Educação ambiental: ação integradora na formação de cidadãos críticos em seus contextos de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meira, Celio Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Amorim, Celeste Dias, da Silva Júnior, Milton Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5475
Resumo: O papel desafiador que permeia a relação meio ambiente e educação possibilita o surgimento de novos saberes que nos leve a compreender os processos que se tornam cada vez mais complexos. Neste sentido, objetivou-se analisar como ocorre o processo de educar ambientalmente fora do eixo escolar, mas que interfere significativamente na formação de cidadãos críticos e conscientes do ambiente em que está inserido. Este estudo vem sendo desenvolvido há mais de 10 anos nas casas de religiões afro-brasileiras no município de Poções-Ba, tendo como recursos metodológicos a Cartografia de Controvérsias, tendo metodologicamente como base teórica os estudos de Bruno Latour. Observou-se até então que essas comunidades tradicionais de terreiros assumem no contexto social atual, no que tange à preservação do meio ambiente um papel de relevância significativa, pois é da natureza que emana a força. Preliminarmente, conclui-se que a educação ambiental se dá também fora dos currículos escolares normativos e auxiliam a educação formal na formação de cidadãos, neste caso, faz-se necessário um repensar das nossas práticas pedagógicas, onde muitas vezes imbuídos de pré-conceitos e não conseguimos perceber que outras instâncias podem proporcionar aos nossos alunos ações significativas que não conseguimos alcançar no cotidiano de um currículo escolar formal.
id FURG-9_be297189ded96bbf90b357967457ab50
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5475
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação ambiental: ação integradora na formação de cidadãos críticos em seus contextos de vidaEducação Ambiental. Comunidades Tradicionais. Formação de Cidadão. Educação Não-Formal.O papel desafiador que permeia a relação meio ambiente e educação possibilita o surgimento de novos saberes que nos leve a compreender os processos que se tornam cada vez mais complexos. Neste sentido, objetivou-se analisar como ocorre o processo de educar ambientalmente fora do eixo escolar, mas que interfere significativamente na formação de cidadãos críticos e conscientes do ambiente em que está inserido. Este estudo vem sendo desenvolvido há mais de 10 anos nas casas de religiões afro-brasileiras no município de Poções-Ba, tendo como recursos metodológicos a Cartografia de Controvérsias, tendo metodologicamente como base teórica os estudos de Bruno Latour. Observou-se até então que essas comunidades tradicionais de terreiros assumem no contexto social atual, no que tange à preservação do meio ambiente um papel de relevância significativa, pois é da natureza que emana a força. Preliminarmente, conclui-se que a educação ambiental se dá também fora dos currículos escolares normativos e auxiliam a educação formal na formação de cidadãos, neste caso, faz-se necessário um repensar das nossas práticas pedagógicas, onde muitas vezes imbuídos de pré-conceitos e não conseguimos perceber que outras instâncias podem proporcionar aos nossos alunos ações significativas que não conseguimos alcançar no cotidiano de um currículo escolar formal.Lepidus2015-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/547510.14295/remea.v0i0.5475REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; EDIÇÃO ESPECIAL IMPRESSA: DOSSIÊ EDUCAÇÃO AMBIENTAL(2015); 223-2301517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5475/3398Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMeira, Celio SilvaAmorim, Celeste Diasda Silva Júnior, Milton Ferreira2020-11-16T20:58:14Zoai:periodicos.furg.br:article/5475Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:58:14Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental: ação integradora na formação de cidadãos críticos em seus contextos de vida
title Educação ambiental: ação integradora na formação de cidadãos críticos em seus contextos de vida
spellingShingle Educação ambiental: ação integradora na formação de cidadãos críticos em seus contextos de vida
Meira, Celio Silva
Educação Ambiental. Comunidades Tradicionais. Formação de Cidadão. Educação Não-Formal.
title_short Educação ambiental: ação integradora na formação de cidadãos críticos em seus contextos de vida
title_full Educação ambiental: ação integradora na formação de cidadãos críticos em seus contextos de vida
title_fullStr Educação ambiental: ação integradora na formação de cidadãos críticos em seus contextos de vida
title_full_unstemmed Educação ambiental: ação integradora na formação de cidadãos críticos em seus contextos de vida
title_sort Educação ambiental: ação integradora na formação de cidadãos críticos em seus contextos de vida
author Meira, Celio Silva
author_facet Meira, Celio Silva
Amorim, Celeste Dias
da Silva Júnior, Milton Ferreira
author_role author
author2 Amorim, Celeste Dias
da Silva Júnior, Milton Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meira, Celio Silva
Amorim, Celeste Dias
da Silva Júnior, Milton Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Comunidades Tradicionais. Formação de Cidadão. Educação Não-Formal.
topic Educação Ambiental. Comunidades Tradicionais. Formação de Cidadão. Educação Não-Formal.
description O papel desafiador que permeia a relação meio ambiente e educação possibilita o surgimento de novos saberes que nos leve a compreender os processos que se tornam cada vez mais complexos. Neste sentido, objetivou-se analisar como ocorre o processo de educar ambientalmente fora do eixo escolar, mas que interfere significativamente na formação de cidadãos críticos e conscientes do ambiente em que está inserido. Este estudo vem sendo desenvolvido há mais de 10 anos nas casas de religiões afro-brasileiras no município de Poções-Ba, tendo como recursos metodológicos a Cartografia de Controvérsias, tendo metodologicamente como base teórica os estudos de Bruno Latour. Observou-se até então que essas comunidades tradicionais de terreiros assumem no contexto social atual, no que tange à preservação do meio ambiente um papel de relevância significativa, pois é da natureza que emana a força. Preliminarmente, conclui-se que a educação ambiental se dá também fora dos currículos escolares normativos e auxiliam a educação formal na formação de cidadãos, neste caso, faz-se necessário um repensar das nossas práticas pedagógicas, onde muitas vezes imbuídos de pré-conceitos e não conseguimos perceber que outras instâncias podem proporcionar aos nossos alunos ações significativas que não conseguimos alcançar no cotidiano de um currículo escolar formal.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5475
10.14295/remea.v0i0.5475
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5475
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.5475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5475/3398
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; EDIÇÃO ESPECIAL IMPRESSA: DOSSIÊ EDUCAÇÃO AMBIENTAL(2015); 223-230
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785001738241