Educação Ambiental em contextos de Educação Não Formal: uma análise de práticas educativas desenvolvidas no Zoológico de Pomerode

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Fernanda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Schulz, Luciane, Tomio, Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11688
Resumo: Dentre os papeis atribuídos aos zoológicos modernos, enquanto espaços de educação não formal, está a promoção da Educação Ambiental de seus visitantes. Com base nisso, objetivamos analisar as práticas educativas em Educação Ambiental desenvolvidas no Zoológico de Pomerode e identificar sob quais tendências são materializadas. Para isso, realizamos uma pesquisa de campo, com a geração de dados a partir de observação participante, questionários aplicados aos educadores ambientais e leitura de relatórios do Zoo. Interpretamos que as práticas desenvolvidas, evidenciam concepções conservacionistas e pragmáticas em sua maioria, em consonância com a função do zoológico de conservação da biodiversidade. Sugerimos que se exerça uma reflexão da prática na direção de uma educação ambiental crítica.
id FURG-9_d7bf7527b6c673b26a7d8e0fc8688387
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11688
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental em contextos de Educação Não Formal: uma análise de práticas educativas desenvolvidas no Zoológico de PomerodeZoológicoEducação AmbientalEducação Não FormalZoológicoEducación ambientalEducación no formalZoosEnvironmental educationNon-formal educationDentre os papeis atribuídos aos zoológicos modernos, enquanto espaços de educação não formal, está a promoção da Educação Ambiental de seus visitantes. Com base nisso, objetivamos analisar as práticas educativas em Educação Ambiental desenvolvidas no Zoológico de Pomerode e identificar sob quais tendências são materializadas. Para isso, realizamos uma pesquisa de campo, com a geração de dados a partir de observação participante, questionários aplicados aos educadores ambientais e leitura de relatórios do Zoo. Interpretamos que as práticas desenvolvidas, evidenciam concepções conservacionistas e pragmáticas em sua maioria, em consonância com a função do zoológico de conservação da biodiversidade. Sugerimos que se exerça uma reflexão da prática na direção de uma educação ambiental crítica.Lepidus2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1168810.14295/remea.v37i4.11688REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 4 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, set./dez. - Fluxo Contínuo; 282-3021517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/11688/8409Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, FernandaSchulz, LucianeTomio, Daniela2022-08-30T13:17:15Zoai:periodicos.furg.br:article/11688Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:17:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental em contextos de Educação Não Formal: uma análise de práticas educativas desenvolvidas no Zoológico de Pomerode
title Educação Ambiental em contextos de Educação Não Formal: uma análise de práticas educativas desenvolvidas no Zoológico de Pomerode
spellingShingle Educação Ambiental em contextos de Educação Não Formal: uma análise de práticas educativas desenvolvidas no Zoológico de Pomerode
Rodrigues, Fernanda
Zoológico
Educação Ambiental
Educação Não Formal
Zoológico
Educación ambiental
Educación no formal
Zoos
Environmental education
Non-formal education
title_short Educação Ambiental em contextos de Educação Não Formal: uma análise de práticas educativas desenvolvidas no Zoológico de Pomerode
title_full Educação Ambiental em contextos de Educação Não Formal: uma análise de práticas educativas desenvolvidas no Zoológico de Pomerode
title_fullStr Educação Ambiental em contextos de Educação Não Formal: uma análise de práticas educativas desenvolvidas no Zoológico de Pomerode
title_full_unstemmed Educação Ambiental em contextos de Educação Não Formal: uma análise de práticas educativas desenvolvidas no Zoológico de Pomerode
title_sort Educação Ambiental em contextos de Educação Não Formal: uma análise de práticas educativas desenvolvidas no Zoológico de Pomerode
author Rodrigues, Fernanda
author_facet Rodrigues, Fernanda
Schulz, Luciane
Tomio, Daniela
author_role author
author2 Schulz, Luciane
Tomio, Daniela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Fernanda
Schulz, Luciane
Tomio, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Zoológico
Educação Ambiental
Educação Não Formal
Zoológico
Educación ambiental
Educación no formal
Zoos
Environmental education
Non-formal education
topic Zoológico
Educação Ambiental
Educação Não Formal
Zoológico
Educación ambiental
Educación no formal
Zoos
Environmental education
Non-formal education
description Dentre os papeis atribuídos aos zoológicos modernos, enquanto espaços de educação não formal, está a promoção da Educação Ambiental de seus visitantes. Com base nisso, objetivamos analisar as práticas educativas em Educação Ambiental desenvolvidas no Zoológico de Pomerode e identificar sob quais tendências são materializadas. Para isso, realizamos uma pesquisa de campo, com a geração de dados a partir de observação participante, questionários aplicados aos educadores ambientais e leitura de relatórios do Zoo. Interpretamos que as práticas desenvolvidas, evidenciam concepções conservacionistas e pragmáticas em sua maioria, em consonância com a função do zoológico de conservação da biodiversidade. Sugerimos que se exerça uma reflexão da prática na direção de uma educação ambiental crítica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11688
10.14295/remea.v37i4.11688
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11688
identifier_str_mv 10.14295/remea.v37i4.11688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11688/8409
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 4 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, set./dez. - Fluxo Contínuo; 282-302
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041787829747712