Educação ambiental: ação integradora na formação de cidadãos críticos em seus contextos de vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5475 |
Resumo: | O papel desafiador que permeia a relação meio ambiente e educação possibilita o surgimento de novos saberes que nos leve a compreender os processos que se tornam cada vez mais complexos. Neste sentido, objetivou-se analisar como ocorre o processo de educar ambientalmente fora do eixo escolar, mas que interfere significativamente na formação de cidadãos críticos e conscientes do ambiente em que está inserido. Este estudo vem sendo desenvolvido há mais de 10 anos nas casas de religiões afro-brasileiras no município de Poções-Ba, tendo como recursos metodológicos a Cartografia de Controvérsias, tendo metodologicamente como base teórica os estudos de Bruno Latour. Observou-se até então que essas comunidades tradicionais de terreiros assumem no contexto social atual, no que tange à preservação do meio ambiente um papel de relevância significativa, pois é da natureza que emana a força. Preliminarmente, conclui-se que a educação ambiental se dá também fora dos currículos escolares normativos e auxiliam a educação formal na formação de cidadãos, neste caso, faz-se necessário um repensar das nossas práticas pedagógicas, onde muitas vezes imbuídos de pré-conceitos e não conseguimos perceber que outras instâncias podem proporcionar aos nossos alunos ações significativas que não conseguimos alcançar no cotidiano de um currículo escolar formal. |
id |
FURG-9_be297189ded96bbf90b357967457ab50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5475 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental: ação integradora na formação de cidadãos críticos em seus contextos de vidaEducação Ambiental. Comunidades Tradicionais. Formação de Cidadão. Educação Não-Formal.O papel desafiador que permeia a relação meio ambiente e educação possibilita o surgimento de novos saberes que nos leve a compreender os processos que se tornam cada vez mais complexos. Neste sentido, objetivou-se analisar como ocorre o processo de educar ambientalmente fora do eixo escolar, mas que interfere significativamente na formação de cidadãos críticos e conscientes do ambiente em que está inserido. Este estudo vem sendo desenvolvido há mais de 10 anos nas casas de religiões afro-brasileiras no município de Poções-Ba, tendo como recursos metodológicos a Cartografia de Controvérsias, tendo metodologicamente como base teórica os estudos de Bruno Latour. Observou-se até então que essas comunidades tradicionais de terreiros assumem no contexto social atual, no que tange à preservação do meio ambiente um papel de relevância significativa, pois é da natureza que emana a força. Preliminarmente, conclui-se que a educação ambiental se dá também fora dos currículos escolares normativos e auxiliam a educação formal na formação de cidadãos, neste caso, faz-se necessário um repensar das nossas práticas pedagógicas, onde muitas vezes imbuídos de pré-conceitos e não conseguimos perceber que outras instâncias podem proporcionar aos nossos alunos ações significativas que não conseguimos alcançar no cotidiano de um currículo escolar formal.Lepidus2015-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/547510.14295/remea.v0i0.5475REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; EDIÇÃO ESPECIAL IMPRESSA: DOSSIÊ EDUCAÇÃO AMBIENTAL(2015); 223-2301517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5475/3398Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMeira, Celio SilvaAmorim, Celeste Diasda Silva Júnior, Milton Ferreira2020-11-16T20:58:14Zoai:periodicos.furg.br:article/5475Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:58:14Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental: ação integradora na formação de cidadãos críticos em seus contextos de vida |
title |
Educação ambiental: ação integradora na formação de cidadãos críticos em seus contextos de vida |
spellingShingle |
Educação ambiental: ação integradora na formação de cidadãos críticos em seus contextos de vida Meira, Celio Silva Educação Ambiental. Comunidades Tradicionais. Formação de Cidadão. Educação Não-Formal. |
title_short |
Educação ambiental: ação integradora na formação de cidadãos críticos em seus contextos de vida |
title_full |
Educação ambiental: ação integradora na formação de cidadãos críticos em seus contextos de vida |
title_fullStr |
Educação ambiental: ação integradora na formação de cidadãos críticos em seus contextos de vida |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental: ação integradora na formação de cidadãos críticos em seus contextos de vida |
title_sort |
Educação ambiental: ação integradora na formação de cidadãos críticos em seus contextos de vida |
author |
Meira, Celio Silva |
author_facet |
Meira, Celio Silva Amorim, Celeste Dias da Silva Júnior, Milton Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Amorim, Celeste Dias da Silva Júnior, Milton Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meira, Celio Silva Amorim, Celeste Dias da Silva Júnior, Milton Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental. Comunidades Tradicionais. Formação de Cidadão. Educação Não-Formal. |
topic |
Educação Ambiental. Comunidades Tradicionais. Formação de Cidadão. Educação Não-Formal. |
description |
O papel desafiador que permeia a relação meio ambiente e educação possibilita o surgimento de novos saberes que nos leve a compreender os processos que se tornam cada vez mais complexos. Neste sentido, objetivou-se analisar como ocorre o processo de educar ambientalmente fora do eixo escolar, mas que interfere significativamente na formação de cidadãos críticos e conscientes do ambiente em que está inserido. Este estudo vem sendo desenvolvido há mais de 10 anos nas casas de religiões afro-brasileiras no município de Poções-Ba, tendo como recursos metodológicos a Cartografia de Controvérsias, tendo metodologicamente como base teórica os estudos de Bruno Latour. Observou-se até então que essas comunidades tradicionais de terreiros assumem no contexto social atual, no que tange à preservação do meio ambiente um papel de relevância significativa, pois é da natureza que emana a força. Preliminarmente, conclui-se que a educação ambiental se dá também fora dos currículos escolares normativos e auxiliam a educação formal na formação de cidadãos, neste caso, faz-se necessário um repensar das nossas práticas pedagógicas, onde muitas vezes imbuídos de pré-conceitos e não conseguimos perceber que outras instâncias podem proporcionar aos nossos alunos ações significativas que não conseguimos alcançar no cotidiano de um currículo escolar formal. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5475 10.14295/remea.v0i0.5475 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5475 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.5475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5475/3398 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; EDIÇÃO ESPECIAL IMPRESSA: DOSSIÊ EDUCAÇÃO AMBIENTAL(2015); 223-230 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785001738241 |