Paulo Freire e Maurice Tardif: um diálogo de referências para fortalecer a articulação universidade escola na perspectiva da formação com educadores/as

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ana Lúcia Souza de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6891
Resumo: O estudo põe em diálogo as referências de Paulo Freire e Maurice Tardif no âmbito da formação de educadores. Apresenta inicialmente um breve estudo bibliográfico sobre cada um dos autores, enfatizando a reflexão crítica de ambos sobre o distanciamento entre conhecimento teórico e conhecimento prático nos cursos de formação. O estudo bibliográfico realizado permitiu vislumbrar a complementaridade dos autores no que se refere à valorização do conhecimento prático e ao reconhecimento dos/as educadores/as como sujeitos de conhecimento, bem como quanto ao potencial formativo da articulação universidade escola. Com base nos estudos realizados, compartilha-se a compreensão acerca da reciprocidade das ações de pesquisar o ensino e ensinar por meio da pesquisa como um princípio para problematizar as relações entre universidade e escola, na perspectiva da formação com educadores/as.
id FURG-9_c10bd37af8fc20e7a4b6c6cf7d90208a
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6891
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Paulo Freire e Maurice Tardif: um diálogo de referências para fortalecer a articulação universidade escola na perspectiva da formação com educadores/asPaulo FreireMaurice TardifFormação com educadoresO estudo põe em diálogo as referências de Paulo Freire e Maurice Tardif no âmbito da formação de educadores. Apresenta inicialmente um breve estudo bibliográfico sobre cada um dos autores, enfatizando a reflexão crítica de ambos sobre o distanciamento entre conhecimento teórico e conhecimento prático nos cursos de formação. O estudo bibliográfico realizado permitiu vislumbrar a complementaridade dos autores no que se refere à valorização do conhecimento prático e ao reconhecimento dos/as educadores/as como sujeitos de conhecimento, bem como quanto ao potencial formativo da articulação universidade escola. Com base nos estudos realizados, compartilha-se a compreensão acerca da reciprocidade das ações de pesquisar o ensino e ensinar por meio da pesquisa como um princípio para problematizar as relações entre universidade e escola, na perspectiva da formação com educadores/as.Lepidus2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/689110.14295/remea.v0i0.6891REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2017: Edição especial XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire - Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões; 25-391517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/6891/4509Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Ana Lúcia Souza de2018-03-20T23:43:47Zoai:periodicos.furg.br:article/6891Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-20T23:43:47Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Paulo Freire e Maurice Tardif: um diálogo de referências para fortalecer a articulação universidade escola na perspectiva da formação com educadores/as
title Paulo Freire e Maurice Tardif: um diálogo de referências para fortalecer a articulação universidade escola na perspectiva da formação com educadores/as
spellingShingle Paulo Freire e Maurice Tardif: um diálogo de referências para fortalecer a articulação universidade escola na perspectiva da formação com educadores/as
Freitas, Ana Lúcia Souza de
Paulo Freire
Maurice Tardif
Formação com educadores
title_short Paulo Freire e Maurice Tardif: um diálogo de referências para fortalecer a articulação universidade escola na perspectiva da formação com educadores/as
title_full Paulo Freire e Maurice Tardif: um diálogo de referências para fortalecer a articulação universidade escola na perspectiva da formação com educadores/as
title_fullStr Paulo Freire e Maurice Tardif: um diálogo de referências para fortalecer a articulação universidade escola na perspectiva da formação com educadores/as
title_full_unstemmed Paulo Freire e Maurice Tardif: um diálogo de referências para fortalecer a articulação universidade escola na perspectiva da formação com educadores/as
title_sort Paulo Freire e Maurice Tardif: um diálogo de referências para fortalecer a articulação universidade escola na perspectiva da formação com educadores/as
author Freitas, Ana Lúcia Souza de
author_facet Freitas, Ana Lúcia Souza de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Ana Lúcia Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire
Maurice Tardif
Formação com educadores
topic Paulo Freire
Maurice Tardif
Formação com educadores
description O estudo põe em diálogo as referências de Paulo Freire e Maurice Tardif no âmbito da formação de educadores. Apresenta inicialmente um breve estudo bibliográfico sobre cada um dos autores, enfatizando a reflexão crítica de ambos sobre o distanciamento entre conhecimento teórico e conhecimento prático nos cursos de formação. O estudo bibliográfico realizado permitiu vislumbrar a complementaridade dos autores no que se refere à valorização do conhecimento prático e ao reconhecimento dos/as educadores/as como sujeitos de conhecimento, bem como quanto ao potencial formativo da articulação universidade escola. Com base nos estudos realizados, compartilha-se a compreensão acerca da reciprocidade das ações de pesquisar o ensino e ensinar por meio da pesquisa como um princípio para problematizar as relações entre universidade e escola, na perspectiva da formação com educadores/as.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6891
10.14295/remea.v0i0.6891
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6891
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.6891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6891/4509
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2017: Edição especial XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire - Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões; 25-39
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785529171968