste trabalhoThis work is a documentary study that researched in textbooks how the macro-trends of Environmental Education proposed by Layrargues and Lima appear in 2011: conservationist, pragmatic and critical. Bringing a little historical contextualization about the injustices suffered by marginalized peoples in Brazil such as blacks and indigenous peoples, directing the subject to how we can bring these themes of injustices and racism relating them to the environment, in the teaching of sciences and connecting them to the classroom environment. According to these verifications, I concluded that the pragmatic and critical aspects appear mostly, and the critical aspect is the one that most fits the issues of Racism and Environmental Injustices, which is the major research theme of this work47 p.Fernandes, José Artur BarrosoCardoso, Fernanda SerpaSampaio, Shaula Maíra Vicentini deHaas, Aline Marcela Veloso2022-12-21T19:31:36Z2022-12-21T19:31:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfHAAS, Aline Marcela. A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientais. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciência Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27407CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-19T20:37:13Zoai:app.uff.br:1/27407Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-19T20:37:13Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientais
title A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientais
spellingShingle A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientais
Haas, Aline Marcela Veloso
Racismo ambiental
Injustiça ambiental
Macro-tendências da educação ambiental
Environmental racism
Environmental injustice
Environmental education macro-trends
title_short A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientais
title_full A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientais
title_fullStr A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientais
title_full_unstemmed A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientais
title_sort A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientais
author Haas, Aline Marcela Veloso
author_facet Haas, Aline Marcela Veloso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, José Artur Barroso
Cardoso, Fernanda Serpa
Sampaio, Shaula Maíra Vicentini de
dc.contributor.author.fl_str_mv Haas, Aline Marcela Veloso
dc.subject.por.fl_str_mv Racismo ambiental
Injustiça ambiental
Macro-tendências da educação ambiental
Environmental racism
Environmental injustice
Environmental education macro-trends
topic Racismo ambiental
Injustiça ambiental
Macro-tendências da educação ambiental
Environmental racism
Environmental injustice
Environmental education macro-trends
description Este trabalho é um estudo documental que pesquisou em livros didáticos como aparecem as macro-tendências da Educação Ambiental propostas por Layrargues e Lima, no ano de 2011: viés conservacionista, pragmático e crítico. Trazendo um pouco de contextualização histórica sobre as injustiças sofridas por povos marginalizados no Brasil como os negros e indígenas, dirigindo o assunto para como podemos trazer esses temas de injustiças e racismos relacionando-os com o meio ambiente, no ensino de ciências e conectando-os para o ambiente de sala de aula. De acordo com essas verificações, concluí que as vertentes pragmática e crítica aparecem em sua maioria, sendo que a vertente crítica é a que mais se encaixa nos assuntos de Racismo e Injustiças Ambientais, que é o grande tema de investigação deste trabalho
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21T19:31:36Z
2022-12-21T19:31:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HAAS, Aline Marcela. A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientais. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciência Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27407
identifier_str_mv HAAS, Aline Marcela. A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientais. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciência Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135286597025792