A percepção dos alunos do ensino fundamental sobre o uso da água consumida no município de Belém-PAThe perception of fundamental education students on the use of consumed water in the county of Belém-PALa percepción de los alumnos de la enseñanza fundamental sobre el uso del agua consumida en el municipio de Belém-PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rêgo, João Ricardo Souza do
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Meiguins de Lima, Aline Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7713
Resumo: Trata-se de pesquisa baseada no método aleatório probabilístico para população finita, realizada com 62 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental matriculados em um colégio localizado no Município de Belém (Pará). Objetivou-se analisar a percepção dos alunos sobre o uso da água. Parte do pressuposto de que o ensino formal deve direcionar os educandos a posicionarem-se frente às problemáticas e questões sociais, sendo a Educação Ambiental responsável por apresentar aos alunos questões relevantes acerca do desenvolvimento sustentável, especialmente, o uso racional dos recursos hídricos disponíveis. Os resultados obtidos revelaram a forte correlação entre a realidade cotidiana e a construção da percepção de que o uso racional da água é fator indispensável para o desenvolvimento sustentável. This is a research based on the probabilistic random method for finite population, carried out with 62 students from the 6th to the 9th year of Elementary School enrolled in a college located in the Municipality of Belém (Pará). The objective was to analyze the students' perception about water use. It is based on the assumption that formal education should direct learners to position themselves in the face of social problems and issues, and Environmental Education is responsible for presenting students with relevant questions about sustainable development, especially the rational use of available water resources. The results obtained will reveal that there is a relationship between everyday reality and the construction of a perception that rational use of water is an indispensable factor for sustainable development. Se trata de una investigación basada en el método aleatorio probabilístico para población finita, realizada con 62 alumnos del 6º al 9º año de la Enseñanza Fundamental matriculados en un colegio localizado en el Municipio de Belém (Pará). Se objetivó analizar la percepción de los alumnos sobre el uso del agua. Parte del supuesto de que la enseñanza formal debe dirigir a los educandos a posicionarse frente a las problemáticas y cuestiones sociales, siendo la Educación Ambiental responsable de presentar a los alumnos cuestiones relevantes acerca del desarrollo sostenible, especialmente, el uso racional de los recursos hídricos disponibles. Los resultados obtenidos revelaron que existe una correlación entre la realidad cotidiana y la construcción de una percepción que el uso racional del agua es un factor indispensable para el desarrollo sostenible.
id FURG-9_c846a8813d9ffc0b37417329434ae851
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7713
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A percepção dos alunos do ensino fundamental sobre o uso da água consumida no município de Belém-PAThe perception of fundamental education students on the use of consumed water in the county of Belém-PALa percepción de los alumnos de la enseñanza fundamental sobre el uso del agua consumida en el municipio de Belém-PARecursos Hídricos. Educação Ambiental. PercepçãoAmbiental.Trata-se de pesquisa baseada no método aleatório probabilístico para população finita, realizada com 62 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental matriculados em um colégio localizado no Município de Belém (Pará). Objetivou-se analisar a percepção dos alunos sobre o uso da água. Parte do pressuposto de que o ensino formal deve direcionar os educandos a posicionarem-se frente às problemáticas e questões sociais, sendo a Educação Ambiental responsável por apresentar aos alunos questões relevantes acerca do desenvolvimento sustentável, especialmente, o uso racional dos recursos hídricos disponíveis. Os resultados obtidos revelaram a forte correlação entre a realidade cotidiana e a construção da percepção de que o uso racional da água é fator indispensável para o desenvolvimento sustentável. This is a research based on the probabilistic random method for finite population, carried out with 62 students from the 6th to the 9th year of Elementary School enrolled in a college located in the Municipality of Belém (Pará). The objective was to analyze the students' perception about water use. It is based on the assumption that formal education should direct learners to position themselves in the face of social problems and issues, and Environmental Education is responsible for presenting students with relevant questions about sustainable development, especially the rational use of available water resources. The results obtained will reveal that there is a relationship between everyday reality and the construction of a perception that rational use of water is an indispensable factor for sustainable development. Se trata de una investigación basada en el método aleatorio probabilístico para población finita, realizada con 62 alumnos del 6º al 9º año de la Enseñanza Fundamental matriculados en un colegio localizado en el Municipio de Belém (Pará). Se objetivó analizar la percepción de los alumnos sobre el uso del agua. Parte del supuesto de que la enseñanza formal debe dirigir a los educandos a posicionarse frente a las problemáticas y cuestiones sociales, siendo la Educación Ambiental responsable de presentar a los alumnos cuestiones relevantes acerca del desarrollo sostenible, especialmente, el uso racional de los recursos hídricos disponibles. Los resultados obtenidos revelaron que existe una correlación entre la realidad cotidiana y la construcción de una percepción que el uso racional del agua es un factor indispensable para el desarrollo sostenible.Lepidus2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/771310.14295/remea.v35i2.7713REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 2 (2018); 155-1721517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7713/5380Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRêgo, João Ricardo Souza doMeiguins de Lima, Aline Maria2018-08-31T17:53:15Zoai:periodicos.furg.br:article/7713Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-08-31T17:53:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção dos alunos do ensino fundamental sobre o uso da água consumida no município de Belém-PAThe perception of fundamental education students on the use of consumed water in the county of Belém-PALa percepción de los alumnos de la enseñanza fundamental sobre el uso del agua consumida en el municipio de Belém-PA
title A percepção dos alunos do ensino fundamental sobre o uso da água consumida no município de Belém-PAThe perception of fundamental education students on the use of consumed water in the county of Belém-PALa percepción de los alumnos de la enseñanza fundamental sobre el uso del agua consumida en el municipio de Belém-PA
spellingShingle A percepção dos alunos do ensino fundamental sobre o uso da água consumida no município de Belém-PAThe perception of fundamental education students on the use of consumed water in the county of Belém-PALa percepción de los alumnos de la enseñanza fundamental sobre el uso del agua consumida en el municipio de Belém-PA
Rêgo, João Ricardo Souza do
Recursos Hídricos. Educação Ambiental. PercepçãoAmbiental.
title_short A percepção dos alunos do ensino fundamental sobre o uso da água consumida no município de Belém-PAThe perception of fundamental education students on the use of consumed water in the county of Belém-PALa percepción de los alumnos de la enseñanza fundamental sobre el uso del agua consumida en el municipio de Belém-PA
title_full A percepção dos alunos do ensino fundamental sobre o uso da água consumida no município de Belém-PAThe perception of fundamental education students on the use of consumed water in the county of Belém-PALa percepción de los alumnos de la enseñanza fundamental sobre el uso del agua consumida en el municipio de Belém-PA
title_fullStr A percepção dos alunos do ensino fundamental sobre o uso da água consumida no município de Belém-PAThe perception of fundamental education students on the use of consumed water in the county of Belém-PALa percepción de los alumnos de la enseñanza fundamental sobre el uso del agua consumida en el municipio de Belém-PA
title_full_unstemmed A percepção dos alunos do ensino fundamental sobre o uso da água consumida no município de Belém-PAThe perception of fundamental education students on the use of consumed water in the county of Belém-PALa percepción de los alumnos de la enseñanza fundamental sobre el uso del agua consumida en el municipio de Belém-PA
title_sort A percepção dos alunos do ensino fundamental sobre o uso da água consumida no município de Belém-PAThe perception of fundamental education students on the use of consumed water in the county of Belém-PALa percepción de los alumnos de la enseñanza fundamental sobre el uso del agua consumida en el municipio de Belém-PA
author Rêgo, João Ricardo Souza do
author_facet Rêgo, João Ricardo Souza do
Meiguins de Lima, Aline Maria
author_role author
author2 Meiguins de Lima, Aline Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rêgo, João Ricardo Souza do
Meiguins de Lima, Aline Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos Hídricos. Educação Ambiental. PercepçãoAmbiental.
topic Recursos Hídricos. Educação Ambiental. PercepçãoAmbiental.
description Trata-se de pesquisa baseada no método aleatório probabilístico para população finita, realizada com 62 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental matriculados em um colégio localizado no Município de Belém (Pará). Objetivou-se analisar a percepção dos alunos sobre o uso da água. Parte do pressuposto de que o ensino formal deve direcionar os educandos a posicionarem-se frente às problemáticas e questões sociais, sendo a Educação Ambiental responsável por apresentar aos alunos questões relevantes acerca do desenvolvimento sustentável, especialmente, o uso racional dos recursos hídricos disponíveis. Os resultados obtidos revelaram a forte correlação entre a realidade cotidiana e a construção da percepção de que o uso racional da água é fator indispensável para o desenvolvimento sustentável. This is a research based on the probabilistic random method for finite population, carried out with 62 students from the 6th to the 9th year of Elementary School enrolled in a college located in the Municipality of Belém (Pará). The objective was to analyze the students' perception about water use. It is based on the assumption that formal education should direct learners to position themselves in the face of social problems and issues, and Environmental Education is responsible for presenting students with relevant questions about sustainable development, especially the rational use of available water resources. The results obtained will reveal that there is a relationship between everyday reality and the construction of a perception that rational use of water is an indispensable factor for sustainable development. Se trata de una investigación basada en el método aleatorio probabilístico para población finita, realizada con 62 alumnos del 6º al 9º año de la Enseñanza Fundamental matriculados en un colegio localizado en el Municipio de Belém (Pará). Se objetivó analizar la percepción de los alumnos sobre el uso del agua. Parte del supuesto de que la enseñanza formal debe dirigir a los educandos a posicionarse frente a las problemáticas y cuestiones sociales, siendo la Educación Ambiental responsable de presentar a los alumnos cuestiones relevantes acerca del desarrollo sostenible, especialmente, el uso racional de los recursos hídricos disponibles. Los resultados obtenidos revelaron que existe una correlación entre la realidad cotidiana y la construcción de una percepción que el uso racional del agua es un factor indispensable para el desarrollo sostenible.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7713
10.14295/remea.v35i2.7713
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7713
identifier_str_mv 10.14295/remea.v35i2.7713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7713/5380
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 2 (2018); 155-172
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786160414720