Concepções socioambientais sobre a água: reflexões a partir de desenhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Cecília da Cruz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira, Machado, Wedna de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11567
Resumo: Objetivou-se com esse estudo analisar a percepção dos alunos sobre a água, através do mapa mental, a fim de sensibilizá-los quanto ao uso sustentável desse recurso e à importância da conservação desse bem. A pesquisa foi desenvolvida em Sergipe, com 53 alunos dos 6os anos e em três fases: exposição dos conteúdos sobre água; elaboração de uma frase e construção do mapa mental; análise e interpretação dos dados. Os alunos abordaram quatro principais temas: poluição, importância e uso consciente, ciclo hidrológico e recurso doméstico. As categorias mais representativas foram: natural sem a presença humana; outras; natural poluído sem a presença humana; e natural e antrópico. A água foi o principal elemento ilustrado, seguido pelo solo, sol, nuvem e peixe. Assim, essa pesquisa revela que a utilização dos mapas mentais colabora para a compreensão da relação dos estudantes com o meio ambiente, permitindo a formação de cidadãos críticos e participativos.
id FURG-9_c95d330712235a9eb4fd2961d56e70e8
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11567
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Concepções socioambientais sobre a água: reflexões a partir de desenhosmapa mentaleducação ambientalensino de CiênciasObjetivou-se com esse estudo analisar a percepção dos alunos sobre a água, através do mapa mental, a fim de sensibilizá-los quanto ao uso sustentável desse recurso e à importância da conservação desse bem. A pesquisa foi desenvolvida em Sergipe, com 53 alunos dos 6os anos e em três fases: exposição dos conteúdos sobre água; elaboração de uma frase e construção do mapa mental; análise e interpretação dos dados. Os alunos abordaram quatro principais temas: poluição, importância e uso consciente, ciclo hidrológico e recurso doméstico. As categorias mais representativas foram: natural sem a presença humana; outras; natural poluído sem a presença humana; e natural e antrópico. A água foi o principal elemento ilustrado, seguido pelo solo, sol, nuvem e peixe. Assim, essa pesquisa revela que a utilização dos mapas mentais colabora para a compreensão da relação dos estudantes com o meio ambiente, permitindo a formação de cidadãos críticos e participativos.Lepidus2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1156710.14295/remea.v37i4.11567REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 4 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, set./dez. - Fluxo Contínuo; 264-2811517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/11567/8402Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Cecília da CruzNepomuceno, Aline Lima de OliveiraMachado, Wedna de Jesus2022-08-30T13:17:15Zoai:periodicos.furg.br:article/11567Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:17:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções socioambientais sobre a água: reflexões a partir de desenhos
title Concepções socioambientais sobre a água: reflexões a partir de desenhos
spellingShingle Concepções socioambientais sobre a água: reflexões a partir de desenhos
Silva, Ana Cecília da Cruz
mapa mental
educação ambiental
ensino de Ciências
title_short Concepções socioambientais sobre a água: reflexões a partir de desenhos
title_full Concepções socioambientais sobre a água: reflexões a partir de desenhos
title_fullStr Concepções socioambientais sobre a água: reflexões a partir de desenhos
title_full_unstemmed Concepções socioambientais sobre a água: reflexões a partir de desenhos
title_sort Concepções socioambientais sobre a água: reflexões a partir de desenhos
author Silva, Ana Cecília da Cruz
author_facet Silva, Ana Cecília da Cruz
Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira
Machado, Wedna de Jesus
author_role author
author2 Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira
Machado, Wedna de Jesus
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Cecília da Cruz
Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira
Machado, Wedna de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv mapa mental
educação ambiental
ensino de Ciências
topic mapa mental
educação ambiental
ensino de Ciências
description Objetivou-se com esse estudo analisar a percepção dos alunos sobre a água, através do mapa mental, a fim de sensibilizá-los quanto ao uso sustentável desse recurso e à importância da conservação desse bem. A pesquisa foi desenvolvida em Sergipe, com 53 alunos dos 6os anos e em três fases: exposição dos conteúdos sobre água; elaboração de uma frase e construção do mapa mental; análise e interpretação dos dados. Os alunos abordaram quatro principais temas: poluição, importância e uso consciente, ciclo hidrológico e recurso doméstico. As categorias mais representativas foram: natural sem a presença humana; outras; natural poluído sem a presença humana; e natural e antrópico. A água foi o principal elemento ilustrado, seguido pelo solo, sol, nuvem e peixe. Assim, essa pesquisa revela que a utilização dos mapas mentais colabora para a compreensão da relação dos estudantes com o meio ambiente, permitindo a formação de cidadãos críticos e participativos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11567
10.14295/remea.v37i4.11567
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11567
identifier_str_mv 10.14295/remea.v37i4.11567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11567/8402
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 4 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, set./dez. - Fluxo Contínuo; 264-281
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041787434434560