Percepção e interação de crianças no processo de revitalização da praça pública Ary Müller em Dois Vizinhos - PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4704 |
Resumo: | A sociedade moderna apresenta inúmeros déficits quanto à preservação de ambientes públicos, principalmente o meio ambiente, assim a educação ambiental surge na não só como forma recuperação da natureza, mas também do sentimento de cidadania das crianças. Para que houvesse uma breve sensibilização ambiental, foi realizada uma oficina de desenhos na Praça Ary Müller em Dois Vizinhos – PR, com 34 crianças presentes no local, sendo solicitado que desenhassem o que mais gostavam na Praça. Os desenhos foram classificados segundo a metodologia de Sauvé (2005), sendo encontrados nos desenhos, 4 das 7 categorias descritas pela mesma. A categoria meio ambiente lugar em que se vive foi a que teve maior numero de respostas, 53,0%, o que demonstra que a maioria das crianças encontra o meio ambiente no seu dia-dia. A admiração do verde pôde ser observada claramente nos desenhos, reforçando a importância de Praças e áreas verdes nos centros urbanos. |
id |
FURG-9_da26924dda60ba29c7ce4d7d36c9c513 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4704 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção e interação de crianças no processo de revitalização da praça pública Ary Müller em Dois Vizinhos - PReducação ambientaláreas verdesrecreação na Praça.A sociedade moderna apresenta inúmeros déficits quanto à preservação de ambientes públicos, principalmente o meio ambiente, assim a educação ambiental surge na não só como forma recuperação da natureza, mas também do sentimento de cidadania das crianças. Para que houvesse uma breve sensibilização ambiental, foi realizada uma oficina de desenhos na Praça Ary Müller em Dois Vizinhos – PR, com 34 crianças presentes no local, sendo solicitado que desenhassem o que mais gostavam na Praça. Os desenhos foram classificados segundo a metodologia de Sauvé (2005), sendo encontrados nos desenhos, 4 das 7 categorias descritas pela mesma. A categoria meio ambiente lugar em que se vive foi a que teve maior numero de respostas, 53,0%, o que demonstra que a maioria das crianças encontra o meio ambiente no seu dia-dia. A admiração do verde pôde ser observada claramente nos desenhos, reforçando a importância de Praças e áreas verdes nos centros urbanos.Lepidus2014-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/470410.14295/remea.v31i2.4704REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 2 (2014); 215-2291517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4704/3090Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaria, Tamara BotelhoGermano, Aline DelfinoBrun, Flavia Gizele KönigAmaral, Anelize Queiroz2020-08-14T19:56:44Zoai:periodicos.furg.br:article/4704Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:56:44Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção e interação de crianças no processo de revitalização da praça pública Ary Müller em Dois Vizinhos - PR |
title |
Percepção e interação de crianças no processo de revitalização da praça pública Ary Müller em Dois Vizinhos - PR |
spellingShingle |
Percepção e interação de crianças no processo de revitalização da praça pública Ary Müller em Dois Vizinhos - PR Maria, Tamara Botelho educação ambiental áreas verdes recreação na Praça. |
title_short |
Percepção e interação de crianças no processo de revitalização da praça pública Ary Müller em Dois Vizinhos - PR |
title_full |
Percepção e interação de crianças no processo de revitalização da praça pública Ary Müller em Dois Vizinhos - PR |
title_fullStr |
Percepção e interação de crianças no processo de revitalização da praça pública Ary Müller em Dois Vizinhos - PR |
title_full_unstemmed |
Percepção e interação de crianças no processo de revitalização da praça pública Ary Müller em Dois Vizinhos - PR |
title_sort |
Percepção e interação de crianças no processo de revitalização da praça pública Ary Müller em Dois Vizinhos - PR |
author |
Maria, Tamara Botelho |
author_facet |
Maria, Tamara Botelho Germano, Aline Delfino Brun, Flavia Gizele König Amaral, Anelize Queiroz |
author_role |
author |
author2 |
Germano, Aline Delfino Brun, Flavia Gizele König Amaral, Anelize Queiroz |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria, Tamara Botelho Germano, Aline Delfino Brun, Flavia Gizele König Amaral, Anelize Queiroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ambiental áreas verdes recreação na Praça. |
topic |
educação ambiental áreas verdes recreação na Praça. |
description |
A sociedade moderna apresenta inúmeros déficits quanto à preservação de ambientes públicos, principalmente o meio ambiente, assim a educação ambiental surge na não só como forma recuperação da natureza, mas também do sentimento de cidadania das crianças. Para que houvesse uma breve sensibilização ambiental, foi realizada uma oficina de desenhos na Praça Ary Müller em Dois Vizinhos – PR, com 34 crianças presentes no local, sendo solicitado que desenhassem o que mais gostavam na Praça. Os desenhos foram classificados segundo a metodologia de Sauvé (2005), sendo encontrados nos desenhos, 4 das 7 categorias descritas pela mesma. A categoria meio ambiente lugar em que se vive foi a que teve maior numero de respostas, 53,0%, o que demonstra que a maioria das crianças encontra o meio ambiente no seu dia-dia. A admiração do verde pôde ser observada claramente nos desenhos, reforçando a importância de Praças e áreas verdes nos centros urbanos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4704 10.14295/remea.v31i2.4704 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4704 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v31i2.4704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4704/3090 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 2 (2014); 215-229 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784509956096 |