Ideologia e Consenso na Formação de Educadores: a Educação Ambiental em FocoIdeology and Consensus in the Formation of Educators: the Environmental Education in Focus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3668 |
Resumo: | A crise socioambiental tem se intensificado. A EA Crítico-Transformadora emerge como um mecanismo de superação. Porém, uma EA Conservadora corrobora com a manutenção/reprodução desse padrão societário. A formação de educadores traz uma possibilidade concreta para constituir uma EA de tendência histórica. Objetivando refletir sobre essa formação, investigaram-se concepções de Meio Ambiente e EA e práticas educativas de um grupo de mestrandos em Educação. Aplicaram-se questionários no início do processo e realizaram-se entrevistas ao final. Partiu-se de estudo teórico do campo ambiental e das discussões sobre ideologia e consenso. Os educadores demonstraram, hegemonicamente, representações/práticas ideologizadas ao encontro das tendências natural e racional. A parcela que avançou para a tendência histórica compõe-se de mestrandos que, embora não tenham seus estudos focados na temática socioambiental, tem-nos no campo do materialismo histórico-dialético. |
id |
FURG-9_cc32fc76ad8f126fc5974743da43d1e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3668 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ideologia e Consenso na Formação de Educadores: a Educação Ambiental em FocoIdeology and Consensus in the Formation of Educators: the Environmental Education in FocusEducação Ambiental Crítico-TransformadoraIdeologiaFormação de Educadores.A crise socioambiental tem se intensificado. A EA Crítico-Transformadora emerge como um mecanismo de superação. Porém, uma EA Conservadora corrobora com a manutenção/reprodução desse padrão societário. A formação de educadores traz uma possibilidade concreta para constituir uma EA de tendência histórica. Objetivando refletir sobre essa formação, investigaram-se concepções de Meio Ambiente e EA e práticas educativas de um grupo de mestrandos em Educação. Aplicaram-se questionários no início do processo e realizaram-se entrevistas ao final. Partiu-se de estudo teórico do campo ambiental e das discussões sobre ideologia e consenso. Os educadores demonstraram, hegemonicamente, representações/práticas ideologizadas ao encontro das tendências natural e racional. A parcela que avançou para a tendência histórica compõe-se de mestrandos que, embora não tenham seus estudos focados na temática socioambiental, tem-nos no campo do materialismo histórico-dialético.Lepidus2014-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/366810.14295/remea.v31i1.3668REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 1 (2014); 308-3231517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3668/2880Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Jéssica NascimentoLoureiro, Carlos Frederico Bernardo2020-08-14T19:57:11Zoai:periodicos.furg.br:article/3668Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ideologia e Consenso na Formação de Educadores: a Educação Ambiental em FocoIdeology and Consensus in the Formation of Educators: the Environmental Education in Focus |
title |
Ideologia e Consenso na Formação de Educadores: a Educação Ambiental em FocoIdeology and Consensus in the Formation of Educators: the Environmental Education in Focus |
spellingShingle |
Ideologia e Consenso na Formação de Educadores: a Educação Ambiental em FocoIdeology and Consensus in the Formation of Educators: the Environmental Education in Focus Rodrigues, Jéssica Nascimento Educação Ambiental Crítico-Transformadora Ideologia Formação de Educadores. |
title_short |
Ideologia e Consenso na Formação de Educadores: a Educação Ambiental em FocoIdeology and Consensus in the Formation of Educators: the Environmental Education in Focus |
title_full |
Ideologia e Consenso na Formação de Educadores: a Educação Ambiental em FocoIdeology and Consensus in the Formation of Educators: the Environmental Education in Focus |
title_fullStr |
Ideologia e Consenso na Formação de Educadores: a Educação Ambiental em FocoIdeology and Consensus in the Formation of Educators: the Environmental Education in Focus |
title_full_unstemmed |
Ideologia e Consenso na Formação de Educadores: a Educação Ambiental em FocoIdeology and Consensus in the Formation of Educators: the Environmental Education in Focus |
title_sort |
Ideologia e Consenso na Formação de Educadores: a Educação Ambiental em FocoIdeology and Consensus in the Formation of Educators: the Environmental Education in Focus |
author |
Rodrigues, Jéssica Nascimento |
author_facet |
Rodrigues, Jéssica Nascimento Loureiro, Carlos Frederico Bernardo |
author_role |
author |
author2 |
Loureiro, Carlos Frederico Bernardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Jéssica Nascimento Loureiro, Carlos Frederico Bernardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Crítico-Transformadora Ideologia Formação de Educadores. |
topic |
Educação Ambiental Crítico-Transformadora Ideologia Formação de Educadores. |
description |
A crise socioambiental tem se intensificado. A EA Crítico-Transformadora emerge como um mecanismo de superação. Porém, uma EA Conservadora corrobora com a manutenção/reprodução desse padrão societário. A formação de educadores traz uma possibilidade concreta para constituir uma EA de tendência histórica. Objetivando refletir sobre essa formação, investigaram-se concepções de Meio Ambiente e EA e práticas educativas de um grupo de mestrandos em Educação. Aplicaram-se questionários no início do processo e realizaram-se entrevistas ao final. Partiu-se de estudo teórico do campo ambiental e das discussões sobre ideologia e consenso. Os educadores demonstraram, hegemonicamente, representações/práticas ideologizadas ao encontro das tendências natural e racional. A parcela que avançou para a tendência histórica compõe-se de mestrandos que, embora não tenham seus estudos focados na temática socioambiental, tem-nos no campo do materialismo histórico-dialético. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3668 10.14295/remea.v31i1.3668 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3668 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v31i1.3668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3668/2880 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 1 (2014); 308-323 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783537926144 |