Educação Ambiental em contextos de Educação Não Formal: uma análise de práticas educativas desenvolvidas no Zoológico de Pomerode
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11688 |
Resumo: | Dentre os papeis atribuídos aos zoológicos modernos, enquanto espaços de educação não formal, está a promoção da Educação Ambiental de seus visitantes. Com base nisso, objetivamos analisar as práticas educativas em Educação Ambiental desenvolvidas no Zoológico de Pomerode e identificar sob quais tendências são materializadas. Para isso, realizamos uma pesquisa de campo, com a geração de dados a partir de observação participante, questionários aplicados aos educadores ambientais e leitura de relatórios do Zoo. Interpretamos que as práticas desenvolvidas, evidenciam concepções conservacionistas e pragmáticas em sua maioria, em consonância com a função do zoológico de conservação da biodiversidade. Sugerimos que se exerça uma reflexão da prática na direção de uma educação ambiental crítica. |
id |
FURG-9_d7bf7527b6c673b26a7d8e0fc8688387 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/11688 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ambiental em contextos de Educação Não Formal: uma análise de práticas educativas desenvolvidas no Zoológico de PomerodeZoológicoEducação AmbientalEducação Não FormalZoológicoEducación ambientalEducación no formalZoosEnvironmental educationNon-formal educationDentre os papeis atribuídos aos zoológicos modernos, enquanto espaços de educação não formal, está a promoção da Educação Ambiental de seus visitantes. Com base nisso, objetivamos analisar as práticas educativas em Educação Ambiental desenvolvidas no Zoológico de Pomerode e identificar sob quais tendências são materializadas. Para isso, realizamos uma pesquisa de campo, com a geração de dados a partir de observação participante, questionários aplicados aos educadores ambientais e leitura de relatórios do Zoo. Interpretamos que as práticas desenvolvidas, evidenciam concepções conservacionistas e pragmáticas em sua maioria, em consonância com a função do zoológico de conservação da biodiversidade. Sugerimos que se exerça uma reflexão da prática na direção de uma educação ambiental crítica.Lepidus2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1168810.14295/remea.v37i4.11688REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 4 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, set./dez. - Fluxo Contínuo; 282-3021517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/11688/8409Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, FernandaSchulz, LucianeTomio, Daniela2022-08-30T13:17:15Zoai:periodicos.furg.br:article/11688Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:17:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental em contextos de Educação Não Formal: uma análise de práticas educativas desenvolvidas no Zoológico de Pomerode |
title |
Educação Ambiental em contextos de Educação Não Formal: uma análise de práticas educativas desenvolvidas no Zoológico de Pomerode |
spellingShingle |
Educação Ambiental em contextos de Educação Não Formal: uma análise de práticas educativas desenvolvidas no Zoológico de Pomerode Rodrigues, Fernanda Zoológico Educação Ambiental Educação Não Formal Zoológico Educación ambiental Educación no formal Zoos Environmental education Non-formal education |
title_short |
Educação Ambiental em contextos de Educação Não Formal: uma análise de práticas educativas desenvolvidas no Zoológico de Pomerode |
title_full |
Educação Ambiental em contextos de Educação Não Formal: uma análise de práticas educativas desenvolvidas no Zoológico de Pomerode |
title_fullStr |
Educação Ambiental em contextos de Educação Não Formal: uma análise de práticas educativas desenvolvidas no Zoológico de Pomerode |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental em contextos de Educação Não Formal: uma análise de práticas educativas desenvolvidas no Zoológico de Pomerode |
title_sort |
Educação Ambiental em contextos de Educação Não Formal: uma análise de práticas educativas desenvolvidas no Zoológico de Pomerode |
author |
Rodrigues, Fernanda |
author_facet |
Rodrigues, Fernanda Schulz, Luciane Tomio, Daniela |
author_role |
author |
author2 |
Schulz, Luciane Tomio, Daniela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Fernanda Schulz, Luciane Tomio, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Zoológico Educação Ambiental Educação Não Formal Zoológico Educación ambiental Educación no formal Zoos Environmental education Non-formal education |
topic |
Zoológico Educação Ambiental Educação Não Formal Zoológico Educación ambiental Educación no formal Zoos Environmental education Non-formal education |
description |
Dentre os papeis atribuídos aos zoológicos modernos, enquanto espaços de educação não formal, está a promoção da Educação Ambiental de seus visitantes. Com base nisso, objetivamos analisar as práticas educativas em Educação Ambiental desenvolvidas no Zoológico de Pomerode e identificar sob quais tendências são materializadas. Para isso, realizamos uma pesquisa de campo, com a geração de dados a partir de observação participante, questionários aplicados aos educadores ambientais e leitura de relatórios do Zoo. Interpretamos que as práticas desenvolvidas, evidenciam concepções conservacionistas e pragmáticas em sua maioria, em consonância com a função do zoológico de conservação da biodiversidade. Sugerimos que se exerça uma reflexão da prática na direção de uma educação ambiental crítica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11688 10.14295/remea.v37i4.11688 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11688 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v37i4.11688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11688/8409 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 4 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, set./dez. - Fluxo Contínuo; 282-302 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041787829747712 |