Percepção e interação de crianças no processo de revitalização da praça pública Ary Müller em Dois Vizinhos - PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria, Tamara Botelho
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Germano, Aline Delfino, Brun, Flavia Gizele König, Amaral, Anelize Queiroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4704
Resumo: A sociedade moderna apresenta inúmeros déficits quanto à preservação de ambientes públicos, principalmente o meio ambiente, assim a educação ambiental surge na não só como forma recuperação da natureza, mas também do sentimento de cidadania das crianças. Para que houvesse uma breve sensibilização ambiental, foi realizada uma oficina de desenhos na Praça Ary Müller em Dois Vizinhos – PR, com 34 crianças presentes no local, sendo solicitado que desenhassem o que mais gostavam na Praça. Os desenhos foram classificados segundo a metodologia de Sauvé (2005), sendo encontrados nos desenhos, 4 das 7 categorias descritas pela mesma. A categoria meio ambiente lugar em que se vive foi a que teve maior numero de respostas, 53,0%, o que demonstra que a maioria das crianças encontra o meio ambiente no seu dia-dia. A admiração do verde pôde ser observada claramente nos desenhos, reforçando a importância de Praças e áreas verdes nos centros urbanos.
id FURG-9_da26924dda60ba29c7ce4d7d36c9c513
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4704
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Percepção e interação de crianças no processo de revitalização da praça pública Ary Müller em Dois Vizinhos - PReducação ambientaláreas verdesrecreação na Praça.A sociedade moderna apresenta inúmeros déficits quanto à preservação de ambientes públicos, principalmente o meio ambiente, assim a educação ambiental surge na não só como forma recuperação da natureza, mas também do sentimento de cidadania das crianças. Para que houvesse uma breve sensibilização ambiental, foi realizada uma oficina de desenhos na Praça Ary Müller em Dois Vizinhos – PR, com 34 crianças presentes no local, sendo solicitado que desenhassem o que mais gostavam na Praça. Os desenhos foram classificados segundo a metodologia de Sauvé (2005), sendo encontrados nos desenhos, 4 das 7 categorias descritas pela mesma. A categoria meio ambiente lugar em que se vive foi a que teve maior numero de respostas, 53,0%, o que demonstra que a maioria das crianças encontra o meio ambiente no seu dia-dia. A admiração do verde pôde ser observada claramente nos desenhos, reforçando a importância de Praças e áreas verdes nos centros urbanos.Lepidus2014-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/470410.14295/remea.v31i2.4704REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 2 (2014); 215-2291517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4704/3090Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaria, Tamara BotelhoGermano, Aline DelfinoBrun, Flavia Gizele KönigAmaral, Anelize Queiroz2020-08-14T19:56:44Zoai:periodicos.furg.br:article/4704Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:56:44Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção e interação de crianças no processo de revitalização da praça pública Ary Müller em Dois Vizinhos - PR
title Percepção e interação de crianças no processo de revitalização da praça pública Ary Müller em Dois Vizinhos - PR
spellingShingle Percepção e interação de crianças no processo de revitalização da praça pública Ary Müller em Dois Vizinhos - PR
Maria, Tamara Botelho
educação ambiental
áreas verdes
recreação na Praça.
title_short Percepção e interação de crianças no processo de revitalização da praça pública Ary Müller em Dois Vizinhos - PR
title_full Percepção e interação de crianças no processo de revitalização da praça pública Ary Müller em Dois Vizinhos - PR
title_fullStr Percepção e interação de crianças no processo de revitalização da praça pública Ary Müller em Dois Vizinhos - PR
title_full_unstemmed Percepção e interação de crianças no processo de revitalização da praça pública Ary Müller em Dois Vizinhos - PR
title_sort Percepção e interação de crianças no processo de revitalização da praça pública Ary Müller em Dois Vizinhos - PR
author Maria, Tamara Botelho
author_facet Maria, Tamara Botelho
Germano, Aline Delfino
Brun, Flavia Gizele König
Amaral, Anelize Queiroz
author_role author
author2 Germano, Aline Delfino
Brun, Flavia Gizele König
Amaral, Anelize Queiroz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria, Tamara Botelho
Germano, Aline Delfino
Brun, Flavia Gizele König
Amaral, Anelize Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental
áreas verdes
recreação na Praça.
topic educação ambiental
áreas verdes
recreação na Praça.
description A sociedade moderna apresenta inúmeros déficits quanto à preservação de ambientes públicos, principalmente o meio ambiente, assim a educação ambiental surge na não só como forma recuperação da natureza, mas também do sentimento de cidadania das crianças. Para que houvesse uma breve sensibilização ambiental, foi realizada uma oficina de desenhos na Praça Ary Müller em Dois Vizinhos – PR, com 34 crianças presentes no local, sendo solicitado que desenhassem o que mais gostavam na Praça. Os desenhos foram classificados segundo a metodologia de Sauvé (2005), sendo encontrados nos desenhos, 4 das 7 categorias descritas pela mesma. A categoria meio ambiente lugar em que se vive foi a que teve maior numero de respostas, 53,0%, o que demonstra que a maioria das crianças encontra o meio ambiente no seu dia-dia. A admiração do verde pôde ser observada claramente nos desenhos, reforçando a importância de Praças e áreas verdes nos centros urbanos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4704
10.14295/remea.v31i2.4704
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4704
identifier_str_mv 10.14295/remea.v31i2.4704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4704/3090
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 2 (2014); 215-229
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784509956096