Um exercício decolonial na educação ambiental: a territorialidade em uma reserva extrativistaUn ejercicio decolonial en la educación ambiental: la territorialidad en una reserva extrativistaA decolonial exercise in environmental education: territoriality in an extrativist reserve

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Fábio Pessoa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7993
Resumo: O texto intenta apresentar a importância das territorialidades constituídas em comunidades originárias, para a Educação Ambiental, ao propiciar um olhar epistemicamente diverso do produzido pelo mundo moderno-colonial. Focaremos na conformação do mundo destacado e como ocorrem as ressonâncias, deste, na Educação Ambiental, para posteriormente, buscarmos possibilidades decoloniais para tal educação. Temos como suporte a noção de envolvimento ambiental que será apresentada a partir de experiências vividas por comunitários de uma reserva extrativista. A decolonialidade e uma abordagem fenomenológica alicerçam teoricamente e epistemicamente o presente texto. A fenomenologia é o método principal com ênfase em suas compreensões humanistas. Os resultados permitem a compreensão de que um exercício decolonial, concede à Educação Ambiental a possibilidade de ser produzida tendo como cerne as territorialidades de comunidades originárias. El texto intenta presentar la importancia de las territorialidades constituidas en comunidades originarias, para la Educación Ambiental, al propiciar una mirada epistemológicamente diversa de lo producido por el mundo moderno-colonial. Focaremos en la conformación del mundo destacado y como ocurren las resonancias, de éste, en la Educación Ambiental, para posteriormente, buscar posibilidades decoloniales para tal educación. Tenemos como soporte la noción de implicación ambiental que será presentada a partir de experiencias vividas por comunitarios de una reserva extractivista. La decolonialidad y un enfoque fenomenológico fundamentan teóricamente y epistemicamente el presente texto. La fenomenología, es el método principal con énfasis en sus comprensiones humanistas. Los resultados permiten la comprensión de que un ejercicio decolonial, concede a la Educación Ambiental la posibilidad de ser producida teniendo como núcleo las territorialidades de comunidades originarias. The text tries to present the importance of the territorialities constituted in native communities, for Environmental Education, by providing an epistemically diverse view of the one produced by the modern-colonial world. We will focus on the conformation of the detached world and how the resonances occur, from this, in Environmental Education, and later, to look for decolonial possibilities for such education. We have as support the notion of environmental involvement that will be presented from experiences lived by community members of an extractive reserve. Decoloniality and a phenomenological approach theoretically and epistemically support this text. Phenomenology is the main method with an emphasis on its humanistic understandings. The results allow the understanding that a decolonial exercise gives Environmental Education the possibility of being produced with the territorialities of native communities as its core.
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