Paulo Freire e Maurice Tardif: um diálogo de referências para fortalecer a articulação universidade escola na perspectiva da formação com educadores/as
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6891 |
Resumo: | O estudo põe em diálogo as referências de Paulo Freire e Maurice Tardif no âmbito da formação de educadores. Apresenta inicialmente um breve estudo bibliográfico sobre cada um dos autores, enfatizando a reflexão crítica de ambos sobre o distanciamento entre conhecimento teórico e conhecimento prático nos cursos de formação. O estudo bibliográfico realizado permitiu vislumbrar a complementaridade dos autores no que se refere à valorização do conhecimento prático e ao reconhecimento dos/as educadores/as como sujeitos de conhecimento, bem como quanto ao potencial formativo da articulação universidade escola. Com base nos estudos realizados, compartilha-se a compreensão acerca da reciprocidade das ações de pesquisar o ensino e ensinar por meio da pesquisa como um princípio para problematizar as relações entre universidade e escola, na perspectiva da formação com educadores/as. |
id |
FURG-9_c10bd37af8fc20e7a4b6c6cf7d90208a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/6891 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Paulo Freire e Maurice Tardif: um diálogo de referências para fortalecer a articulação universidade escola na perspectiva da formação com educadores/asPaulo FreireMaurice TardifFormação com educadoresO estudo põe em diálogo as referências de Paulo Freire e Maurice Tardif no âmbito da formação de educadores. Apresenta inicialmente um breve estudo bibliográfico sobre cada um dos autores, enfatizando a reflexão crítica de ambos sobre o distanciamento entre conhecimento teórico e conhecimento prático nos cursos de formação. O estudo bibliográfico realizado permitiu vislumbrar a complementaridade dos autores no que se refere à valorização do conhecimento prático e ao reconhecimento dos/as educadores/as como sujeitos de conhecimento, bem como quanto ao potencial formativo da articulação universidade escola. Com base nos estudos realizados, compartilha-se a compreensão acerca da reciprocidade das ações de pesquisar o ensino e ensinar por meio da pesquisa como um princípio para problematizar as relações entre universidade e escola, na perspectiva da formação com educadores/as.Lepidus2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/689110.14295/remea.v0i0.6891REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2017: Edição especial XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire - Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões; 25-391517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/6891/4509Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Ana Lúcia Souza de2018-03-20T23:43:47Zoai:periodicos.furg.br:article/6891Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-20T23:43:47Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Paulo Freire e Maurice Tardif: um diálogo de referências para fortalecer a articulação universidade escola na perspectiva da formação com educadores/as |
title |
Paulo Freire e Maurice Tardif: um diálogo de referências para fortalecer a articulação universidade escola na perspectiva da formação com educadores/as |
spellingShingle |
Paulo Freire e Maurice Tardif: um diálogo de referências para fortalecer a articulação universidade escola na perspectiva da formação com educadores/as Freitas, Ana Lúcia Souza de Paulo Freire Maurice Tardif Formação com educadores |
title_short |
Paulo Freire e Maurice Tardif: um diálogo de referências para fortalecer a articulação universidade escola na perspectiva da formação com educadores/as |
title_full |
Paulo Freire e Maurice Tardif: um diálogo de referências para fortalecer a articulação universidade escola na perspectiva da formação com educadores/as |
title_fullStr |
Paulo Freire e Maurice Tardif: um diálogo de referências para fortalecer a articulação universidade escola na perspectiva da formação com educadores/as |
title_full_unstemmed |
Paulo Freire e Maurice Tardif: um diálogo de referências para fortalecer a articulação universidade escola na perspectiva da formação com educadores/as |
title_sort |
Paulo Freire e Maurice Tardif: um diálogo de referências para fortalecer a articulação universidade escola na perspectiva da formação com educadores/as |
author |
Freitas, Ana Lúcia Souza de |
author_facet |
Freitas, Ana Lúcia Souza de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Ana Lúcia Souza de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paulo Freire Maurice Tardif Formação com educadores |
topic |
Paulo Freire Maurice Tardif Formação com educadores |
description |
O estudo põe em diálogo as referências de Paulo Freire e Maurice Tardif no âmbito da formação de educadores. Apresenta inicialmente um breve estudo bibliográfico sobre cada um dos autores, enfatizando a reflexão crítica de ambos sobre o distanciamento entre conhecimento teórico e conhecimento prático nos cursos de formação. O estudo bibliográfico realizado permitiu vislumbrar a complementaridade dos autores no que se refere à valorização do conhecimento prático e ao reconhecimento dos/as educadores/as como sujeitos de conhecimento, bem como quanto ao potencial formativo da articulação universidade escola. Com base nos estudos realizados, compartilha-se a compreensão acerca da reciprocidade das ações de pesquisar o ensino e ensinar por meio da pesquisa como um princípio para problematizar as relações entre universidade e escola, na perspectiva da formação com educadores/as. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6891 10.14295/remea.v0i0.6891 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6891 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.6891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6891/4509 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2017: Edição especial XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire - Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões; 25-39 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785529171968 |