Ideologia e Consenso na Formação de Educadores: a Educação Ambiental em FocoIdeology and Consensus in the Formation of Educators: the Environmental Education in Focus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Jéssica Nascimento
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Loureiro, Carlos Frederico Bernardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3668
Resumo: A crise socioambiental tem se intensificado. A EA Crítico-Transformadora emerge como um mecanismo de superação. Porém, uma EA Conservadora corrobora com a manutenção/reprodução desse padrão societário. A formação de educadores traz uma possibilidade concreta para constituir uma EA de tendência histórica. Objetivando refletir sobre essa formação, investigaram-se concepções de Meio Ambiente e EA e práticas educativas de um grupo de mestrandos em Educação. Aplicaram-se questionários no início do processo e realizaram-se entrevistas ao final. Partiu-se de estudo teórico do campo ambiental e das discussões sobre ideologia e consenso. Os educadores demonstraram, hegemonicamente, representações/práticas ideologizadas ao encontro das tendências natural e racional. A parcela que avançou para a tendência histórica compõe-se de mestrandos que, embora não tenham seus estudos focados na temática socioambiental, tem-nos no campo do materialismo histórico-dialético.
id FURG-9_cc32fc76ad8f126fc5974743da43d1e5
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3668
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Ideologia e Consenso na Formação de Educadores: a Educação Ambiental em FocoIdeology and Consensus in the Formation of Educators: the Environmental Education in FocusEducação Ambiental Crítico-TransformadoraIdeologiaFormação de Educadores.A crise socioambiental tem se intensificado. A EA Crítico-Transformadora emerge como um mecanismo de superação. Porém, uma EA Conservadora corrobora com a manutenção/reprodução desse padrão societário. A formação de educadores traz uma possibilidade concreta para constituir uma EA de tendência histórica. Objetivando refletir sobre essa formação, investigaram-se concepções de Meio Ambiente e EA e práticas educativas de um grupo de mestrandos em Educação. Aplicaram-se questionários no início do processo e realizaram-se entrevistas ao final. Partiu-se de estudo teórico do campo ambiental e das discussões sobre ideologia e consenso. Os educadores demonstraram, hegemonicamente, representações/práticas ideologizadas ao encontro das tendências natural e racional. A parcela que avançou para a tendência histórica compõe-se de mestrandos que, embora não tenham seus estudos focados na temática socioambiental, tem-nos no campo do materialismo histórico-dialético.Lepidus2014-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/366810.14295/remea.v31i1.3668REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 1 (2014); 308-3231517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3668/2880Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Jéssica NascimentoLoureiro, Carlos Frederico Bernardo2020-08-14T19:57:11Zoai:periodicos.furg.br:article/3668Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ideologia e Consenso na Formação de Educadores: a Educação Ambiental em FocoIdeology and Consensus in the Formation of Educators: the Environmental Education in Focus
title Ideologia e Consenso na Formação de Educadores: a Educação Ambiental em FocoIdeology and Consensus in the Formation of Educators: the Environmental Education in Focus
spellingShingle Ideologia e Consenso na Formação de Educadores: a Educação Ambiental em FocoIdeology and Consensus in the Formation of Educators: the Environmental Education in Focus
Rodrigues, Jéssica Nascimento
Educação Ambiental Crítico-Transformadora
Ideologia
Formação de Educadores.
title_short Ideologia e Consenso na Formação de Educadores: a Educação Ambiental em FocoIdeology and Consensus in the Formation of Educators: the Environmental Education in Focus
title_full Ideologia e Consenso na Formação de Educadores: a Educação Ambiental em FocoIdeology and Consensus in the Formation of Educators: the Environmental Education in Focus
title_fullStr Ideologia e Consenso na Formação de Educadores: a Educação Ambiental em FocoIdeology and Consensus in the Formation of Educators: the Environmental Education in Focus
title_full_unstemmed Ideologia e Consenso na Formação de Educadores: a Educação Ambiental em FocoIdeology and Consensus in the Formation of Educators: the Environmental Education in Focus
title_sort Ideologia e Consenso na Formação de Educadores: a Educação Ambiental em FocoIdeology and Consensus in the Formation of Educators: the Environmental Education in Focus
author Rodrigues, Jéssica Nascimento
author_facet Rodrigues, Jéssica Nascimento
Loureiro, Carlos Frederico Bernardo
author_role author
author2 Loureiro, Carlos Frederico Bernardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Jéssica Nascimento
Loureiro, Carlos Frederico Bernardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental Crítico-Transformadora
Ideologia
Formação de Educadores.
topic Educação Ambiental Crítico-Transformadora
Ideologia
Formação de Educadores.
description A crise socioambiental tem se intensificado. A EA Crítico-Transformadora emerge como um mecanismo de superação. Porém, uma EA Conservadora corrobora com a manutenção/reprodução desse padrão societário. A formação de educadores traz uma possibilidade concreta para constituir uma EA de tendência histórica. Objetivando refletir sobre essa formação, investigaram-se concepções de Meio Ambiente e EA e práticas educativas de um grupo de mestrandos em Educação. Aplicaram-se questionários no início do processo e realizaram-se entrevistas ao final. Partiu-se de estudo teórico do campo ambiental e das discussões sobre ideologia e consenso. Os educadores demonstraram, hegemonicamente, representações/práticas ideologizadas ao encontro das tendências natural e racional. A parcela que avançou para a tendência histórica compõe-se de mestrandos que, embora não tenham seus estudos focados na temática socioambiental, tem-nos no campo do materialismo histórico-dialético.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3668
10.14295/remea.v31i1.3668
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3668
identifier_str_mv 10.14295/remea.v31i1.3668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3668/2880
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 1 (2014); 308-323
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783537926144