DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TOPONÍMIA DAS PRAÇAS DE CURITIBA-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biondi, Daniela
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Marques de Lima Neto, Everaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66531
Resumo: Nas cidades, a praça é uma das tipologias de áreas verdes mais acessíveis a população urbana porque pode desempenhar as funções ecológicas, estéticas e sociais em qualquer escala. Embora Curitiba seja conhecida nacionalmente pelo número e qualidade de suas áreas verdes, existe muito pouca informação sobre a participação quantitativa e espacial das praças na malha urbana. Isto provavelmente auxiliaria para o planejamento de áreas verdes. O objetivo deste trabalho foi caracterizar as praças de Curitiba através de sua distribuição espacial e toponímia. Foram coletadas informações sobre as regionais administrativas, bairros, áreas das praças e bairros, nomes das praças. Com estas informações foram calculados os seguintes índices: IAPH (índice de áreas de praças nas regionais por habitante), IAPR (índice de área de praça por regional), NPR (número de praças por regional), IAPH (índice de área de praça por habitante) e IAPB (índice de área de praça por bairro). Os maiores valores destes índices nas regionais variaram em função da taxa de urbanização. O maior IAPH foi para a regional CIC e os maiores IAPR e NPR para regional Matriz. Seis bairros apresentaram os índices IAPH e IAPB iguais a zero. A grande maioria das praças apresentou topônimos denominados de antropotoponímicos.
id USP-42_0dcf06d40211f6c42b11fa7703ba234d
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/66531
network_acronym_str USP-42
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository_id_str
spelling DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TOPONÍMIA DAS PRAÇAS DE CURITIBA-PRáreas verdes; planejamento; índices de praçasNas cidades, a praça é uma das tipologias de áreas verdes mais acessíveis a população urbana porque pode desempenhar as funções ecológicas, estéticas e sociais em qualquer escala. Embora Curitiba seja conhecida nacionalmente pelo número e qualidade de suas áreas verdes, existe muito pouca informação sobre a participação quantitativa e espacial das praças na malha urbana. Isto provavelmente auxiliaria para o planejamento de áreas verdes. O objetivo deste trabalho foi caracterizar as praças de Curitiba através de sua distribuição espacial e toponímia. Foram coletadas informações sobre as regionais administrativas, bairros, áreas das praças e bairros, nomes das praças. Com estas informações foram calculados os seguintes índices: IAPH (índice de áreas de praças nas regionais por habitante), IAPR (índice de área de praça por regional), NPR (número de praças por regional), IAPH (índice de área de praça por habitante) e IAPB (índice de área de praça por bairro). Os maiores valores destes índices nas regionais variaram em função da taxa de urbanização. O maior IAPH foi para a regional CIC e os maiores IAPR e NPR para regional Matriz. Seis bairros apresentaram os índices IAPH e IAPB iguais a zero. A grande maioria das praças apresentou topônimos denominados de antropotoponímicos.Universidade Federal do ParanáBiondi, DanielaMarques de Lima Neto, Everaldo2012-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/6653110.5380/revsbau.v7i3.66531Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 7, n. 3 (2012); 31-431980-769410.5380/revsbau.v7i3reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbanainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66531/38338http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:50:59Zoai:revistas.ufpr.br:article/66531Revistahttps://revistas.ufpr.br/revsbauPUBhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/oai1980-76941980-7694opendoar:2019-07-02T12:50:59Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TOPONÍMIA DAS PRAÇAS DE CURITIBA-PR
title DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TOPONÍMIA DAS PRAÇAS DE CURITIBA-PR
spellingShingle DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TOPONÍMIA DAS PRAÇAS DE CURITIBA-PR
Biondi, Daniela
áreas verdes; planejamento; índices de praças
title_short DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TOPONÍMIA DAS PRAÇAS DE CURITIBA-PR
title_full DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TOPONÍMIA DAS PRAÇAS DE CURITIBA-PR
title_fullStr DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TOPONÍMIA DAS PRAÇAS DE CURITIBA-PR
title_full_unstemmed DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TOPONÍMIA DAS PRAÇAS DE CURITIBA-PR
title_sort DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TOPONÍMIA DAS PRAÇAS DE CURITIBA-PR
author Biondi, Daniela
author_facet Biondi, Daniela
Marques de Lima Neto, Everaldo
author_role author
author2 Marques de Lima Neto, Everaldo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Biondi, Daniela
Marques de Lima Neto, Everaldo
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv áreas verdes; planejamento; índices de praças
topic áreas verdes; planejamento; índices de praças
description Nas cidades, a praça é uma das tipologias de áreas verdes mais acessíveis a população urbana porque pode desempenhar as funções ecológicas, estéticas e sociais em qualquer escala. Embora Curitiba seja conhecida nacionalmente pelo número e qualidade de suas áreas verdes, existe muito pouca informação sobre a participação quantitativa e espacial das praças na malha urbana. Isto provavelmente auxiliaria para o planejamento de áreas verdes. O objetivo deste trabalho foi caracterizar as praças de Curitiba através de sua distribuição espacial e toponímia. Foram coletadas informações sobre as regionais administrativas, bairros, áreas das praças e bairros, nomes das praças. Com estas informações foram calculados os seguintes índices: IAPH (índice de áreas de praças nas regionais por habitante), IAPR (índice de área de praça por regional), NPR (número de praças por regional), IAPH (índice de área de praça por habitante) e IAPB (índice de área de praça por bairro). Os maiores valores destes índices nas regionais variaram em função da taxa de urbanização. O maior IAPH foi para a regional CIC e os maiores IAPR e NPR para regional Matriz. Seis bairros apresentaram os índices IAPH e IAPB iguais a zero. A grande maioria das praças apresentou topônimos denominados de antropotoponímicos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66531
10.5380/revsbau.v7i3.66531
url https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66531
identifier_str_mv 10.5380/revsbau.v7i3.66531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66531/38338
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 7, n. 3 (2012); 31-43
1980-7694
10.5380/revsbau.v7i3
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
collection Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808845638624870400